• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda - Carro não pega

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Boa noite,
o meu carro não pega e não percebo o porque. Passo a explicar.
Já algum tempo a correia do alternador andava a chiar mas por falta de tempo deixei andar. Ontem peguei no carro e como de costume no arranque chiou mas pouco depois deixei de ouvir barulho, ao olhar pro painel vi o símbolo da bateria ligado mas não entendi o que se passou continuei até casa.. Estacionei e vi que com a bateria tava tudo ligado mas ao olhar pra correia do alternador vi que não estava lá..
Como estava tarde não mexi em nada e deixei o carro na garagem.. Hoje de manhã fui comprar uma correia nova e depois do almoço meti a nova correia. Quando tento ligar o carro não pega e quando viro a chave pra posição da bateria a mesma faz toc toc toc toc toc. Bem pensei como voltei pra casa sem o alternador a funcionar a bateria devia ter descarregado.. Com uns cabos e outro carro tento liga-lo mas nada.. O motor de arranque faz barulho pra ligar, as correias andam mas não pega.. O que terá acontecido? Não desliguei mais nada apenas troquei a correia e voltei a ligar a bateria.. Não compreendo.. A bateria não devia ter ligado com os cabos mesmo que estivesse totalmente descarregada? O que posso fazer?
O carro é um Daewoo Matiz a gasolina ano 2000.
Obrigado!
Abraço!
 

ONORIO P

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 21, 2008
Mensagens
16
Gostos Recebidos
0
deixa o outro carro a trabalhar com os cabos de bateria ligados pelo menos uns 15 minutos e só depois é que tentas polo a trabalhar. isto é para a bateria receber alguma carga.
 
Última edição:

eloi freitas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 9, 2011
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
primeiro ver se a bateria gira bem o motor se não girar os cabosñão estão bem ligadosou são destes cabos muito fracos se a s luzes do painel ligarem tente de empurrão
 

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
396
Gostos Recebidos
0
SE o motor gira não tem nada a ver com a bateria como é obvio!! Provavelmente a correia de acessorios entrou na parte de distribuição e descomandou o motor. O que podes fazer é levar o carro a uma oficina!
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
De facto não esperei tempo nenhum apenas liguei os cabos na bateria e tentei ligar o meu, não deixei o carro carregar nada... Não sabia que era necessário esperar algum tempo para a bateria ter uma carga mínima. É preciso acelerar no carro com a bateria dadora? Este carro é meio esquisito nunca pegou de empurrão já tive outras situações semelhantes e nunca pegou de empurrão após várias tentativas..

pmdias a correia não entrou na distribuição porque tem umas tampas plásticas entre a distribuição e a correia do distribuidor... Não consegue ter mesmo acesso... A correia ficou esfarrapada pra baixo não tocou em mais nada penso eu...

Acho estranho é quando rodo a chave pra posição da bateria ouvir um toc toc toc toc da bateria..
 

eloi freitas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 9, 2011
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
De facto não esperei tempo nenhum apenas liguei os cabos na bateria e tentei ligar o meu, não deixei o carro carregar nada... Não sabia que era necessário esperar algum tempo para a bateria ter uma carga mínima. É preciso acelerar no carro com a bateria dadora? Este carro é meio esquisito nunca pegou de empurrão já tive outras situações semelhantes e nunca pegou de empurrão após várias tentativas..

pmdias a correia não entrou na distribuição porque tem umas tampas plásticas entre a distribuição e a correia do distribuidor... Não consegue ter mesmo acesso... A correia ficou esfarrapada pra baixo não tocou em mais nada penso eu...

Acho estranho é quando rodo a chave pra posição da bateria ouvir um toc toc toc toc da bateria..

otac tac que ouve deve ser a bateria baixa se as luzes do quadrante se apagarem quando dá a chave é quasea certeza. mas cuidado verificar se o motor gira livrementeantes de por de engate
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
Bem não conheço esses motores mas a primeira coisa que devias ter feito quando a luz da bateria ficou acesa era desligar o motor.
E mais não sei se essa correia liga a bomba de agua, e pergunto o carro aqueceu ou seja subiu a temperatura??
diz qualquer coisa poisa ja me cheira a esturro.
Abraço:espi28:
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Não, a correia é independente e pequena. Apenas passa no alternador e na políe que vem do motor... O carro não aqueceu e veio normalmente até casa. Sei que o devia ter desligado mas já era tarde da noite e pensei que se o desligasse ficaria apeado rezei apenas pra conseguir chegar a casa porque pensei que fosse algo na bateria uma vez que no painel era o símbolo da bateria que aparecia... O carro funcionou normalmente foi consumindo a bateria que tinha...
Amanhã vou tentar novamente com os cabos mas deixa-la carregar um pouco e depois já dou notícias..
Obrigado e Abraço!
 

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
396
Gostos Recebidos
0
A bateria faz "toc toc toc"" essa é boa!!!! Se lhe encostas-te uns cabos (sejam eles bons ou não) chegam para por o carro em marcha, não precisa de tempo nenhum para dar ao arranque. Se o motor roda como pode ser da bateria ????? Como diz o amigo FBI isso cheira-me a esturro, ou então não estas a explicar te bem..
 

barcelosnaboa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 21, 2007
Mensagens
67
Gostos Recebidos
0
A bateria faz "toc toc toc"" essa é boa!!!! Se lhe encostas-te uns cabos (sejam eles bons ou não) chegam para por o carro em marcha, não precisa de tempo nenhum para dar ao arranque. Se o motor roda como pode ser da bateria ????? Como diz o amigo FBI isso cheira-me a esturro, ou então não estas a explicar te bem..

desculpa discordar do que dizes mas se os cabos forem fracos quase certo não consegues por o carro a trabalhar isso garanto eu não me tivesse acontecido já essa situação
como já foi dito em cima nesse caso deve ligar os cabos durante uns minutos antes de dar à chave para que a bateria ganhe alguma carga
os barulhos que ele fala não vem da bateria mas sim dos relés que com a bateria fraca não tem força para atracar
 

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
396
Gostos Recebidos
0
desculpa discordar do que dizes mas se os cabos forem fracos quase certo não consegues por o carro a trabalhar isso garanto eu não me tivesse acontecido já essa situação
como já foi dito em cima nesse caso deve ligar os cabos durante uns minutos antes de dar à chave para que a bateria ganhe alguma carga
os barulhos que ele fala não vem da bateria mas sim dos relés que com a bateria fraca não tem força para atracar
Amigo "barcelosnaboa" sou mecanico ha mais de 15 anos sei do que falo, este carro em questão deve ter uma bateria de 40/45Ah nao me venha dizer que os cabos não tem força para por o carro a trabalhar, se fosse um carro a diesel dava-lhe razão. Independentemente se a bateria do carro estar ou não descarregada, se encostar os cabos o carro tem que trabalhar sem esperar esses "ditos minutos" que diz. Apenas tem que deixar o carro a trabalhar (o carro de encosto) ... A bateria pode estar completamente em baixo, se encostar um "booster" o carro tem que pegar, essa de esperar uns minutos para mim é novidade...
 

BFunchas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 23, 2008
Mensagens
123
Gostos Recebidos
0
Viva,

Já me aconteceu encostar os cabos e não pegar. Não estavam a fazer bom contacto com os bornes. Estavam oxidados e os cabos até aqueceram.

Cumps,
Bruno
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Trago novidades!
O carro já pegou!
Era da bateria de certeza estava totalmente descarregada. Liguei outros cabos a outro carro e tentei arrancar e nada continuava-se a ouvir aqueles toc toc toc, e sim era vindo da caixa de fusiveis como alguém disse e não da bateria como achei.. O que fiz foi simplesmente esperar um pouco, esperei uns 10 minutos penso que aí carregou qualquer coisa e fui tentar dar novamente à chave e aí ao virar a chave já não fazia os toc toc pensei logo que iria pegar e pegou :)
Já andei um bocado com ele pra carregar mais um bocado.. Ao início dava uns solavancos em baixas vol mas agora já tá normal :)
Agradeço a todos a ajuda!
Problema resolvido!
Abraço!
 

carlos 2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2008
Mensagens
40
Gostos Recebidos
0
Amigo "barcelosnaboa" sou mecanico ha mais de 15 anos sei do que falo, este carro em questão deve ter uma bateria de 40/45Ah nao me venha dizer que os cabos não tem força para por o carro a trabalhar, se fosse um carro a diesel dava-lhe razão. Independentemente se a bateria do carro estar ou não descarregada, se encostar os cabos o carro tem que trabalhar sem esperar esses "ditos minutos" que diz. Apenas tem que deixar o carro a trabalhar (o carro de encosto) ... A bateria pode estar completamente em baixo, se encostar um "booster" o carro tem que pegar, essa de esperar uns minutos para mim é novidade...

lol eu ja trabailu numa oficina desde os 10 anos e muitas veses temos que esperar ditos minutos para o carro pegar e se for uma alta bomba ainda pior :espi28:
 

fcarocha

GF Prata
Entrou
Mai 12, 2008
Mensagens
404
Gostos Recebidos
0
Se os cabos forem fracos, custa a passar a corrente e os cabos aquece (lei de Ohm).

Outra situação é o facto de bateria se for inferior a necessidade, exemplo um Peugeot 106 1.1 a gasolina normalmente utiliza uma bateria de 45A, para ajudar um Bmw 320 (que utiliza uma bateria de 80A) tem que existir uma carga de apoio na bateria do bmw.
 
Topo