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Óleos Vegetais

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helldanger1

Visitante
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Óleos vegetais

A principal utilização dos óleos vegetais, agora e no futuro será como biodiesel, que é uma alternativa ao diesel derivado do petróleo.

O que é biodiesel

Biodiesel (ésteres mono alquila) é uma combustível diesel de queima limpa derivado de fontes naturais e renováveis como os vegetais. Tal qual o diesel derivado de petróleo, o biodiesel operam em motores de ignição-combustão. Essencialmente não são requeridas modificações nos motores, e o biodisel mantém as capacidades do diesel.O uso do biodiesel em motores convencionais a diesel resulta na redução substâncial de hidrocarbonetos, monóxido de carbono e matéria particulada.

Propriedades químicas: O Biodiesel tem propriedades físicas muito semelhantes ao diesel. As emissões no entanto são menores.

Como é feito o Biodiesel
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Biodiesel pode ser feito de vegetais ou de gordura animal. É feito de recursos renováveis. É bidegradável, requer mínimas modificações de motores, podendo inclusive ser misturado a outros combustíveis.

Os Óleos vegetais podem reagir químicamente com um álcool, para produzir ésteres. Esses ésteres quando usados como combustíveis lavam o nome de Biodiesel. Atualmente, o biodiesel é produzido por um processo chamado transesterificação. O óleo vegetal é filtrado, e então processado com materiais alcalinos para remover gorduras ácidas. É então misturado com álcool e um catalizador. As reações formam então ésters e glicerol, que é separado.

Amendoim, sementes de algodão, sementes de girassol, dendê, mamona e soja são grandes fontes de óleos. Ésteres feitos de qualquer dessas fontes podem ser usados em motores, embora tenham variações nas suas propriedades físicas.Esta folha (PDF: 28 KB) do National Biodiesel Board dos EUA mostra claramento o processo de produção do biodiesel.

O mercado do biodiesel

O Biodiesel ainda esbarra em vários obstáculos, como a falta de regulamentação e os preços atuais do diesel derivado do petróleo.Estima-se que no começo do próximo século, teremos condições de gerar biodiesel correspondente a 8% de todo o diesel consumido. Provavelmente ele será usado numa mistura com o diesel convencional que as pesquisas conseguirem vegetais mas eficientes na produção de óleo e na medida que o preço do diesel vá subindo, que é o esperado.



Vantagens do biodiesel
O Biodiesel é mais seguro do que o diesel de petróleo. O ponto de combustão do biodiesel na sua forma pura e de mais de 300 F contra 125 F do diesel comum. Equipamentos a biodiesel são portanto mais seguros.

A exaustão do Biodiesel é menos ofensiva. O uso do biodiesel resulta numa notável redução dos odores, o que é um benefício real em espaços confinados. De fato se assemelha um pouco com o cheiro de batatas fritas. Não foram noticiados casos de irritação nos olhos. Como o biodiesel é oxigenado, ele apresenta uma combustão mmais completa.

Biodiesel não requer armazenamento especial. O biodiesel na sua forma natural pode ser armazenado em qualquer lugar onde o petroléo é armazenado, e pelo fato de ter maior ponto de fusão é ainda mais seguro o transporte deste.

Biodiesel funciona em motores convencionais. Como já foi dito, o biodiesel requer minimas midificações pra operar em motores já existentes.


Renovável. como já foi dito o Biodiesel é renovável, contribuindo para a redução do dióxido de carbono.

O Biodiesel pode ser usado sozinho ou misturado em qualquer quantidade com diesel de petróleo.

O Biodiesel aumenta a vida útil dos motores por ser mais lubrificante.

Biodiesel é biodegradável e não tóxico.
cumpts
hell
 

varicap

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Oleos Vegetais

O inventor do motor diesel, o senhor Rudolph Diesel quando o fez concebeu um motor destinado a funcionar com oleo vulgar, o gasoleo ou diesel como o conhecemos ainda não existia.
O gasoleo surgiu assim mais tarde após se concluir que o motor então descoberto poderia ter imensas potencialidades e como tal haveria que explorar a componente comercial.
Actualmente para que se possa utilizar o oleo vegetal como substituto total ou parcial no motor do nosso carro sem ter que o converter em biodiesel (o que envolve alguns perigos e incómodos quando feito em casa) há que saber essencialmente qual a marca da bomba ejectora, se for Bosch ou derivada poderá suportar 100% de oleo sem problemas, se for Lucas ou sua derivada não é aconselhável ultrapassar algumas percentagens que funcionam em função da temperatura ambiente.
Em ambos os casos é aconselhável utilizar um pequeno circuito de pré-aquecimento a cerca de 65ºC antes de injectar o oleo na bomba ejectora.

Eu pessoalmente todos os dias faço algumas dezenas de Km com um Citroen Zx com 100% de oleo vegetal e após alguns milhares de Km não tenho problemas.
Também consumo em conjunto com o oleo diesel o oxihidrogénio proveniente do meu kit economizador.
 

vivi

GF Bronze
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oleo vegetal

ola bom dia
a ja algum tempo que estou curioso em relaçao ao oleo vegetal para utilizaçao nos motores a diesel. sera que se pode aproveitar os oleo usados nos fritos das cozinhas ??. poderao ter muitas residuos mas bem filtrados talvez seja bem economico pois alguns restaurantes oferecem esse mesmo oleo para reciclagem.
obrigado
 

jeitoso10

GF Bronze
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Viva eu tenho uma xara 1.4hdi qual a precentagem de oleo vegetal é que posso utilizar no gazóleo e não terei problemas??
 

vwfilipe™

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Amigo á partida não tens problemas de verão podes utilizar 80% oleo agora a caminho do inverno vamos reduzi por causa do frio mas há partida 50%
 

varicap

GF Bronze
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Tratamento do oleo

O oleo usado deve ser decantado (colocado em repouso) algum tempo e depois filtrado com um filtro de pelo menos 5 microns, sendo preferível o filtro de 2 ou mesmo de 1.
Depois de filtrado poderá ainda ser lavado com água para que nela se diluam o sal e o açucar que o oleo possa conter.
Depois deverá ser de novo deixado em repouso para que a água e o oleo se arrumem por densidades permitindo o escoamento da água pela zona inferior da cuba de armazenamento. Depois o oleo poderá ainda ser aquecido a uma temperatura que vaporize a água mas abaixo da de ebulição do oleo.
Esta é talvez a forma mais correcta de proceder, no entanto na prática quando o oleo é de fonte fiável encurtam-se alguns procedimentos.
Poderá usar-se 100 % de oleo em todas as épocas do ano desde que a bomba injectora seja da marca Bosch ou submarcas aconselhando-se que no Inverno se faça o arranque a gasoleo e só alguns minutos depois se comute para o depósito de oleo. Usando 100% de oleo vegetal deverá aplicar-se uma peça que se pode fabricar fácilmente, constituida por um bloco de alumínio perfurado onde se alojam duas velas de pré-aquecimento controladas por um termostato de 65ºC que aquecerá o oleo que por lá passe encaminhado para a bomba injectora numa passagem inferior. Poderá ainda existir uma segunda passagem para que o liquido de refrigeração do carro por lá passe de forma a inibir depois de quente a acção do circuito eléctrico.
Parece complexo mas não é, poderei enviar fotos da peça a quem mo solicite.
 
Última edição:

joaop_carvalho

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Eu pessoalmente todos os dias faço algumas dezenas de Km com um Citroen Zx com 100% de oleo vegetal e após alguns milhares de Km não tenho problemas.
Também consumo em conjunto com o oleo diesel o oxihidrogénio proveniente do meu kit economizador.

Cuidado com as ofertas de "ajuda" deste senhor. Além de só se pronunciar para tentar vender os seus aparelhos fraudulentos, insulta toda a gente que ponha em causa ou tente fazer algum tipo de pergunta sobre o funcionamento dos mesmos.

Quem avisa, amigo é...
 

j.s@ntos

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O tópico tem como intenção de informar e dar conhecimento do que consiste o biodiesel!


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