• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A minha prova pratica-Exame carta de caçador

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Acabei de chegar da formação.. Tal como ja aqui foi dito.. Segurança , segurança segurança, legislação e 1s socorros.. Foi util.

Deu para esclarecer algumas coisas tal como:

So podemos comprar arma com autorização da PSP quer de Classe C ou D.. (isto para armas novas em armeiros) ... Temos de pedir autorizaçao para a marca e modelo pretendido.. Ja temos de saber o que vamos comprar e pedir autorizaçao para essa mm compra..

Podemos comprar a amigos (classe D ) mas so temos 15 dias para fazermos o manifesto da arma.

Depois do curso completo e aprovado na pratica e escrita temos de ir a PSP requerer a LUPA e levar registo criminal (outra vez), etc.. etc... etc... sao uns 10 papeis... Daqui a um ano caçamos... Tanta burocracia... meu deus....

Cumprimentos,
 

bravex1955

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2010
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
Fui hoje a Oeiras à formação, 5 estrelas, não podiam ser mais esclarecedores das nossas dúvidas, agora recomendações segurança, manobras de segurança, e mais segurança, cuidado que se finalizarem uma ordem que tenha terminado com as manobras de segurança e imediatamente a seguir vos mandarem passar a arma a outro colega de exame REPETIR AS MANOBRAS DE SEGURANÇA ATÉ à CENA DE MOSTRAR A ARMA ABERTA OU CULATRA ATRAS DE MANEIRA QUE O PARCEIRO VEJA QUE ESTÁ LIMPA E POSSA RECEBER A ARMA TERMINANDO AS DITAS MANOBRAS DE SEGURANÇA, INSPECÇÃO SEG. FECHO , DISPAROS DE SEG. ETC.
ou seja voltando atras o facto de termos terminado as Man Seg não significa que no instante imediatamente a seguir se nos for dada ordem de passar a outro..repetir Man, Seg, O.k. compreendido
NUNCA EM CIRCUSTâNCIA ALGUMA. RECEBAM UMA ARMA FECHADA DA MÃO DE SEJA QUEM FôR. Nem que caia o Carmo e a Trindade, se quem tenta passar a arma insistir seja com a urgência que fôr nós delicadamente dizemos simplesmente MANOBRAS????
De resto isto dito assim até parece simples vamos a ver como são os testes teóricos????
quem os fizer que diga qualquer coisa. BOA SORTE
 

bravex1955

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2010
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
oi pessoal!!!!

Tive hoje o curso de formação teórica e cívica na psp....não interessa ter o livro antes... Isto é assim. A psp vai contactar-vos via telefone para se dirigirem ao posto de comando da vossa area para irem pagar a respectiva quantia, no meu caso foi categoria c paguei 155,20€ e deram-me o manual....hoje fui ter a formação, fomos desde as 8h30 ate ao 12h30 numa sala a ouvir o que eles têm para nos ensinar e perguntamos algo quando temos dúvidas...de tarde começamos as 14h00 ate as 18h...neste periodo manuseamos as armas de todos os tipos, abrimos fechamos desmontamos tudo,...as vezes que quisesses...só daqui a 20 dias é q vou fazer exame teorico de manaha e á tarde para quem passar de manha faz outro exame sobre manuseamento de armas munições e regras de segurança....e só passado 3 dias é que vou fazer a prova pratica de tiro real... Por isso pessoal tenham calma nao andem a comprar o livro noutro sitio qualquer...

Bem espero ter esclarecido algumas duvidas um abraço e ate breve

não estás ai a inventar uma cena a mais'''
fiquei com a impressão que de manhã é um teórico sobre o manual e à tarde se passarem é um prático de tiro onde se tem que cumprir sem falha nenhuma as regras de segurança, não há mais cenas passados 3 dias?????????
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
não estás ai a inventar uma cena a mais'''
fiquei com a impressão que de manhã é um teórico sobre o manual e à tarde se passarem é um prático de tiro onde se tem que cumprir sem falha nenhuma as regras de segurança, não há mais cenas passados 3 dias?????????

Nao é igual em todos os locais.. Nos em lisboa somos de uma maneira e em portalegre e outros locais é de outra..
 

bmsa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 31, 2008
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
boa tarde pessoal...

entao na guarda é assim, ja recebi ha dias a convocatória para o CFTC (ja tinha postado) e fui ao dito curso ontem, onde de manha 08:30-12:30 levamos com teoria sobre tudo o que está no manual, desde as armas, ao socorrismo, parte juridica, enfim um pouco de tudo. de tarde 14:00-18:00 foi so dedicado a armas e muniçoes, alguma teoria (mais promenorizada do que de manha), no resto da tarde foi manusear armas de todos os tipos, semi-automatica, canos sobrepostos, canos justapostos e uma drilling. fomos logo convocados para o exame, que será dia 28 e 29 deste mes.
o meu é dia 28, e pelo que foi dito será assim: as 08:30 exame teorico com 20 perguntas, quem ficar aprovado vai logo manusear armas simulando precurso de caça e depois tiro real com 15 tiros de caçadeira e 15 tiros de carabina (a tal drilling)

agora é so estudar...

ah, duas dicas:
1- na teórica estudem bem a segurança;
2- na pratica, exagerem bem nos movimentos, tipo espreitar para os canos, ao fexar as armas de bascula levantar bem a coronha (e nao os canos, como acontece as vezes), tem que se deixar o juri com a ideia "epá este tipo sabe o que está a fazer, este movimento nao aconteceu por acaso"....

so me resta desejar boa sorte a todos os candidatos.

cumprimentos
bmsa
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Tenho uma duvida que é a seguinte e nao sei se me podem ajudar.

Na carreira de tiro nunca nos baixamos para apanhar seja o que for que caia ao chao (cartuchos, armas), isto porque quando nos baixamos é porque nos estamos a sentir mal, correcto ??

No entanto no manual no ponto5. diz para nos baixarmos em casa de avaria. e gritar AVARIA com a mao desarmada no AR.

Algo contraditorio nao ?? Entao baixo-me ou nao ??

cumps
 

bravex1955

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2010
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
boa tarde pessoal...

entao na guarda é assim, ja recebi ha dias a convocatória para o CFTC (ja tinha postado) e fui ao dito curso ontem, onde de manha 08:30-12:30 levamos com teoria sobre tudo o que está no manual, desde as armas, ao socorrismo, parte juridica, enfim um pouco de tudo. de tarde 14:00-18:00 foi so dedicado a armas e muniçoes, alguma teoria (mais promenorizada do que de manha), no resto da tarde foi manusear armas de todos os tipos, semi-automatica, canos sobrepostos, canos justapostos e uma drilling. fomos logo convocados para o exame, que será dia 28 e 29 deste mes.
o meu é dia 28, e pelo que foi dito será assim: as 08:30 exame teorico com 20 perguntas, quem ficar aprovado vai logo manusear armas simulando precurso de caça e depois tiro real com 15 tiros de caçadeira e 15 tiros de carabina (a tal drilling)

agora é so estudar...

ah, duas dicas:
1- na teórica estudem bem a segurança;
2- na pratica, exagerem bem nos movimentos, tipo espreitar para os canos, ao fexar as armas de bascula levantar bem a coronha (e nao os canos, como acontece as vezes), tem que se deixar o juri com a ideia "epá este tipo sabe o que está a fazer, este movimento nao aconteceu por acaso"....

so me resta desejar boa sorte a todos os candidatos.

cumprimentos
bmsa

não exagerem no levantar da coronha senão parece que vão dar um tiro no Pé na minha formação avisaram.
 

bravex1955

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2010
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
Tenho uma duvida que é a seguinte e nao sei se me podem ajudar.

Na carreira de tiro nunca nos baixamos para apanhar seja o que for que caia ao chao (cartuchos, armas), isto porque quando nos baixamos é porque nos estamos a sentir mal, correcto ??

No entanto no manual no ponto5. diz para nos baixarmos em casa de avaria. e gritar AVARIA com a mao desarmada no AR.

Algo contraditorio nao ?? Entao baixo-me ou nao ??

cumps

Por aquilo que eu percebi só te baixas em caso de avaria ou se problema saude, não se apanha nada do chão, sem ordem.
boa sorte
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Ja fui a 3 armeiros e todos me disseram que para a Classe D nao precisso de autorizaçao de compra da PSP.. é chegar e comprar e fazer o manifesto depois..

Mas na formaçao disseram que mm para classe D tenho de pedir autorizaçao à PSP...

Sabem se é mm assim ????

cumps.
 

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
Ja fui a 3 armeiros e todos me disseram que para a Classe D nao precisso de autorizaçao de compra da PSP.. é chegar e comprar e fazer o manifesto depois..

Mas na formaçao disseram que mm para classe D tenho de pedir autorizaçao à PSP...

Sabem se é mm assim ????

cumps.

Amigo os armeiros têm razão, não é preciso autorização para comprar uma arma da classe D desde que possuia licença de uso e porte de arma.
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Amigo os armeiros têm razão, não é preciso autorização para comprar uma arma da classe D desde que possuia licença de uso e porte de arma.

Entao porque razao agora no curso me disseram que a primeira vez que compra-se uma arma Classe D tinha de pedir autorizaçao.. So seria necessario na primeira vez... Depois nas outras ja nao.

Muito estranho... Ninguem se entende.. Uns dizem uma coisa, outros dizem outra. Que estranho tudo isto..

Cumps
 

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
Entao porque razao agora no curso me disseram que a primeira vez que compra-se uma arma Classe D tinha de pedir autorizaçao.. So seria necessario na primeira vez... Depois nas outras ja nao.

Muito estranho... Ninguem se entende.. Uns dizem uma coisa, outros dizem outra. Que estranho tudo isto..

Cumps

Só prova que a PSP não está totalmente preparada para esclarecer os caçadores sobre a Lei das armas e andam a dár cursos de formação.
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Só prova que a PSP não está totalmente preparada para esclarecer os caçadores sobre a Lei das armas e andam a dár cursos de formação.

Mesmo agora liguei para um armeiro amigo meu e ele ligou para a policia. Nao é precisso qualquer autorização para compra de arma de Classe D..

É comprar e o armeiro trata de tudo.. Nem o manifesto temos de fazer sequer.. È comprar e esperar pelo livrete da arma em casa..

No curso disseram-me que tinha de fazer o manifesto da arma junto da PSP.. Tanta confusao.. Fico baralhado..
 

Raiuga81

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 6, 2010
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
OI pessoal Fui ontem a exame em VISEU da parte prática... éramos 18 chumbaram 9....uma arrazia... o chefe disse que nunca tinha visto nada assim...bem eu fiz o exame e achei bastante puxado é preciso ler o livro todo bem lido pk o k mais complica é o português das perguntas que lês uma vez e n percebes bem o k estão a perguntar..a sério estudem bem...depois fiz a pratica de reconhecer 3 armas, depois tive de de escolher uma munição para cada uma delas, depois tive de armar a arma e desarmar...atenção que eles costumam colocar um papel dentro dos canos. depois disse para começar um percurso de caça (andar pela sala)...nisto disse INSPECÇÃO eu tive de descarregar arma e afastar-me para tras, dp mandou-me prosseguir a caçada e tinha uma cadeira que ele disse que era um muro, tive de proceder as manobras de segurança passar para o lado de lá da cadeira....dp mandou-me arrumar a arma numa bolsa...ATENÇÃO AO ALUQUETE...agora dia 25 vou dar tiro...

pessoal espero k tenha ajudado

abrç
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
OI pessoal Fui ontem a exame em VISEU da parte prática... éramos 18 chumbaram 9....uma arrazia... o chefe disse que nunca tinha visto nada assim...bem eu fiz o exame e achei bastante puxado é preciso ler o livro todo bem lido pk o k mais complica é o português das perguntas que lês uma vez e n percebes bem o k estão a perguntar..a sério estudem bem...depois fiz a pratica de reconhecer 3 armas, depois tive de de escolher uma munição para cada uma delas, depois tive de armar a arma e desarmar...atenção que eles costumam colocar um papel dentro dos canos. depois disse para começar um percurso de caça (andar pela sala)...nisto disse INSPECÇÃO eu tive de descarregar arma e afastar-me para tras, dp mandou-me prosseguir a caçada e tinha uma cadeira que ele disse que era um muro, tive de proceder as manobras de segurança passar para o lado de lá da cadeira....dp mandou-me arrumar a arma numa bolsa...ATENÇÃO AO ALUQUETE...agora dia 25 vou dar tiro...

pessoal espero k tenha ajudado

abrç


Diz ai algumas perguntas que sairam para termos uma ideia.

abraço
 

Raiuga81

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 6, 2010
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
olha saber bem:
-O q são armas de acção dupla, acção simples, semi-automática e automatica...
-Saber que as armas b1 têm de fazer novamente este curso daqui por 5 anos e as armas C e D só de 10 em 10 anos. saber o k entendes por transporte de arma? as respostas são manhosas pk uma dizia se era trazer arma ctg descarregada e.... ou se era transferir a arma descarregada e....esta é a k tava certa.
-A licença C serve para q armas? atenção so esta certa se tiver na resposta as C D e E, naquele caso não havia nenhuma completa logo todas as opções estavam erradas...
-Quando é k deves fazer as manobras de segurança?
-Quando é k se pode proceder a cassação da licença? alcool subst. estupfacientes, psicotrf
-

o problema não são bem os temas mas sim o portugues da pergunta bem como as respostas serem mt semelhantes e se n sabes bem parece k podem ser todas as opções..

bem n me lembro de mais nada espero ter ajudado
 

bravex1955

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2010
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
olha saber bem:

o problema não são bem os temas mas sim o portugues da pergunta bem como as respostas serem mt semelhantes e se n sabes bem parece k podem ser todas as opções..

bem n me lembro de mais nada espero ter ajudado

TENTA ver se te lembras de mais perguntas, essa cena do teste teorico está-me a cheirar a pólvora queimada, na formação são fixes, muito fixes mesmo, mas esse teste teórico com tantos chumbo 18 para 9 chumbos ,
vê se te lembras de mais perguntas,
já agora cuidado nas manobras de segurança, anda aí uma grande caldeirada ninguém fala dos disparos de segurança etc, vejam as manobras de segurança todas e mostrem que sabem, se conseguirem passar no teórico.
NÃO RECEBAM ARMAS FECHADAS DA MAO DE SEJA QUEM FOR......
SE ALGUÉM INSISTIR EM PASSAR ARMA FECHADA CHUMBAM OS DOIS.....
O QUE ENTREGA E O QUE RECEBE.....
BOA SORTE
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
TENTA ver se te lembras de mais perguntas, essa cena do teste teorico está-me a cheirar a pólvora queimada, na formação são fixes, muito fixes mesmo, mas esse teste teórico com tantos chumbo 18 para 9 chumbos ,
vê se te lembras de mais perguntas,
já agora cuidado nas manobras de segurança, anda aí uma grande caldeirada ninguém fala dos disparos de segurança etc, vejam as manobras de segurança todas e mostrem que sabem, se conseguirem passar no teórico.
NÃO RECEBAM ARMAS FECHADAS DA MAO DE SEJA QUEM FOR......
SE ALGUÉM INSISTIR EM PASSAR ARMA FECHADA CHUMBAM OS DOIS.....
O QUE ENTREGA E O QUE RECEBE.....
BOA SORTE



Os disparos dao-se ou nao ???? Na formaçao disseram que sim.. Que fechamos a arma e damos 2 tiros pa zona de segurança.
 

bravex1955

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2010
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
Os disparos dao-se ou nao ???? Na formaçao disseram que sim.. Que fechamos a arma e damos 2 tiros pa zona de segurança.

Claro que os tiros de segurança tem que ser dados para desarmar o mecanismo de disparo antes de passar a arma ou de a guardar, sempre com a arma apontada em direcçao segura .
cuidado que se for uma carabina só de um cano só dás um tiro de segurança
 

dutoyo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2010
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal, fiz ontem o exame das 20 perguntas, o manuseamento e identificação de armas e passei.
Não achei difícil, as perguntas que saíram eram do género das que por aqui já vi, com um bocado de estudo fazia-se!!
Vamos agora a carreira de tiro, quem já fez pode dar umas ideias do que vamos fazer e como vamos ser avaliados!?
Cumprimentos
 
Topo