• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Problema Electrobomba de balão

omissirev

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 17, 2011
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Boa noite a todos,

Tenho uma electrobomba de balão (para extracção de água de um poço, para fins de rega), que anda a ter um comportamento "atípico":

A bomba começa a trabalhar mesmo sem se abrir a torneira da água. Coisa que inicialmente, como é óbvio, não se verificava. Agora, de 15 em 15 minutos, o motor trabalha cerca de 30 segundos, mesmo não se abrindo torneira alguma.

Dado que este facto se dá quando as torneiras estão fechadas, questiono-me qual será o motivo que faz a bomba ligar. Será um problema ao nível da tubagem? Será que há falta de pressão no interior do balão?

O balão foi carregado recentemente e ficou com 4,5 kg de pressão (não tenho a certeza de que seja esta unidade).

Bomba e balão têm 14 anos.

Aguardarei por opiniões vossas :)

Um abraço, e obrigado.

JV
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,578
Gostos Recebidos
73
Boa noite a todos,

Tenho uma electrobomba de balão (para extracção de água de um poço, para fins de rega), que anda a ter um comportamento "atípico":

A bomba começa a trabalhar mesmo sem se abrir a torneira da água. Coisa que inicialmente, como é óbvio, não se verificava. Agora, de 15 em 15 minutos, o motor trabalha cerca de 30 segundos, mesmo não se abrindo torneira alguma.

Dado que este facto se dá quando as torneiras estão fechadas, questiono-me qual será o motivo que faz a bomba ligar. Será um problema ao nível da tubagem? Será que há falta de pressão no interior do balão?

O balão foi carregado recentemente e ficou com 4,5 kg de pressão (não tenho a certeza de que seja esta unidade).

Bomba e balão têm 14 anos.

Aguardarei por opiniões vossas :)

Um abraço, e obrigado.

JV

Verifica a pressão do balão.
Verifica a pressão no banometro de pressão se desce muito rapidamente.
O pressostacto deve activar a bomba por volta dos 2 quilos de pressão e desactivar aos 3/5 - 4 quilos conforme a regulação.
 

papapol

GF Bronze
Entrou
Jun 9, 2007
Mensagens
82
Gostos Recebidos
0
bomba

deves ter alguma fuga na tubagem ,embora seja pequena tems uma fuga pela certa.
 

omissirev

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 17, 2011
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Obrigado AAJ e papapol,


AAJ:
A pressão do balão indicada pelo manómetro, logo que o motor se desactiva, é aproximadamente de 5 quilos. Lembro-me que foi carregado àcerca de um mês.
O ponteiro do manómetro desce de facto muito lentamente dos 4,5 quilos até chegar aos 2 quilos. O tempo que demora é entre 15 minutos a 20 minutos. E este facto acontece sem que se tenha aberto qualquer torneira.
Confirmo. De facto o pressostatacto activa a bomba por volta dos 2 quilos e desactiva-se depois de ter passado os 4/4,5 quilos.

Um canalizador com quem troquei impressões falou-me vagamente duma hipótese de fuga no tubo chupador que conduz a água do poço ao motor. Será possível?

papapol:
A minha suspeita também é essa. A questão é tentar perceber mais ou menos onde é que está o bug. Porque ter de abrir/partir os circuitos/tubagens todos vai ser um drama dos grandes...

Confesso estar bastante indeciso.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,578
Gostos Recebidos
73
O chupador é de dois tubos?
 

omissirev

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 17, 2011
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
AAJ, o chupador é composto por dois tubos ligados, em PVC rígido (o poço tem 8 metros, pelo que se usaram dois tubos unidos por uma junção de aperto).

No topo há um cotovelo em PVC.

Será que o problema está nessas junções?

Obrigado :)
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,578
Gostos Recebidos
73
Se é esse tipo de chupador, é normal que tenha de trocar o mesmo, pois tem uma tubo no seu interior em plástico parecido com cone (tipo cone daqueles de baunilha que usam para os gelados caseiros que vendem as feiras) deve-se ter gasto e então a água faz retorno por aí.
Quis comprar um novo e fui a uma oficina de reparação de bombas disseram que estava bom, mas volta-se a colocar e voltou ao mesmo.
Aconteceu-me uma situação muito idêntica a essa e afirmaram-me que era a bomba com avaria e sem reparação, como é evidente, precisava da água mandei colocar a bomba, e para meu espanto colocaram um novo chupador e eu perguntei qual o motivo da troca do mesmo.
A resposta foi pouco convincente, então deixei montar tudo e quando voltaram costas voltei a colocar a bomba antiga com o chupador novo e está até hoje e já lá vão 6 anos sem qualquer problema a não ser encher o balão de vez em quando como é normal.
Não paguei a bomba e vieram buscá-la e queriam que pagasse o chupador o que não paguei, mas sei que custam à volta de 50€.
 

omissirev

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 17, 2011
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
AAJ, desde já muito obrigado pela preciosa ajuda...

Só para perceber se estamos a falar do mesmo:

UP-S66-SF1-BS.jpg


Se for disso, já sei o que é. E vou investigar já :)

Um abraço,

JV
 

bitaro

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 24, 2007
Mensagens
186
Gostos Recebidos
0
AAJ, desde já muito obrigado pela preciosa ajuda...

Só para perceber se estamos a falar do mesmo:

UP-S66-SF1-BS.jpg


Se for disso, já sei o que é. E vou investigar já :)

Um abraço,

JV

Poderá ser a valvula de retenção que costuma ser colocada no chupador.
basta ter um pouco de lixo, é o suficiente para originar uma pequena fuga.

Bitaro
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Eu tenho o mesmo problema, mas o meu é mesmo fuga de água na tubagem.
:espi28:
 

omissirev

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 17, 2011
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Passado um mês, finalmente está tudo resolvido.

O problema era ao nível do chupador. Tal como o AAJ vaticinou, o chupador estava em muito mau estado, e a bomba estava boa.
O diagnóstico da avaria só foi possível graças a esta thread.

Amanhã, sábado, será colocado novo chupador. Finalmente :)

O meu muito obrigado pela ajuda que deram e pelo interesse revelado. Em especial ao AAJ!

Um abraço,

JV
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,578
Gostos Recebidos
73
Ainda bem que ficou resolvido.
Estamos cá para a ajudar quando sabemos.
Afinal é o nosso lema.
 

ToNyPT

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2008
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Viva! Também estou com um problema com o balão de ar. Pelos sintomas, parece-me está sem ar... contudo não o consigo encher!
Existe algum truque para que o balão admita ar ou ter-se-á estragado?

O que acontece é que mal se abre a torneira não existe pressão, caindo o ponteiro do manómetro rapidamente provocando o funcionamento do motor. Se o motor trabalhar tudo OK, se não trabalhar não há água.

Obrigado pela ajuda.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Viva! Também estou com um problema com o balão de ar. Pelos sintomas, parece-me está sem ar... contudo não o consigo encher!
Existe algum truque para que o balão admita ar ou ter-se-á estragado?

O que acontece é que mal se abre a torneira não existe pressão, caindo o ponteiro do manómetro rapidamente provocando o funcionamento do motor. Se o motor trabalhar tudo OK, se não trabalhar não há água.

Obrigado pela ajuda.


Boas

Pelo que descreve o Autoclave que tem (balão), deve ser de membrana (tipo uma camera de ar que fica dentro do mesmo).

Se o sistema/motor liga tipo a 2,5 Bar e desliga tipo a 4 Bar (equivalente a cerca de 4 Kgf por cm2), será normal a membrana ficar a uma pressão de cerca de 2,5 Bar.

Pode tentar encher a mesma com um compressor Auto.

Se a membrana não ganhar pressão, então pode ter anomalia na válvula ou um furo na mesma.

Boa pesquisa
 

jsantos

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2007
Mensagens
229
Gostos Recebidos
0
ou fuga na tubagem ou a pinha tem fuga
 
Topo