• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Exaustor de cozinha avariado

Paulosoni

GF Ouro
Entrou
Mai 28, 2010
Mensagens
527
Gostos Recebidos
1
ola alguem pode ajudar,

tenho um exaustor de cozinha, que quando ligo para funcionar, ouve-se um zunido do motor, mas o motor não arranca.

qual poderà ser a avaria
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas
primeiro vê se o motor roda leve c, a mao, se sim vê se o condenssador está bom ou esperimenta c, outro de igual capaçidade.

se nao for disto podes comprar um novo poque nao conpenssa estar a reparar.

qual a marca do mesmo e modelo.
 

Paulosoni

GF Ouro
Entrou
Mai 28, 2010
Mensagens
527
Gostos Recebidos
1
amigo o exaustor e da marca , interfer e tem cerca de 8 meses de uso, mas ja nao tem garantia.
quanto ao motor tem la o segunite,

LN2 SRL made in Italy
GX40DT004 CL. B RO
AC 220-240V 50Hz 220 W



quando o amigo fala em condensador de arranque, o meu problema e que não sei qual è , se è o que està dentro da caixa preta, ou se è a peça que se encontra por de baixo da caixa preta.

para poder ajudar , junto uma foto.


obrigado
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas
companheiro paulosoni.
entao é asasim:
tens no condessador 2 terminais duplos certo!
tens 2cabos azuis ligados no mesmo, num dos terminais, e depois tens ligado 1 cabo castanho no outro ponto dos terminais do cond,

(o condessador é essa peça que tens do teu lado drt. branca tubolar, nao dá para ver a capaçidade do mesmo mas deve ser de 4,7nf ou 5nf a 400v.

se pressisares de mais ajuda estás á vontade.
 

Paulosoni

GF Ouro
Entrou
Mai 28, 2010
Mensagens
527
Gostos Recebidos
1
Amigo marques 1956 o meu muito obrigado pela a sua ajuda

mudei o condenssador 5nf, por um novo.

ja tenho de novo o exaustor a funcionar aos 100 %


custos da avaria 2 euros
 

jmamarques

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 16, 2012
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
boas,
tenho um problema muito parecido com este, já desmontei o exaustor e verifiquei que o motor roda (trabalha) com um pequeno impulso (ajuda), mas não tem força para arrancar sozinho. Será possível darem uma ajuda, obrigado.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

se o problema é o mesmo é seguir os mesmos passos açima indicados.

marques 1956
 

jmamarques

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 16, 2012
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Amigo Marques 1956,

tem toda a razão, a trabalhar a 100%, pesquisei mais um pouco que a função do condensador que está "praticamente" agarrado ao motor é de "ajuda" para o arranque, obr.
Jorge Marques
 

Nuno Cesar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 26, 2012
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Olá Amigo Marques,

Pois eu também estou com o mesmo problema.
Ao ajudar com a mão as ventoinhas do exaustor a arrancarem estas por vezes arrancam outras não, retirei todo o bloco do motor e tentei retirar as ventoinhas para ter acesso ao que penso ser o dito condensador (é o mesmo que uma bobina?com cobre?) bem no entanto não consegui retirar as ventoinhas pois os parafusos (2) que fixam o dito condensador ficaram moídos, não voltei a forçar os parafusos mas se realmente for essa bobina lá terei que os retirar.
Acabei por levar todo o bloco do motor a uma loja que vende peças originais na Rua Portugal Durão nº1 em 1600-183 Lisboa (perto da Praça de Espanha)
(website: ELFRIMA, Lda.) e levei todas as referencias do exaustor, porém qual não foi o meu espanto quando a sra da loja me diz que só vendem o motor completo e que este custa cerca de 221 euros, bem isso era preferível comprar um exaustor novo com garantia a brilhar.
Tal como o meu amigo Marques diz só compensa se for o condensador, e eu penso e espero que seja, gostaria de lhe perguntar se me indica #ONDE# comprar só o condensador.
Só mais uma pergunta, será possível que a gordura acumulada nas ventoinha faça com que isto aconteça?
E será que ao lavar com uma máquina de vapor vai resolver o problema, o motor pode apanhar água ao lavar e depois deixar secar bem e colocá-lo?

Já agora cá vão os dados do exaustor: Marca: ZANUSSI
Modelo: ZHC 605X
PNC: 94961075400
220-240 V - 50HZ
Serial n. 440 11564
Type: 3802
Obrigado desde já amigo Marques.
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
Caro amigo. O problema deve ser mesmo o condensador de arranque. Esse que te falam. Retia-o e compra um igual na av.ª da Liberdade (lado esquerdo quem sobe) na casa DIMOFEL:

Fica bem
Olá Amigo Marques,

Pois eu também estou com o mesmo problema.
Ao ajudar com a mão as ventoinhas do exaustor a arrancarem estas por vezes arrancam outras não, retirei todo o bloco do motor e tentei retirar as ventoinhas para ter acesso ao que penso ser o dito condensador (é o mesmo que uma bobina?com cobre?) bem no entanto não consegui retirar as ventoinhas pois os parafusos (2) que fixam o dito condensador ficaram moídos, não voltei a forçar os parafusos mas se realmente for essa bobina lá terei que os retirar.
Acabei por levar todo o bloco do motor a uma loja que vende peças originais na Rua Portugal Durão nº1 em 1600-183 Lisboa (perto da Praça de Espanha)
(website: ELFRIMA, Lda.) e levei todas as referencias do exaustor, porém qual não foi o meu espanto quando a sra da loja me diz que só vendem o motor completo e que este custa cerca de 221 euros, bem isso era preferível comprar um exaustor novo com garantia a brilhar.
Tal como o meu amigo Marques diz só compensa se for o condensador, e eu penso e espero que seja, gostaria de lhe perguntar se me indica #ONDE# comprar só o condensador.
Só mais uma pergunta, será possível que a gordura acumulada nas ventoinha faça com que isto aconteça?
E será que ao lavar com uma máquina de vapor vai resolver o problema, o motor pode apanhar água ao lavar e depois deixar secar bem e colocá-lo?

Já agora cá vão os dados do exaustor: Marca: ZANUSSI
Modelo: ZHC 605X
PNC: 94961075400
220-240 V - 50HZ
Serial n. 440 11564
Type: 3802
Obrigado desde já amigo Marques.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
para o companheiro nuno césar

aquilo que falas em cobre sao as bobines, o condenssador custuma ser branco c, duas pontas de fio preto na maioria das vezes, já agora uma pergunta, tu quandos rodas c, mao arranca bem tanto para um lado como para o outro ou só roda num sentido e isto porquê : se roda para os dois lados embalando c, a mao é de certesa o condenssador agora se roda sempre para o mesmo lado mas lentamente pode ser as indutoras do motor em semi curto.

fiquem bem que vem lá o fim de semana e vou sair.

bom fim de semana para todos.
 

jmamarques

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 16, 2012
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Caro Nuno, a funcao do condensador e' fornecer precisamente o impulso inicial da ventoinha. No meu caso o condensador estava fora do bloco do motor, nao estou a ver esse condensador estar dentro das bobines do motor. Eu aproveitei esta situacao para lavar as ventoinhas e todas as pecas plasticas o motor eu nao aconselho mas pode dar uma limpeza a seco inclusive soprar caso tenha compressor ou possibilidade de ligar mangueira do aspirador 'a saida. Quanto ao condensador 'e normal ser de plastico de forma cilindrica, apesar de haver tambem condensadores com exterior em metal, veja a referencia (faraday)compre nas lojas ja indicadas tb pode ser na robert mauser, veja site online, eu acabei por comprar na margem sul na radipecas 2.9 euros e foi limpinho comecou logo a trabalhar o mais dificil voce ja fez que foi desmontar tudo. Se precisar de mais inf. Diga.
 

jmamarques

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 16, 2012
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Nuno, faltou dizer que o condensador do meu estava fora do motor dentro de uma pequena caixa agarrada 'a caixa plastica que envolve o motor e a ventoinha.
 

Jon Carvalho

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Out 27, 2012
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Bem, após dias de procura encontrei este forum, que pelas perguntas/respostas que li acredito piamente que me podem ajudar.
Desmontei o meu exaustor, para proceder à sua limpeza, e fiz um croqui das ligações, contudo naquela confusão toda acabei por deitar o desenho ao lixo e nunca mais ninguém o viu :) e ando às aranhas p'ra ligar isto pois numa das tentativas o quadro eléctrico foi abaixo (tomadas apenas).
É de marca NODOR, tem um botão que apenas liga a luz, três de velocidade e outro para desligar, de onde saem 6 fios: branco; preto; vermelho; castanho; azul e roxo. Do motor saem também 6 fios: castanho; preto; azul; vermelho; branco e laranja. Estes dois ultimos ligam a 2 fios que vêem do condensador azul e castanho respectivamente. Da lâmpada saem 2 fios: castanho e cinzento, e por ultimo 2 fios da tomada: azul e castanho. Bem todo este emaranhado de fios liga num ligador simples que tem 6 entradas de cada lado num total de 12. Desde já agradeço a atenção. CumptsVer anexo 109825
 

apollo204

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 9, 2006
Mensagens
237
Gostos Recebidos
0
Agradecia tb que dessem uma ajuda com um TEKA com dois motores, sendo que um deles em vez de puxar o ar para o exterior, puxa pra dentro,do motor saem 5 fios, amarelo-cinzento -preto-branco- e fio terra ja tirei fora limpei e continua na mesma.
Obg pela vossa ajuda.
Cumps
 

Nuno Cesar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 26, 2012
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Nuno, faltou dizer que o condensador do meu estava fora do motor dentro de uma pequena caixa agarrada 'a caixa plastica que envolve o motor e a ventoinha.

Pois é amigo Marques nem queira saber as voltas que tenho dado e a quantas pessoas amigas já perguntei para descobrir onde está o condensador ainda bem que me deu essa dica pois continuo sem o encontrar, sei que deve ser uma espécie de cilindro branco mas até ao momento nada. Pelos vistos o amigo também tem um Zanussi, eu já desmontei quase tudo já estou com as ventoinhas desmontadas e a bobina à mostra hehehe veremos se o sei montar de volta hehehe.
Mas realmente o problema é mesmo esse encontrar onde está o raio do condensador.
Agradeço imenso a sua disponibilidade e sensibilidade pois de certo já viu que somos meramente pessoas que não trabalham neste ramo e que estão às aranhas para resolver algo deste género pela primeira vez.
Obrigado eu vou dando noticias (espero que boas).
Um abraço http://www.websitegoodies.com/smilies/sign0067.gif
 

Nuno Cesar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 26, 2012
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
para o companheiro nuno césar

aquilo que falas em cobre sao as bobines, o condenssador custuma ser branco c, duas pontas de fio preto na maioria das vezes, já agora uma pergunta, tu quandos rodas c, mao arranca bem tanto para um lado como para o outro ou só roda num sentido e isto porquê : se roda para os dois lados embalando c, a mao é de certesa o condenssador agora se roda sempre para o mesmo lado mas lentamente pode ser as indutoras do motor em semi curto.

fiquem bem que vem lá o fim de semana e vou sair.

bom fim de semana para todos.

Espero que o fim de semana tenha sido bom.
Pois com a ajuda as ventoinhas giravam mas por vezes passado alguns segundos voltavam a parar.
Nunca as tentei fazer girar ao contrário sempre nem sabia que podiam fazer isso, sempre as fiz girar no sentido dos ponteiros do relógio.
As ventoinhas com a ajuda rodavam a uma velocidade penso que normal, apesar de antes de as ajudar notar que elas pareciam querer se movimentar mas não conseguiam antes de eu as ajudar (talvez também por terem alguma gordura).
Agora que me fala de curto-circuito realmente as lâmpadas (2) normalmente tendem a durar muito pouco tempo pois fundem-se com facilidade, terá algo também a ver com isso?
Bem amigo Marques primeiro vou ver se descubro o famoso condensador e no caso de ser também um curto-circuito voltarei a pedir a sua ajuda.
Eu vou dando noticias, mais uma vez obrigado amigo Marques
 

Nuno Cesar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 26, 2012
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Marques já agora,
Se for as ditas indutoras do motor? Tem arranjo? Como faço para arranjar esse semi curto?
 

Nuno Cesar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 26, 2012
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Olá Marques
Tenho andado a revirar o motor todo e do condensador nada, será possível que não tenha?
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiro

se os dois motores usarem escovas que raramente aconteçe nestes extratores domesticos, nao tem condenssador agora se nao tem escovas tem de ter, mete uma foto do extrator para o identificar melhor porque basta seguires a cablajem toda para consguires ver o dito cujo.
por outro lado a questao de fundir as lampadas nao tem a ver c, isso mas sim mau contacto nos suportes ou fios largos nas ligaçoes.
atençao que há uns cond. c, porca, rosca de 8 mm e costumam estar ou na entrada perto onde entra a corrente, ou na estrutura metalica do aparelho.
por outro lado já tem aconteçido nao fazer bem as comutaçoes no bloco de teclas (sujidade nos contactos c, carvao ou gordura)
 
Topo