• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Bettaquarius

flashed

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Abr 2, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boas

A partir de hoje dou como iniciado o meu Projecto Bettaquarius :) :p

Onde o mesmo será contemplado por dois aquários, um de 60 L e outro de 18 L.

Para já vou falar-vos do aquário de 60 L. Este será o comunitário e o de 18L será o de criação.

O aquário comunitário é da marca aquatlantis.

Como podem ver na foto abaixo:

img015p.jpg


Na seguinte foto tem o mesmo mas sem a biobox. Depois de muita meditação e opiniões, retirei-a. Irei fazer assim uma SUMP, a ocupar toda a parte de trás do aquário.

02022011105.jpg


02022011106.jpg


Essa Sump terá 7 divisões:

(Divisões por ordem da direita para a esquerda)

1º CO2;
2º Bomba;
3º Filtro Mecânico;
4º Filtro Biológico;
5º Filtro Químico;
6º Reservatório de entrada de ar e CO2; (Invenção minha) ;)
7º Termostato;

Acoplado há SUMP terei um filtro UV. Depois de varias pesquisas por FUV HomeMade decidi comprar um, o risco de cegueira é demasiado grande.

Dimensões:

58 por 31 cm de altura, com 5 cm de largura.

Para fazer a SUMP utilizarei acrílico de 4 mm e silicone de acrílico.

Ligação de SUMP ao Filtro UV:


[ul]
[li]A água entra pela divisão da Bomba (2º a contar da direita);[/li]
[li]Na saída da Bomba terá uma válvula de 2 vias;[/li]
[li]Numa das vias a agua passara logo para o filtro mecânico. Na outra
passara por um pequeno copo, onde terei outro filtro mecânico e de seguida para o filtro UV ,segue para o Filtro mecânico (3º a contar da direita);[/li]
[li]Depois do Filtro Mecânico passa pelo Filtro Biológico, Filtro Químico, divisória onde o ar e o CO2 (caso exista) serão misturados com a coluna de agua e por ultimo Termóstato [/li]
[li]E por fim aquário[/li]
[/ul]

Na divisória da Bomba a válvula que vos falo é uma igual a esta:

15559p.jpg


Onde por uma via a agua passa logo para o resto da SUMP, não passa pelo Filtro UV.
Na outra via passa primeiro por um pequeno Filtro Mecânico (dimensões ainda a definir, pois o mesmo ira ficar dentro da divisória da Bomba)e depois passa pelo Filtro UV, por fim segue novamente para dentro da SUMP.
Na via onde ligara a bomba ao Filtro UV eu tenho que ter um filtro mais pequeno devido a não haver concentração de resíduos na lâmpada UV.

Visto a lâmpada não estar a funcionar sempre não terei o filtro da lâmpada muito sobrecarregado, deixando assim o outro filtro da SUMP fazer o trabalho.
Quando precisar de ligar a UV, basta liga-la e mudar a posição da válvula, aí o filtro mecânico da UV já terá pouco que limpar, a nível mecânico claro :p

Visão do aquário com a SUMP:

(Esqueçam uma das divisórias, tenho que fazer um desenho novo pois este é só para dar uma ideia)

80775450.jpg



Duvidas!

Como retirar os restos de silicone do vidro de trás?
Que silicone devo usar para colar o acrílico. O de vidro dará?

Opiniões e criticas...

Epá...falem lá ;)

Abraços e desculpem o testamento :)
 

poigres31

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 26, 2010
Mensagens
222
Gostos Recebidos
0
Excelente post. Não te posso ajudar. Mas quero dar os parabéns pelo Bettaquarus! :)
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Excelente projecto, vamos a ver opiniões dos entendidos no assunto.
 
Topo