• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Máquina de Lavar roupa Candy - Como mudar rolamento?

helderm3

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2008
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Boas.
Há bastante tempo que não participo aqui no fórum. Espero que o pessoal se encontre bem. Tenho o seguinte problema, de à uns tempos para cá, a máquina de roupa quando (essencialmente) inicia a centrifugação, faz um barulho assustador, cumprindo no entanto a programação de lavagem. Ontem decidi desmontar o painel traseiro, e pude confirmar as boas condições da correia e motor, no entanto, existe vazamento que penso ser de massa, de um rolamento do tambor. Retirei a correia, e girei o tambor com a mão, no sentido de ver se fazia ruído. Pude constatar que é isso mesmo: Rolamento gripado, já com algumas peças soltas (esferas???) no interior do tambor. Agora pergunto, será fácil a sua substituição? É necessário retirar a polie ou o veio? Agradeço a ajuda dos entendidos, pois poderá ser uma reparação relativamente fácil de fazer, e neste momento não tenho condições de poder pagar a assistência técnica. Desde já, muito obrigado. Um abraço a todos. :gear085.gif:
 

Jorge Deus

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Máquina de Lavar roupa Candy - Como mudar rolamento?

--------------------------------------------------------------------------------

Boas.
Há bastante tempo que não participo aqui no fórum. Espero que o pessoal se encontre bem. Tenho o seguinte problema, de à uns tempos para cá, a máquina de roupa quando (essencialmente) inicia a centrifugação, faz um barulho assustador, cumprindo no entanto a programação de lavagem. Ontem decidi desmontar o painel traseiro, e pude confirmar as boas condições da correia e motor, no entanto, existe vazamento que penso ser de massa, de um rolamento do tambor. Retirei a correia, e girei o tambor com a mão, no sentido de ver se fazia ruído. Pude constatar que é isso mesmo: Rolamento gripado, já com algumas peças soltas (esferas???) no interior do tambor. Agora pergunto, será fácil a sua substituição? É necessário retirar a polie ou o veio? Agradeço a ajuda dos entendidos, pois poderá ser uma reparação relativamente fácil de fazer, e neste momento não tenho condições de poder pagar a assistência técnica. Desde já, muito obrigado. Um abraço a todos
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
amigo vais ter de tirar o tambor que é mais facil penso eu e abrir e o primeiro rolamento esta no veio da cruzeta dentro do tambor mas tens que tirar o retentor pois tem que levar rolamento de dentro e de fora e o retentor espero ter ajudado um abraço
 

Maria1972

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 15, 2011
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Boas.
Há bastante tempo que não participo aqui no fórum. Espero que o pessoal se encontre bem. Tenho o seguinte problema, de à uns tempos para cá, a máquina de roupa quando (essencialmente) inicia a centrifugação, faz um barulho assustador, cumprindo no entanto a programação de lavagem. Ontem decidi desmontar o painel traseiro, e pude confirmar as boas condições da correia e motor, no entanto, existe vazamento que penso ser de massa, de um rolamento do tambor. Retirei a correia, e girei o tambor com a mão, no sentido de ver se fazia ruído. Pude constatar que é isso mesmo: Rolamento gripado, já com algumas peças soltas (esferas???) no interior do tambor. Agora pergunto, será fácil a sua substituição? É necessário retirar a polie ou o veio? Agradeço a ajuda dos entendidos, pois poderá ser uma reparação relativamente fácil de fazer, e neste momento não tenho condições de poder pagar a assistência técnica. Desde já, muito obrigado. Um abraço a todos. :gear085.gif:
oi, boas, pois meu caro amigo ou é só o rolamento ou poderá ser também a cruzeta do tambor partida e isso já se torne mais complicado. Já agora que maquina é? qual a marca? e mais ou menos quantos anos tem ? Eu sou técnica dessas coisas, que normalmente quando avariam as senhoras ficam com os cabelos em pé, e normalmente quando "existe" (não querendo ofender ninguém) chateiam muitos os companheiros. Já agora que parte do pais estás?
cumprimentos
 

fermat

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 2, 2011
Mensagens
177
Gostos Recebidos
0
:Espi06:Viva.
1º tens que tirar a polie, que é a roda onde está a correia;
2ºTens um saca rolamentos?
3º Tens que desapertar a cuba se tiver uma abraçadeira ou tirar as molas que estão á sua volta;
4º tirar a parte posterior para fora, sef or esse o caso;
5º tirar os rolamentos com o saca rolamentos;
6º quando chegares aqui diz-me.

Saudações GForumdistas
fermat
 

Joony

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2010
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boas a todos ñ sei se o problema já está resolvido, mas para quem precisar deixo aqui umas dicas.
A abrir a cuba nem sempre é fácil, as mais fáceis são as de inox, que tem uma abraçadeira metálica que se retira com alguma facilidade, por vezes é necessário retirar a cuba para fora e quando assim é, também depois trabalha-se melhor.
Depois de retirado o volante do tambor, onde trabalha a correia do motor e coma cuba já aberta, há que separar a cruzeta do tambor, retirar rolamentos velhos e retentores, como tem que ir a um torneiro mecânico, ele poderá retirar os rolamentos velhos e colocar os novos. Digo ir ao torneiro porquê? Porque o eixo da cruzeta fica desgastado, por acção do roçar nos retentores, por vezes com alguns sulcos. O torneiro deverá aplicar um casquilho em inox e ñ em bronze como vem de fábrica.
E pronto, depois é só montar tudo novamente e por a trabalhar.
As cubas que ñ são metálicas, podem ser um osso duro de roer, já abri algumas que vinha com vedante em borracha, mas agora estou a tentar abrir uma, que vem com uma massa branca e seca, e ñ está a ser nada fácil, por sinal a máquina é uma candy de 2008, com uma cuba para 8kg.
Bom espero que seja útil esta dica que vos deixo com carinho.
Cumprimentos a todos.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas
companheiros

sao poucas as máquinas que se retira a tampa da cuba por trás as que se conseguem retirar sao fáçeis de mudar os 2-rolamentos e retentor, é só retirar a cinta pressionar e retirar a tampa c, o tambor depois cá fora c, a ajuda de um saca rolamentos fazer o resto.
nas outras é claro que se tem de ter um pouco de prática na desmontajem e montajem.
c, a ajuda de um triforo desligar alguma cablajem retirar a borracha de oculo só da frente da máquina e começar a retirar a mesma c, um pouco de periçia.
 

helderm3

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2008
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Boas meus caros.
Para já, a solução passou por encostar a Candy na varanda, e utilizar uma velhinha Indesit (mais antiga mas com a cuba em inox). Apesar de mais antiga, parece lavar bem melhor. Aceitam-se sugestões para arranjar a Candy (modelo: CG 454T).
Obrigado.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiro
que sugestoes queres.

qual o modelo da tua máquina.
 

helderm3

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2008
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
boas companheiro
que sugestoes queres.

qual o modelo da tua máquina.


Viva Marques.
O modelo é uma Candy CG 454T (modelo ano 2000). Tem a cuba em plástico com parafusos à volta.
está praticamente nova, com exceção do problema dos rolamentos. Encostei-a na varanda, por não saber sacar a cuba fora...
 

a.f.gomes

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 16, 2012
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Boa tarde, Caro amigo, vi a sua mensagem neste forum sobre a máquina de lavar roupa, aquela parte da cuba de plastico e que para desmontar essa cuba para poder substituir os rolamentos e o retentor deparou que a cuba estava colada com uma massa seca. Esta máquina de lavar roupa so tem tres anos ja passou a garantia,
A marca; Hoover 1200 A+A vision 8 kg.

Eu neste momento tenho um problema igual ao seu tenho a cuba ja fora e nao ei como eide abri-la para poder desmontar os rolamentos, poderia dizerme alguma dica para descolar a cuba sem estragar? Em tempos substituì os rolamentos a uma maquina antiga mas a cuba era de metal facil de desmontar mas esta nao sei como eide fazer.

As fabricas defendem-se para que levem la as máquinas de lavar ,mas quem tem touca massa não se pode dar ao luxo de entregar a um tecnico ,fica caro.

Se me poder ajudar com uma dica agradeço !

cumprimentos e o meu Obrigado
 

fermat

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 2, 2011
Mensagens
177
Gostos Recebidos
0
:espi28:
Viva a.f.gomes

A minha experiência diz-me que está tramado.
Essas cubas, que são a normalidade hoje em dia já não dão para substituir os rolamentos.
Tem que se substituir o conjunto todo cuba e cesto, porque não se consegue descolar.
Este conjunto deverá ficar por volta de €150,conforme s marcas, procure informar-se na marca, via telefone ou casa que venda peças para estes casos,sendo que mal saia do balcão perde a garantia.
Antigamente as máquinas centrifugavam a 400/500 rotações, hoje em dia centrifugam a 1000/1200 rotações
 

fermat

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 2, 2011
Mensagens
177
Gostos Recebidos
0
:espi28:
Viva a.f.gomes

Aqui tem que ver se compensa colocar a cuba.
Como me parece ser uma pessoa entendida, pense no programador e quantos anos tem a máquina.
Se optar por comprar uma máquina nova compre de maneira que possa alterar as rotações dos programas, devendo sempre alterar as rotações para o mais baixo possivel .
Não se importe com as marcas. Todas elas estão a aparecer aqui com o mesmo problema excesso de rotações para o qual não foram programadas.
Escolha a marca e tente fazer uma extensão de garantia por mais 3 anos, ficando com uma garantia total de 5 anos.
Esta garantia abrange deslocação do técnico e peças.
Informe-se.

Saudações gforumdistas
fermat
 

a.f.gomes

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 16, 2012
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Boa noite fermat!!!:espi28: Obrigado pelas boas dicas que me deu, de tanto lutar com a cuba ! fiz exatamente o que voce me está a dizer, bate tudo certo, voce deve ser profissional do assunto, a cuba e realmente para ser substituida por completa com rolamentos tambor de aço inox rolamentos e retentor,fiquei de amanha encomendar a peça completa porque não ha outro remédio

Tudo o que voce me disse está certo, as rotações das máquinas,a quantidade da roupa, tudo isso interfere no peso e esforço dos rolamentos.
Realmente nem sempre queremos mais 3 anos de garantia para nao pagarpensando que tudo vai correr bemmas, as vezes ficamos tramados hehehehehe!

A máquina ainda não tem três anos, por isso ainda vai merecer esta cuba completa, e por só ter 2 anos de garantia fiquei tramado
!!!!!!
a máquina é de placa digital , diferente do programador, a pessoa que trabalhar com a maquina vai ter que programar só para 700 r.p.m.para durar mais 5 ou 6 anos.

Mais uma vez o meu muito obrigado por estas informações que para quem está só nestas andanças é muito util, fiquei a saber mais algumas coisas sobre máquinas de lavar roupa , tamos sempre aprender,

Com os meus cumprimentos.
 

fermat

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 2, 2011
Mensagens
177
Gostos Recebidos
0
:espi28:
Viva a.f.gomes

Há aqui qualquer coisa menos bem explicada ou que eu não entendi:

O programador tanto pode ser mecãnico ou digital.
As máquinas com programadores mecãnicos, já foram e foi chão que deu uvas...
Hoje em dia é tudo digital (não tem mão de obra); daí haver tanto desemprego.

Um á parte. - Enquanto não pensarem em diminuir o horário de trabalho... o problema do desemprego nunca estará resolvido... (a exemplo da revolução industrial)-.

Mas vai mandar colocar a cuba a alguem?. Isso é uma coisa que está perfeitamente ao seu alcance para quem tirou a que lá estava.
Não estou a ver quem lhe vai programar a placa. Porque isso não se programa do pé para a mão.
Tem que ver se a programação existente na máquina permite, através de um botao, alterar as rotações nos diferentes programas de lavagem.
Porque tanto quanto eu conheço cada modelo de máquina tem a sua programação especícica que não pode ser alterada por outra programação que não a mesma.

saudações gforumdistas
fermat
 
Topo