• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Toshiba A350D-20M não liga

100do

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Tenho comigo um Toshiba A350D-20M aparentemente avariado.
O portátil está sem sistema operativo/disco.

À dias experimentei-o e arrancou (sem disco, mas deu imagem no monitor e ligou as luzes do painel). Agora tentei, o computador arrancou mas não apareceu nada no monitor nem sequer ligaram as luzes do painel. Apenas acende a luz do botão on/off e a luz do power.
Lembrei-me que fosse a placa gráfica. Testei com monitor externo e também não deu sinal.

Agora tirei-lhe as memórias. Acho que se fosse a placa gráfica, ele devia apitar por não ter memórias instaladas, estou certo?
O que poderá ser?

O portátil veio para as minhas mãos assim, nunca o usei. Mas se for preciso mais detalhes agradeço que peçam. É que já não sei o que mais lhe fazer. Será que tem concerto?
 

Alkaria

GF Ouro
Entrou
Fev 2, 2007
Mensagens
773
Gostos Recebidos
0
olá amigo já lhe meteste o disco rigido ? quando retiraste as placas colocaste-as nas devidas condições ?
 

100do

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Sim, já tentei com e sem disco e com e sem memórias.

Eu comprei este portátil para usar para peças, para reparar um A350-127 que tenho e que caíu (partiu o lcd e toda a carcaça, trabalha com monitor externo). A ideia era usar a carcaça para montar o que tinha.

Foi bastante caro e quando o vi, decidi experimentar antes de o abrir. Liguei-o (sem disco) e apareceu imagem, todas as luzes ligaram, só não tinha SO.

Meti-lhe 1 disco e quando o fui ligar já não deu. Depois tentei sem ele e nada.

O vendedor tinha dito que não aparecia nada no monitor, o que me leva a acreditar que há um problema em que de vez em quando ele fica sem imagem.
Pelos sintomas não me parece da gráfica, pois se fosse, ele ligava com monitor externo. No arranque ele não chega sequer à parte em que testa as memórias (aí tinha que apitar).

Algum palpite?
 

Alkaria

GF Ouro
Entrou
Fev 2, 2007
Mensagens
773
Gostos Recebidos
0
Ok amigo entendido, na minha opinião poderá ser a matherbord que poderá estar danificada ou alguns componentes, isso so mesmo ligar a um osciloscópio para se fazer um teste aos componentes e ver de onde prevem a origem da avaria, é que sem ver a máquina torna-se dificil de avaliar, e posso estar a induzir em erro. mas contudo podes usar a carcaça e metes a matherbord do que está a funcionar, com todas as placas devidamente colocadas.
 

100do

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Pois, se calhar é mesmo isso que tenho que fazer :(

Ainda tinha algumas esperanças de usar o outro como desktop. Sendo avaria da motherboard tenho mesmo que trocar.

Para se avaliar a motherboard tem que estar montada no pc ou é possível eu desmontá-la e mandá-la avaliar depois?

Será possível que seja alguma simples solda partida ou algo do género que dê para ver a olho?
Os portáteis têm processadores diferentes. Penso que apenas tenho que trocar as motherboards e os processadores.
 

100do

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Alkaria, será possível que o problema esteja relacionado com o carregador ou com a bateria?
Passo a explicar:

À dias quando testei e os dois ligaram foi com um carregador Toshiba de 4,74A emprestado.
Agora estou a tentar com um carregador de 6,3A made in China e após mais uns testes tirei mais umas conclusões:

o outro portátil, o A350-127 precisa de um carregador de 4,7A. Ligou com este que tenho, mas com a bateria instalada. Se lhe tirar a bateria, já não arranca.

O A350D-20M não arranca com bateria nem sem ela. O certo é que ele, com o carregador de 4,7A ligou (estava sem a bateria).

Estou à espera de um carregador original usado. Quando o receber vou testar com ele, e para já não vou abrir nenhum deles.
 

100do

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Há alguma forma de medir a amperagem dos carregadores?

Comprei o carregador no ebay. Expliquei ao vendedor o que se estava a passar e ele prontificou-se logo para enviar outro.
Com o segundo também não resolvi o problema, mas o Toshiba A350-127, que com o 1° carregador só ligava com a bateria, agora já liga sem ela.

Quer me parecer que o material chinês não me resolve o problema, mas tenho um usado comprado que tarda em chegar. A brincadeira começa a ficar cara e ainda não sei o que faltará mais.
 

Alkaria

GF Ouro
Entrou
Fev 2, 2007
Mensagens
773
Gostos Recebidos
0
olá boas amigo, em relação aos carregadores eles têm amperagem diferente o que proporciona logo uma divergencia na máquina pois se ela diz para usar um de 4.74 não convem por uma de 6.3 visto que é muita potencia a entrar no pc e pode danificar os componentes, agora o material dos xineses tem que se ter cuidado pois normalmente o debitam mais potencia do que o que descrevem e para isso tens os multimetros que podem medir a potencia que debita im transformador, agora um acoisa eu te aconselho amigo vai a uma casa de eletronica ou informática para se avaliar melhor o pc por completo é que a olho nu podemos estar a pensar que é de um a coisa e é de outra esse tipo de avarias pode ser causada por uma coisa simples como tambem ser complicado mas so saberemos se o levares a um tecnico em condições.
 

100do

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
A loja onde o levei na melhor das hipoteses envia-o para ser analisado noutro sitio. Ía ficar caro e às tantas vinha igual. Já lá tive outras experiências.
Como ele ligou quando o lá levei, quero acreditar que seja só algo relacionado com o carregador.
 

Alkaria

GF Ouro
Entrou
Fev 2, 2007
Mensagens
773
Gostos Recebidos
0
então amigo arranja um carregador original e com as caracteristicas do pc e logo testas
 

100do

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
É isso que estou a tentar.
Só que novos são caros e procurei usados. Esses aparecem poucos, mas lá encontrei um e comprei. Paguei mas cá para mim, já era...
Quando testar dou novidades.
 

Alkaria

GF Ouro
Entrou
Fev 2, 2007
Mensagens
773
Gostos Recebidos
0
ok amigo agora tambem eu estou interessado em saber qual realmente é a avaria
 

100do

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Está excluída a hipótese do carregador.

Comprei um usado, de 6,3A e o problema persiste.
Vou agora abri-lo para fazer alguns testes. Não percebo quase nada, pelo que o mais certo será ter que recorrer à outra motherboard :(
 

100do

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Provavelmente até estou, hehe.

Um problema resolvido, mas agora um novo problema :(

Troquei as motherboards. Já liga, parece ok.

Agora não arranca porque dá o seguinte erro:

For Raltek RTL8101E/8102E PCI-D Ethernet controller V1.89
PXE-E61: Media test failure, check cable
PXE-M0F: Exiting Pxe rom

O que será desta vez?
 

Alkaria

GF Ouro
Entrou
Fev 2, 2007
Mensagens
773
Gostos Recebidos
0
olha estás a iniciar em modo de rede ? tenta mudar na bios para iniciar primeiro pelo disco rigido.
 

100do

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
O disco não era do computador, por isso está formatado, sem so.

Como diz check cable, dá a entender que será um problema de hardware. Falta saber qual cabo...
 

100do

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Problema resolvido.
Bastou alterar uma opção da Lan na Bios.
Está a instalar num disco só para testar, a ver se está tudo ok :)

Alkaria, por acaso conheces alguém que consiga analisar o problema da outra motherboard? Poderia ser analisada fora do computador?
 

felipe_luis

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mar 17, 2010
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
quer vender

Atenção as regras!!!
 
Última edição por um moderador:

Alkaria

GF Ouro
Entrou
Fev 2, 2007
Mensagens
773
Gostos Recebidos
0
Problema resolvido.
Bastou alterar uma opção da Lan na Bios.
Está a instalar num disco só para testar, a ver se está tudo ok :)

Alkaria, por acaso conheces alguém que consiga analisar o problema da outra motherboard? Poderia ser analisada fora do computador?


sim conheço posso fazer isso, mas tinhas que me enviar ou trazer até mim, isso consegue-se analizar so a placa não precisa de mais nada.
 
Topo