• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[Receita] Engodo Universal

VegaSupreme

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2011
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Boas malta,

Deixo-vos aqui uma receita, fácil de fazer com ingredientes que temos sempre por casa. Embora seja uma receita fácil de elaborar, posso dizer que os resultados são óptimos. Vi esta receita em funcionamento quando estive presente numa típica pescaria de amigos em que não estava a dar quase nada durante umas 3 horas, saia um peixe de longe a longe. Basicamente era só dar banho á minhoca. Um dos meus parceiros, decidiu ir a casa buscar o seu engodo que dizia ele ser infalível.
Bem, ele chegou com duas caixinhas ambas com uma mistura vermelha.
Uma delas tinha Maizena na mistura outra sem. O engodo com Maizena era para colocar nos feeders de mola, visto que a Maizena tornava a pasta muito, muito pegajoso e durante os lançamentos ficava bem firme na mola. O outro engodo era a mesma receita mas sem Maizena, com o objectivo de ser lançado para a agua junto com asticot. Pelo que percebi logo, pois tinha um cheiro muito forte, levava essência de morango e um pouquinho de baunilha.

Posso dizer-vos que assim que ele colocou 2 bolinhas de engodo para a agua, passados 5 minutos já se notava bastante movimento dos peixes a "tocar" o isco. E aquilo que iria ser uma tarde a "seco" acabou por ser uma tarde bem rentável. Tirando claro as nossas amigas percas que iam saindo.


Deixo aqui a receita:

1 - chávena de farinha 115 moída;
3 - chávenas de farinha de milho;
3 - chávenas de bolacha moída;
1 - chávena de milho cozido moído em pasta;
4 - colheres de sopa de essência de morango;
1 - colher se sopa de essência de baunilha;
1 - colher se sopa de Maizena;
1 - chávena de água quente;
1 - Tubo de corante alimentar;

- Para as bolas:
Misturar todos os ingredientes, primeiros os ingredientes secos e depois juntar a pasta de milho cozido e de seguida metade da essência de morango.
Colocar um pouco de agua quente, e ir mexendo, se estiver com boa consistência, colocar a restante essência de morango e a de baunilha. Juntar o corante alimentar vermelho e mexer bem.
Misturar bem, fechar muito bem para não perder o cheiro e reservar no frio para arrefecer e conservar.

- Para o feeder:
Seguir a mesma receita em cima, mas juntar a Maizena com os ingredientes secos, neste caso terá de usar mais água pois a Maizena irá engrossar a mistura e deixá-la muito pegajosa.

Espero que esta receita vos traga também boas pescarias, e depois quero saber as vossas opiniões.

Nota: Podem também adicionar aditivos líquidos comprados para adaptar esta receita a uma determinada espécie. Por exemplo, adicionando 3 medidas de Aromix Pardelha, irá tornar o engodo indicado a Pardelhas.
 

VegaSupreme

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2011
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Realmente não sei, mas posso dizer que em água doce é como chamar ursos com mel :)
 
Topo