• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Perda de sinal digital á noite

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Isto é uma autêntica vergonha, pois por aqui o sinal tem sido excelente durante o dia, até se eu remover o dipolo da antena da minha 1495 da televés e segurar apenas o dipolo consigo ter sinal mais que suficiente para ver, quando chega à noite por mais voltas que dê à antena o sinal é 0%. Outra coisa que reparei também é que tem dias que durante o dia o sinal parece que muda de direcção pois tem dias que dá bem virada para um lado outros dias tenho que virar quase 90º, no entanto o único emissor que consigo receber é o de águeda, pois aveiro fica atrás de uma serra e vouzela também (vivo num vale).

Este "problema nocturno" é do conhecimento da PT pois não são apenas um ou dois casos, este problema afecta milhares de pessoas em vários ponto do país. Claro está que não há interesse da PT em corrigir a situação pois sempre são mais uns potenciais clientes da meo que podem surgir.

Não entendo este buraco deste país em que estamos metidos, tanta coisa, tanta chatice, tanto investimento para ter uns 4 míseros canais, em que ainda por cima 3 deles dão exactamente os mesmos programas e até intervalos às mesmas horas, só as caras é que mudam e nem se quer estão em 16:9 quanto mais em HD, para podermos tirar partido dos flatscreens...

Enfim, mais um exemplo de Portugal no seu melhor...
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
amigo esta com algum amplificador de antena ou esta só com antena simples ,
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
amigo esta com algum amplificador de antena ou esta só com antena simples ,

Amplificador inclusive tenho o pré-amplifcador (MRD) da antena alimentada também, de dia tenho 100% sinal e 77/82% de qualidade segundo oo receptor, à noite zero... Neste momento está a zero outra vez...
 

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
433
Gostos Recebidos
0
Amplificador inclusive tenho o pré-amplifcador (MRD) da antena alimentada também, de dia tenho 100% sinal e 77/82% de qualidade segundo oo receptor, à noite zero... Neste momento está a zero outra vez...

Amigo por estas bandas tambem aconteçe o mesmo tambem com antena com pré e alimentador.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Olá a todos
Tenho notado que o nivel de sinal á noite caí 30 a 40 %, principalmente no emissor da Boa Viagem. Tambem recebo um dos emissores de Coimbra mas está mais estável.
Não tenho problemas de ficar sem imagem porque tenho um amplificador com 3 entradas de UHF e tenho uma antena para cada emissor.
 
Última edição:

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
433
Gostos Recebidos
0
Olá a todos
Tenho notado que o nivel de sinal á noite caí 30 a 40 %, principalmente no emissor da Boa Viagem. Tambem recebo um dos emissores de Coimbra mas está mais estável.
Não tenho problemas de ficar sem imagem porque tenho um amplificador com 3 entradas de UHF e tenho uma antena para cada emissor.


Estás na zona de Cantenhede?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Amigo DX como tens alguma experiênçia no assunto até gostava que viesses por estas zonas mas de noite e conferisses com os

teus próprios olhos que isto é realedade.
E porque não? Assim ficava a conhecer melhor a situação dessa zona para o caso de um dia ter que fazer alguma instalação por esses lados. Mas tenho que ir primeiro de dia para ter uma noção de como é que o sinal chega aí em condições normais.
Como ultimamente o trabalho tem apertado muito, depois aviso-te por PM quando posso ir.

DX2
 

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
433
Gostos Recebidos
0
Tocha até plana e mesmo assim a Boa Viagem chega mal.
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Tenho conhecimento que numa zona que pertence à Vila da Feira , lá para os lados de Rio Meão , acontece exatamente a mesma coisa.

Durante o dia , os aparelhos TDT registam mais de 80% e à noite queixam-se que têm dificuldade em visionar os canais...uns dias está tudo

bem , outros dias não dá para ver nada.

Tenho a impressão de as frequências foram mal escolhidas, porque as acho muito altas, ou então os emissores, é o que se está a ver...

Dão para meia dúzia de quilómetros , mas antenas que tiverem alguns obstáculos têm dificuldade à noite de receber o sinal em pleno.

No momento, as pessoas daquela zona até desistiram do sinal TDT , e voltaram para o sistema analógico , porque dizem eles,

dessa maneira ainda conseguem visionar os canais todos, até à data que decidirem cortar, depois dizem eles , ver-se-á.
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Olá a todos.
Sou mais um para o clube dos sem TDT à noite. Na zona onde resido (Estarreja)são mais que muitos com o mesmo problema.
A explicação para este problema terá certamente a ver com questões de propagação como já aqui foi dito. Resta-me saber em concreto o que acontece e o que fazer para minimizar este problema.
De notar que estes "apagões" digitais não ocorrem todas as noites e quando acontecem nem sempre têm a mesma intensidade. Consequência das diferentes condições de propagação a cada dia.
Com base em algumas experiências e em algumas pesquisas que fiz aqui fica a minha opinião sobre este assunto.
No meu caso concreto, o emissor que serve esta zona é o de S. Bernardo (Aveiro). Existem outros que chegam por cá mas com pouco sinal.
Acontece que no enfiamento de Estarreja -> Aveiro (15Km) está o emissor da Serra da Boa Viagem a cerca de 60 Km de Estarreja.
Poderá acontecer que em alguns dias à noite as condições de propagação a curta distância se agravem e a longa distância melhorem fazendo com que o sinal da Serra da Boa Viagem também chegue por cá entrando em conflito com o de Aveiro reduzindo drasticamente a qualidade de sinal.
Em outras zonas poderão estar a ocorrer fenómenos idênticos com outros emissores.
Agradeço os vossos comentários.

Já agora, alguém me sabe dizer se existe alguma forma de identificar de qual emissor é que se está a receber sinal?
 

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
433
Gostos Recebidos
0
Amigo aljofe gostei dessa Clube dos sem TDT há noite .

Realmente isto está muito esquisito ainda ontem há noite liguei a instalador amigo e queixando-me que em casa.

dos meus pais não tinha sinal pois o dito tecnico recebeu vários telefonemas de pessoas a reclamar não terem

sinal e como foi ele que instalou é quem tem ficado mal na fita pois bem ele chateou-se e ligou directamente

para um engenheiro gonheçido dele a expor-lhe o problema pois ele como alguns tecnicos aqui para esta zona

têm andados a serem incomudados com esta situção pois o dito eng, ìa averigurar o que se passava que o in-

formava de tais problemas que estão aconteçer mas até agora ainda nada.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Olá a todos.
Sou mais um para o clube dos sem TDT à noite. Na zona onde resido (Estarreja)são mais que muitos com o mesmo problema.
A explicação para este problema terá certamente a ver com questões de propagação como já aqui foi dito. Resta-me saber em concreto o que acontece e o que fazer para minimizar este problema.
De notar que estes "apagões" digitais não ocorrem todas as noites e quando acontecem nem sempre têm a mesma intensidade. Consequência das diferentes condições de propagação a cada dia.
Com base em algumas experiências e em algumas pesquisas que fiz aqui fica a minha opinião sobre este assunto.
No meu caso concreto, o emissor que serve esta zona é o de S. Bernardo (Aveiro). Existem outros que chegam por cá mas com pouco sinal.
Acontece que no enfiamento de Estarreja -> Aveiro (15Km) está o emissor da Serra da Boa Viagem a cerca de 60 Km de Estarreja.
Poderá acontecer que em alguns dias à noite as condições de propagação a curta distância se agravem e a longa distância melhorem fazendo com que o sinal da Serra da Boa Viagem também chegue por cá entrando em conflito com o de Aveiro reduzindo drasticamente a qualidade de sinal.
Em outras zonas poderão estar a ocorrer fenómenos idênticos com outros emissores.
Agradeço os vossos comentários.

Já agora, alguém me sabe dizer se existe alguma forma de identificar de qual emissor é que se está a receber sinal?


Olá

Não é isso. Algum tempo tambem pensei isso, mas não é isso.
Tenho 2 antenas instaladas num mesmo amplificador para emissores diferentes e tem estado optimo enquanto tinha vizinhos com problemas. Ontem fazia nevoeiro na minha zona e inclusive na serra da Boa Viagem onde está o emissor, e tive apagao total durante algum tempo. Penso que é devido ao nevoeiro que o raio de propagação das ondas electromagnéticas diminui. Por acaso reparas-te se ontem nessas zonas tinha nevoeiro?
 
Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Não havia nevoeiro e não creio que seja disso.

Quanto a receber sinal directamente de dois ou mais emissores diferentes creio não haver problema algum até se podem reforçar.

O problema poderá existir quando se se recebe um directamente e outro com atraso devido a condições propicias à propagação a longa distância.

Não estou a afirmar que seja isto, até porque os meus conhecimentos nesta matéria são um pouco limitados.

A verdade é que alguma coisa tem que ser. Vamos partilhar ideias e conhecimento a ver se desvendamos este mistério.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Não havia nevoeiro e não creio que seja disso.

Quanto a receber sinal directamente de dois ou mais emissores diferentes creio não haver problema algum até se podem reforçar.

O problema poderá existir quando se se recebe um directamente e outro com atraso devido a condições propicias à propagação a longa distância.


Não estou a afirmar que seja isto, até porque os meus conhecimentos nesta matéria são um pouco limitados.

A verdade é que alguma coisa tem que ser. Vamos partilhar ideias e conhecimento a ver se desvendamos este mistério.


Atenção que o nevoeiro ou neblina para fazer encurtar a distancia das ondas pode existir algures entre a antena emissora e a antena receptora e não sómente junto á antena receptora. Que o nevoeiro afecta a propagação isso é conheçido, agora não sei é se será só disso.
 
Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Hoje, até agora tudo 5***** sem qualquer falha. Alguém que costuma ter este problema à noite pode confirmar? Efectivamente não há nevoeiro mas continuo a achar que há mais qualquer coisa...
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Só para terem uma ideia da diferença da qualidade da infraestrutura da tdt portuguesa, aqui em sever do vouga há um zona que se chama nespereira que fica numa zona bastante elevada, lá eles têm as antenas viradas para vouzela, (ficando virada para espanha) e dizem que apanham com bastante frequencia 6 canais espanhois nos canais 57 e 65 salvo erro com a intensidade e qualidade do sinal superior à nossa, e olhem que sever do vouga está muito longe de ser uma zona fronteiriça... Pena que não sou de nespereira. Lol :D
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Hoje, até agora tudo 5***** sem qualquer falha. Alguém que costuma ter este problema à noite pode confirmar? Efectivamente não há nevoeiro mas continuo a achar que há mais qualquer coisa...

Hoje o meu receptor tdt está a funcionar, mas o meu LCD (que precisa de um sinal mais forte para funcionar) falha de vez em quando, mas ontem, sinal, nem vê-lo. Mas aqui não houve nenhum nevoeiro... E se estamos a ter estes problemas agora no inverno, uma coisa eu vos posso garantir, no verão vai ser muito mas mesmo muito rara a noite que vamos ter tdt...
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
o emissor de s.bernardo que tem estado a servir mais ou menos bem esta a ficar igual aõs de agueda , imagem a frizar dos de agueda já nem falo porque foram postos em zona muito baixa , e segundo um engenheiro de aveiro que esta a vontade para falar de tdt que quando chegar o verão vai ficar pior com a abertura da propagação , ou eles reduzem a potencia dos emissores e colocam outrs a compensar ou estamos de mal a pior , segundo ele diz que já foram detetadas setenta e tal zonas sombras e vão extalar emissores novos vamos esperar para ver
 
Topo