• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como usar um satfinder

Pedro_terrorista

GF Prata
Entrou
Nov 5, 2006
Mensagens
366
Gostos Recebidos
0
#############################
1) desligar o receptor
2) estabelecer as ligações ao satfinder. este tem uma duas ligações devidamente identificadas onde se ligam 2 cabos coaxiais: um liga ao lnb e outro liga ao receptor
3) rodar o botão do satfinder completamente para a direita
4) ligar o receptor. nesta altura o ponteiro estará no máximo... não se preocupem pois é mesmo assim.
5) rodar o botão do satfinder para a esquerda até que o ponteiro fique a meio (mais coisa menos coisa)
6) direccionar a antena
7) o ponteiro do satfinder vai começar a mexer-se. há duas hipóteses: ou o ponteiro começa a subir (o que quer dizer que a posição da antena se está a aproximar da posição correcta) ou começa a descer (o que quer dizer que a antena está a afastar-se do satélite).
8) quando o ponteiro atingir o máximo, voltar a rodar o botão para a esquerda até o ponteiro voltar ao meio
9) voltar ao passo 6) e repetir o processo até que o ponteiro deixe de subir
#############################
 

sevetse

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
58
Gostos Recebidos
0
olà amigos

eu para encontrar com o satfinder fasso assim.

ligo o cabo coaxial que vem do deko ao satfinder posiçao in e depois coaxial out até a lnb da antenna depois ligo o deko e o rodo o botao no maximo ai ponho a mao na lnb para nao apahnar nenhum sinal e rodo novamente até que ele nao apite mais e depois sim começo a fazer a minha procura do sinal até que o ponteiro suba muito alto.

é a minha ajuda espero tb poder ter ajudado.

abraço pa todos
 

marco1980

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2007
Mensagens
66
Gostos Recebidos
0
ola amigo desculpa aminha ignorancia mas e que eu tenho 1 sat finder e nunca percebi como funca.
1 exemplo: quando ligas tudo como esta explicado no post e ligas o receptor.o sat finder vai procurar o satelite que nos temos no receptor quando fazemos 1 instalaçao da antena? ex: eu ponho o receptor no hotbird e sigo esses paços? ai conseguirei apanhar o sat? obrigado amigo
 

manhoso56

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
140
Gostos Recebidos
0
não tens melhor explicação lê o que escreveu o amigo pedro melhor ainda não li! por aqui
 

marote_5

GF Prata
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
137
Gostos Recebidos
0
Boas.. o meu sat finder o ponteiro levanta mesmo virando antena para o lado errado. sera k esta a variado?.. comp
 

marote_5

GF Prata
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
137
Gostos Recebidos
0
Boas.. o meu sat finder o ponteiro levanta mesmo virando antena para o lado errado. sera k esta a variado?.. comp
 

T-R3X

GForum VIP
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
12,236
Gostos Recebidos
54
é um kebra cabeças para mim os satfinder :/
 

NelsonBN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2008
Mensagens
81
Gostos Recebidos
0
boas.... tenho aqui uma duvida!!!
l_kompas%20met%20sat%20finder.png

este tipo de satfinder, como é que indica o satélite que esta a apontar??? através do sinal vindo do satélite pelo cabo coaxial, ou simplesmente funciona como uma bússola normal??

este tipo de satfinder são rentáveis??? compensa investir num??

é preferível investir num destes???
satfinder.jpg


ou o melhor é investir nos dois?????
 

jairobel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,098
Gostos Recebidos
0
Nelson

O modelo de cima desconheço, mas o de baixo (que eu tenho) é bem funcional, basta seguir as instruções do Pedro_Terrorista. Com a vantagem de poder ser utilizado até à noite, visto que possui uma luz para verificação da agulha.
Cump:espi28:
 
Última edição:

NelsonBN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2008
Mensagens
81
Gostos Recebidos
0
boas..... gosta só de esclarecer mais uma duvida...

li algures (já não sei onde)... que:
para afinar-mos o sinal com um satfinder para um determinado satélite, que devia-mos primeiro sintonizar o receptor manualmente com um canal desse mesmo satélite, em que o sinal seja bom (fácil de captar) e afinamos o sinal a 100% com o satfinder, e depois sintonizamos manualmente um canal do mesmo satélite que seja difícil de captar e tentamos afina-lo o máximo possível...

e que se no final o sinal do canal difícil de sintonizar estiver bom, os outros canais ainda vão estar melhor....
alguém me sabe dizer se isso é mesmo verdade??? como o Pedro_terrorista não mencionou nada sobre isso, fiquei com duvida se esta técnica funciona mesmo...
 
Última edição:

zucaman

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2008
Mensagens
285
Gostos Recebidos
0
boas..... gosta só de esclarecer mais uma duvida...

li algures (já não sei onde)... que:

alguém me sabe dizer se isso é mesmo verdade??? como o Pedro_terrorista não mencionou nada sobre isso, fiquei com duvida se esta técnica funciona mesmo...

bem que confusão sobre satfinder vai por aqui.

1º-Amigos a forma de afinar um satélite com satfinder está perfeitamente explicada pelo amigo Pedro no manual que colocou aqui,é só ir repetindo o processo de colocar o ponteiro a meio até que ele não suba mais.
2º-Os satfinders não apanham sinal do satélite astra,hotbird,etc só porque colocamos no deco esse satélite para apontar,eles simplesmente apanham qualquer sinal que esteja no ar,por isso devemos saber a posição do satélite e termos uma bussola á mão para não estarmos a apontar para o satélite errado.
3º-as imagens colocadas aqui pelo amigo nelson são do mesmo tipo de satfinder,só que um é mais completo porque trás acopolado uma bussola com a identificação dos sats e como tal é mais fácil apontar ao satélite certo,recomendo esse tipo apesar de ser mais caro um pouco.
4º-existe um outro tipo de satfinde chamado de profissional qie é digital e claro que é o melhor de todos mas só para quem tiver á volta de 100€ disponiveis.

Por ultimo espero ter ajudado a esclarecer esta questão e recomendo o manual do Pedro e muita paciência para apontar satélites a quem tem pouca expriência.
abraço

p.s. sobre a ultima questão do nelson a resposta é primeiro apanhar o satélite com o canal ou ferquencia de melhor sinal e depois se quizer um ajuste mais fino afinar com um ou uma de sinal mais fraco,isto está correcto pela lógica mas se afinarem muito bem no sinal mais forte tudo o resto estará a 100%.
 
Última edição:

NelsonBN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2008
Mensagens
81
Gostos Recebidos
0
desculpem voltar ao mesmo assunto... mas isto de orientar parabólicas ainda é muito complicado para mim. e tenho algumas duvidas...

1º: por exemplo se eu querer apanhar o "hispasat" não preciso ter nenhum canal sintonizado na box desse mesmo satélite?

2º: mesmo que eu tenho um canal de um satélite e apontar para outro, o satfinder vai subir o ponteiro???

3º: qual é a finalidade da box quando estamos a orientar uma parabólica??? é simplesmente alimentar o LNB e o satfinder????
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
desculpem voltar ao mesmo assunto... mas isto de orientar parabólicas ainda é muito complicado para mim. e tenho algumas duvidas...

1º: por exemplo se eu querer apanhar o "hispasat" não preciso ter nenhum canal sintonizado na box desse mesmo satélite?

2º: mesmo que eu tenho um canal de um satélite e apontar para outro, o satfinder vai subir o ponteiro???

3º: qual é a finalidade da box quando estamos a orientar uma parabólica??? é simplesmente alimentar o LNB e o satfinder????

Boas.

1 - tens de ter pelo menos os transponders ( freqs ) do satelite menorizados.
e qd utilizares o satfinder terás de ter o receptor pelo menos a fazer busca manual num desses transponders.

2 - podes ter esse erro, muitas das freqs são comuns a vários satelites, o satfiders so detecta feqs, e nao sabe distinguir satelites.

3- é isso mesmo.
 

NelsonBN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2008
Mensagens
81
Gostos Recebidos
0
outra coisa... para uma parabólica ficar bem afinada, temos que conseguir chegar ao valor 10 com o botão completamente para esquerda, certo? ou não é preciso rodar completamente o botão?

eu tenho este satfinder, e tem uma luz verde e vermelha. Alguém me sabe dizer para que serve essas luzes?
satfinder_iberosat.jpg


alguém me pode arranjar freqs para o Astra 9.2°E, Hispasat 30.0°W e Hotbird 13.0°E
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
outra coisa... para uma parabólica ficar bem afinada, temos que conseguir chegar ao valor 10 com o botão completamente para esquerda, certo? ou não é preciso rodar completamente o botão?

eu tenho este satfinder, e tem uma luz verde e vermelha. Alguém me sabe dizer para que serve essas luzes?
satfinder_iberosat.jpg


alguém me pode arranjar freqs para o Astra 9.2°E, Hispasat 30.0°W e Hotbird 13.0°E

Boas.

Freqs aqui:

Europe, Africa & Middle East - LyngSat
 

NelsonBN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2008
Mensagens
81
Gostos Recebidos
0

para uma parabólica ficar bem afinada, é obrigatório conseguir chegar ao valor 10 com o potenciómetro completamente para esquerda, certo? ou não é preciso rodar completamente o potenciómetro?

eu tenho este satfinder, e tem um led verde e vermelha. Alguém me sabe dizer o que indica cada um desses led's?
 

zucaman

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2008
Mensagens
285
Gostos Recebidos
0
para uma parabólica ficar bem afinada, é obrigatório conseguir chegar ao valor 10 com o potenciómetro completamente para esquerda, certo? ou não é preciso rodar completamente o potenciómetro?

eu tenho este satfinder, e tem um led verde e vermelha. Alguém me sabe dizer o que indica cada um desses led's?

mas será que não tens mais nada que fazer?ou então queres que te façam um desenho?bolas pá lê o post que tens tudo explicado.
 

NelsonBN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2008
Mensagens
81
Gostos Recebidos
0
mas será que não tens mais nada que fazer?ou então queres que te façam um desenho?bolas pá lê o post que tens tudo explicado.

desculpa não ser tão culto como tu...

mas eu infelizmente não nasci dotado de uma inteligência tão avançada como a tua. E por isso mesmo tento tirar as minhas duvidas...

peço mais uma vez desculpa. e visto as minhas duvidas serem incomodativas para os utilizadores deste fórum, prometo não perguntar mais nada para não incomodar mais ninguém.

P.S: obrigado a todos os utilizadores deste fórum que me ajudaram
 

zucaman

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2008
Mensagens
285
Gostos Recebidos
0
desculpa não ser tão culto como tu...

mas eu infelizmente não nasci dotado de uma inteligência tão avançada como a tua. E por isso mesmo tento tirar as minhas duvidas...

peço mais uma vez desculpa. e visto as minhas duvidas serem incomodativas para os utilizadores deste fórum, prometo não perguntar mais nada para não incomodar mais ninguém.

P.S: obrigado a todos os utilizadores deste fórum que me ajudaram

amigo não se trata de ser mais isto ou aquilo. agora vens ao longo deste post a colocar a mesma duvida,a repetir mensagens mesmo depois do nomadeh te ter respondido e todos os outros e mesmo assim queres que te respondam ao quê outra vez?Não achas isso irritante para quem já te ajudou?bom mas talvez tenha me deixado levar pelo momento e exagerado na resposta anterior e por isso peço desculpa ok?

Agora mais uma vez vou tentar responder á tua questão,as luzes de que falas são o tipo de sinal ou seja fraco ou alto consoante o recebes e as cores indicam isso.
se é preciso chegar ao máximo com o botão para a esquerda?não necessáriamente tal como já foi dito atrás a forma correcta é ir colocando o ponteiro a meio com o botão e depois fazê-lo subir afinando a antena ou seja colocas a meio e afinas o prato até o ponteiro subir o máximo que conseguires (não tem que ir ao cimo)quando não sobe mais voltas a colocar o ponteiro a meio com o botão e reinicias o processo,fazes isto sempre até que coloques o ponteiro a meio e ao afinares a antena não o consigas subir mais,quando fizeres isto podes fazer mais um ajuste baixando mais o ponteiro um pouco do meio e repetires o processo todo.Melhor que isto não sei explicar amigo,mas posso dar-te mais uma dica se queres a antena bem afinada e não te entendes com o satfinder leva uma tv para o telhado com o deco não á melhor.
abraço
 
Topo