• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pessoa idosa carente de cuidados

mijaco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 27, 2009
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Boa tarde, tenho a minha Mãe doente e o médico emitiu uma declaração em que ela tem que ser acompanhada e que não consegue tomar decisões nem gerir as suas finanças, gostava de saber quais os meios legais que tenho de seguir para resolver esta situação.
obrigado
 

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1
Em 1º lugar lamento o problema de saúde da tua mãe.

Não tenho formação jurídica, mas penso que a questão que tu colocas em termos de "finanças" é um pouco vaga.

Penso que é necessário saber se a tua mãe tem marido , se és filho único, se a tua mãe tem bens imóveis e se aufere alguma pensão de aposentação e ou de sobrevivência.

Cumprimentos,

Luana
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Sim, também não sou um "expert" no assunto, no entanto, indo ao encontro da dúvida apresentada, também chego à conclusão que está tudo muito vago!

Uma melhor abertura sobre o assunto em epígrafe, poderá ser fundamental para uma resposta mais objectiva por alguém mais entendido!:espi28:
 

diabolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 30, 2007
Mensagens
440
Gostos Recebidos
0
Amigo a responsabilidade passa para ti se fores maior de idade claro, e por isso que somos filhos e herdeiros.
Um abraço
 

mijaco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 27, 2009
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
obrigado pela vossa atenção, não sou filho único a minha mãe recebe uma pensão e cá em Lisboa tenho dois irmãos que não querem saber dela eles são divorciados e vivem sós neste momento eu tenho 3 filhos de idades 18, 16 e 8 anos fiquei com a minha Mãe durante 4 meses devido ao seu estado de sáude mas as coisas cá em casa complicaram-se, falei com os meus hirmãos que estão na Venezuela para que ela fosse passar um tempo com eles, visto que são 4 seria mais fácil dividir o tempo e não ser tão complicado, o que eu quero saber é como agir com a declaração que me deu a médica, obrigado a todos pela vossa atenção, eu nunca passei por uma situação como esta e não sei como agir, mais quando se trata da nossa propria Mãe.
 

H_Ruben

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
81
Gostos Recebidos
0
Situação da mãe

Olá amigo

Lamentavelmente, não há muitas saidas!

Tudo isto tem a ver com a pensão que a tua mãe recebe e se tem valores moveis e imoveis.

O medico ao passar essa declaração, faz questão de lembrar que, não estando em condições psicomotoras para administrar os seus bens, a tua mãe deve passar uma procuração em teu nome ou em nome de outro, com a presença dos serviços de notariado para que a procuração possa ser valida, para que, caso haja despesas, te possas movimentar em termos finaceiros.

Obviamente que, só essa declaração medica não basta, já que, se te for emitida uma procuração, terás que dar conhecimento dela ao Centro Regional de Segurança Social Local, onde vais assinar uma declaração em que, estás melhor situado para acompanhares a situação da tua mãe e gerires os seus bens.

É uma declaraçao de compromisso, cujos resultados se forem negativos, e no caso de apenas a intenção for administrar os bens da tua mãe para teu proveito, estás sujeito a um crime publico, que pode ir até 10 anos de prisão, para alem de abandono.

Em tudo isto é preciso muito cuidado!

Muitas das vezes, aceitamos receber uma procuração, apenas para beneficiar daquilo que os nossos idosos possuem!

Para beneficiares dessa situação, tens que ter em tua casa, a tua mãe, tratar dela, em termos de higiene, medicação e conformo, bem como a alimentação.

Por outro lado, se ela te passar a procuração, podes sempre consultar um Lar, ver quais as despesas, e se ela tiver bens suficientes, ficas responsavel pelo seu pagamento, relativo ás despesas com esse mesmo Lar.

Penso que, como filho, deves diligenciar no sentido de que, á tua mãe, nada falte. O seu bem estar e ela sentir-se bem junto de vós, é motivo mais do que suficiente para te poderes sentir feliz.

Quanto aos teus irmãos, podes, através de um advogado, dar-lhes conhecimento da situação e incutir-lhes iguais responsabilidades, já que, a Lei prevê nestes casos, coimas bastante pesadas por abandono de pessoa idosa.

Fica bem e abraço
 

mijaco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 27, 2009
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Agradecimento

Muito obrigado a todos pela vossa atenção em exclusivo para o amigo H_Ruben, é muito util a vossa informação agora já sei por onde começar, é nossa obrigação zelarmos pelo cuidado e bem-estar dos nossos PAIS, mais uma vez obrigado a todos.:espi28:
 
Topo