• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A minha prova pratica-Exame carta de caçador

stieve108

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
353
Gostos Recebidos
0
Peço a todos aqueles que ja fizeram exame para Carta de Caçador, que descrevam aqui a sua prova prática.

Aminha foi assim;
O exame prático

Entrei na sala e mandaram-me tirar um cartão, disseram que era o Nº do meu teste.
Vá ali para ao pé do armeiro.
Identifique a carabina de caça. Eu que nunca tinha visto nenhuma estava ao lado uma carabina de pressão de ar e eram mesmo muito parecidas, espreitei as bocas dos canos e vi que a pressão do ar era mais estreita, visto que uma era 4,5mm a outra de caça tinha de ser mais larga, qualquer coisa como 7mm, acertei, è lógico.
Depois disse ele, identifique a espingarda de canos justapostos. Muito fácil.
Logo a seguir, de identificar as duas armas mandaram-me escolher uma arma da minha preferência. Escolhi a espingarda de canos sobrepostos. Já que era a mais fácil, para mim.
Agarrei-a pelo fuste com a mão esquerda levantei-a e agarrei de seguida com a mão direita à coronha pelo punho e com os canos para o ar dei um passo à retaguarda para me afastar ligeiramente do armeiro e da parede para me dar espaço de puder abrir a arma, verifiquei se estava em modo de segurança, virei os canos para o chão e com cuidado abri-a descendo a coronha. Espreitei de seguida para dentro dos canos até ver o chão de que cor era.
Então dirigi-me para a mesa do júri com a arma aberta e os canos virados para o chão ligeiramente em direcção contrária deles.
Um deles disse: você escolheu uma espingarda caçadeira de canos sobrepostos calibre 12, com câmara de 70mm, escolha um cartucho para caçar javali. De dento da caixa onde estavam bastantes cartuchos de todos os calibres fácil encontrei a bala de calibre 12.
E disse eu ao júri, que para a caça ao javali tem de ser esta bala. Ele respondeu, carregue a arma e já meias costas voltadas para a mesa de júri, voltei a espreitar os canos, fechei e abri a arma para ver se fechava bem, carreguei a arma e pus em segurança.
Mal acabei esta operação um deles disse, vá pôr ai diante à caça. Fui com a boca dos canos voltados para o ar, só tive espaço para dar 4 ou 5 passos, ele disse,pare do seu lado esquerdo está um ribeiro, você tem de o passar (estavam 2 sacos das armas no chão 1 de cada lado a fazer de ribeiro).
Abri a arma, tirei a bala meti-a no ao bolso avancei o dito tal ribeiro para o outro lado, espreitei o interior dos canos até ver o chão, para ver se os canos estavam obstruídos, carreguei a espingarda e fechei-a e coloquei em segurança, logo de seguida um juiz disse, ponha lá a arma no armeiro, abri de imediato a arma, tirei a bala, dirigi-me ao armeiro coloquei a arma lá no sitio e fui levar a bala em mão ao júri
E mandaram-me sair. No final disseram-me que tinha passado
 

masouto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
81
Gostos Recebidos
0
a minha prova pratica foi muito parecido deve ser tudo igual:Espi06: :Espi06:
cumps
masouto:spi70[1]:
 

stieve108

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
353
Gostos Recebidos
0
Cuidados a ter na prova prática.

● Escolher uma arma de báscula, é mais fácil de fazer as operações de segurança.

● Quando pegar na arma verificar se está a colocar na posição de segurança.

● Abrir a arma – com canos virados para baixo, baixar a coronha.

● Espreitar para dentro dos canos ver se estão obstruídos, as vezes metem papéis e rolhas lá dentro. Espreitar bem até ver o chão, os dois buracos no chão. Se estiver alguma coisa dentro dos canos, dizer ao júri que estão obstruídos e pedir uma vareta, a desobstrução faz-se a introduzir a vareta pela boca dos canos, nunca pela câmara.
(Atenção regras básicas na página 115-118 no manual.)

● Efectuar estas manobras com a arma ao contrário do júri, nunca, mas nunca virar os canos para o júri, quando for com a arma á mesa do júri nunca virar os canos para lá, dirija-se sempre com a arma aberta e ao contrário deles, se possível efectuar as manobras de meias costas voltadas, mas que eles vejam que está a fazer as manobras todas e corretas.

● Saber identificar os cartuchos e o nº de chumbo e calibres. O número do chumbo está escrito ao cumprido do invólucro e o calibre na capela.

● Quando o júri mandar caçar, saber qual é o número de chumbo a utilizar na caça menor e na caça maior.

● Quando for à caça caminhar com os canos voltados para o ar, a arma em segurança e o dedo fora do gatilho.
(Ver a minha prova prática.)


Pode surgir outra situação:

O júri diz: está aí um agente da autoridade.
Pára, confirmar a segurança da arma, abrir a arma tirar os cartuchos, colocar a arma aberta no chão e recuar dez passos da arma.
Quando vos mandar avançar, voltar a ver se os canos se estão obstruídos, introduzir os cartuchos, colocar em segurança e avançar para a caça com o dedo fora do gatilho.

Praticar, praticar e praticar mais

Praticar em casa, nunca esquecer, segurança e mais segurança e sempre segurança.

Para o ano que vem a prova prática é num campo de tiro.
Estudar, estudar e estudar cada vez mais, quem não estiver preparado para ir em Abril pode adiar mais 30 dias.

A segurança é o mais importante nesta prova, nunca mas nunca descuidar a segurança.
:Espi27: frango

Boa sorte
Saudaçoes cinegeticas

Peço a quem fizer exame se sair alguma coisa diferente colocar aqui no forum, assim estamos sempre actualizados.
 

tira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 29, 2006
Mensagens
36
Gostos Recebidos
0
so uma pergunta quando te mandam avançar para ires caçar ai tens sempre de levar a arma com os canos virados para cima ou tambem podes levar virados para baixo??


cumps tira :espi28:
 

stieve108

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
353
Gostos Recebidos
0
so uma pergunta quando te mandam avançar para ires caçar ai tens sempre de levar a arma com os canos virados para cima ou tambem podes levar virados para baixo??


cumps tira :espi28:



Tambem podes levar os canos para baixo, mas em termos de segurança, é mais seguro para o ar, porque não há ricochete.

Ter em atenção, muita atenção, nunca virar os canos para os lados.

cumps
 

Marco Reis

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
138
Gostos Recebidos
0
ola a todos!!!

A minha prova pratica-exme para a carta de caçador foi +/- assim:

Entrei na sala onde estavam sentados dois membros do juri, mandaram-me escolher um cartão... tinham varias com o numero voltado para baixo....

em seguida escolhi e mandaram ir ate ao armeiro e identificar uma arma semi-automatica...escolhi a arma peguei e tive de fazer as normas de segurança....eu puxava a culatra mas esta n ficava aberta, então carreguie num pistão que a arma tinha por baixo..e carreguei, para ela desarmar o gatilho para ela ja ficar em cima.....nunca neste caso carregar no gatilho para ela desarmar mas sim no pistão que elas tem.. como eu fiz....


depois espreitei se tinha algum cartucho...não tinha então voltei a arma para cima e pus o dedo dentro da culatra e espreitei pela ponta do cano.... ai disse um membro do juri que estava a minha beira... "muito bem sim senhor"

eu disse: "ja esta" "que quer que faça agora??"

ele disse: "coloque a arma novamente no armeiro"

voltei a fazer as normas de segurança" e coloquei a arma no armeiro...

emseguida mandaram me escolher um cartucho para ir a caça ao coelho... tinha em cima da mesa varios tipos de cartuchos balas.. ia desde cartuchos normais de calibre 12,20,16 tinha cartuchos zagalote, balas para carabinas balas de revolvers entre outos.... verifiquei o calibre o jumero do chumbo e disse " e este que escolho"

Atenção aqui tem de escolher um cartucho correcto caso contrario Xumbo certo.... podem pegar nos cartuchos a vontade e so quando quizerem algum dizem e este...

ele disse "muito bem"

"agora va ao armeiro e escolha uma arma a seu gosto para ir caçar"

fui ao armeiro e escolhi uma arma de canos sobrepostos.. aki aconselho este tipo de armas para ser mais facil tirar o cartucho.. pois durante o exame vão ter de andar a cumprir as normas de segurança e ter de tirar o cartucho da arma e ao ter uma arma semi-automatica podem ao tiraro cartucho voltar a arma para o juri sem querer, visto que estas armas são mais complicadas de tirar o cartucho para quem n esta habituado...

então fiz as normas de segurança abri a arma olhei pelos canos travei e destravei a arma e n fim traveia novamente.( atenção tem que se andar sempre com a arma travada durante o exame pois podem pegar por causa disso)


e fui ate ao pe deles ele disse "carregue a arma e pense que esta a começar a caçar....."

claro que o cartucho estava carregado mas n tinha o fulminante a pessinha do cartucho onde o percurtor pica para disparar.

carreguei a arma fui a ponta da sala onde estavam uns sacos das armas no chão.. então ele disse tem ai um obstaculo pode ser uma parede um rego ou algo do genero tem que passar para o lado de la. atravesse.

ai abri a arma retirei o cartucho espreitei para os canos e atravessei os sacos... depois ele disse "recomece a caçar" fiz as normas de segurança espreitei pelos canos travei e destravei a arma voltei a travar carreguei a arma e segui e le disse acabou o dia de caça dirigime ao armeiro mas contornei os sacos pra nao ter de repetir o processo retirei os cartuchos fiz as normas de segurança e posei a arma no armeiro.. ele disse para ir junto dele la fui eu...

ele começou a rir e disse" Esta aprovado" deume o papel e eu cumprimenteios sai da sala todo contente e fui beber uns canecos com alguns clegas meus que tinhamos ido a exame..

foi assim o meu exame.............

espero que corra tudo bem a quem va a exame.......

abraço a todos
 

tira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 29, 2006
Mensagens
36
Gostos Recebidos
0
boas... foste hoje? gostava que me explicases ali a parte da semi-automatica como espreitar la para dentro do cano...



cumps tira
 

pintas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 9, 2006
Mensagens
373
Gostos Recebidos
0
boas
o meu primeiro exame pratico foi mais ou menos tudo igual , tive que identificar uma arma de caça grossa , de seguida disseram-me para escolher uma arma e um cartuxo para ir caçar perdizes , mandaram-me passar o ribeiro no fim disto tudo dissera-me para pousar a arma no armeiro.
No fim quando chamaram os examinados todos para dar os resultados disseram-me que tinha reprovado,tinha feito tudo bem só que ao pegar na arma quando sopostamente ia caçar devia ter verificado de imediato se a mesma estava carregada , o que fiz só quando estava em frente dos juris .
:Espi61: :Espi42:

Deram-me ipotesse de fazer novo exame (teorico e pratico )por ter reprovado com mais de 75% do exame correto, o que eu aceitei como é obvio.

passadas duas semanas fiz o exame (Teorico e pratico) , quando chamaram os examinados do exame pratico (só faziam o exame pratico os que passasem no teorico) disseram que tinhamos passado todos (5) e referiram-se a um individuo e disseram-lhe que que ele tinha feito tudo bem com excepçao de supostamente ter ido caçar com o cano da arma obestruido (arma semi automatica) mas que tinha passado por ter sido o ultimo exame do ano .

:espi29: :Espi37: :Espi37: :unfair:

fiquei revoltado mas nao me adiantou nada , o que eu queria ja tinha na mão
é caso para dizer ha "cães" com sorte .
:Espi35: :Espi35:
 

Marco Reis

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
138
Gostos Recebidos
0
boas... foste hoje? gostava que me explicases ali a parte da semi-automatica como espreitar la para dentro do cano...



cumps tira

amigo ja fui faz dia 11 de Maio 2 anos.... foi em s torcato.... perto de penafiel..


ixo de espreitar para dentro do cano e o seguinte....

pegas na arma que esta no armeiro.. tentas abrir a culatra. se n abrir carregasno pistão que tem por baixo isto numa p.beretta. dp puxas a culatra e ela ja fica em cima... dp pousas a coronha no chão ficando a arma virada po ar!!! cuidado para n virares a arma po juri...depois com a arma pousada com a coronha no chao e o cano voltado para o ar colocas um dedo dentro da culatra e ao mesmo tempo espreitas pelo cano de forma a conseguires ver o teu dedo isto para que tu possas ter a certeza que o cano da arma n esta obstruido e que n tem nenhum cartucho....e isto simplesment...

isto de meter o dedo na arma e espreitar pelo cano e so pa armas semi-automaticas


se quizeres mais informações diz que eu tento-te explicar...

abraço fica bem :GForumfixe:

e Boa Sorte
 

tira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 29, 2006
Mensagens
36
Gostos Recebidos
0
obrigado pela explicação a minha duvida tambem surgiu porque no livro diz que "nao deve apontar a arma para ninguem" e no fim apontamos para nos proprios...

cumps tira
 

jeka

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 8, 2008
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Hoje recebi a convocatoria da DGRF. O exame pratico vai ser feito na PSP!!! Depois de ter uma formaçao de 6 horas... Vamos la ver o k e k inventão mais ;)
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Tambem podes levar os canos para baixo, mas em termos de segurança, é mais seguro para o ar, porque não há ricochete.

Ter em atenção, muita atenção, nunca virar os canos para os lados.

cumps

Para o ar também podes lesar alguém. :Espi06:
 

jeka

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 8, 2008
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
O profesor disse hoje na aula, k na PSP vamos ter 3 provas....
1 -teorica, 1 practica, 1 no campo de tiro:shy_4_02: !!!!
 

serras.joao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 11, 2008
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Exame caçador

Também fui notificado para ir a exame dia 23 de Abril. Estou com receio pois não fui a nenhuma aula e só li uma vez o livro. Até lá espero estudar mais. Vi alguns exames e vai-se ao pormenor. Depois ponho-me a pensar: ou é oito ou oitenta. Antes não era preciso exame para carta de caçador. hoje em dia é a dificuldade que é. Penso que o pessoal que tem carta via exame será 0,0001 % do pessoal que tem carta de caçador, e gostava de saber se eles sabem um terço do que vem no livro.

Faz-me lembrar o Calimero. é uma injustiça pois é.

Queixumes ao lado, VAMOS A ISTO.
 

oscarfrig

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Abr 22, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
exma de caça

vou hoje a exme podes-me ajudar?

preciso de fazer alguns textes,onde posso arranjar?
 

soba60

GF Prata
Entrou
Mar 19, 2008
Mensagens
149
Gostos Recebidos
0
ja agora oscarfrig diz se ficas-te bem a malta gostava de saber:Espi43:Cerveja Gforum
 

diogoinox

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 7, 2008
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
pois agora o teste pratico é na psp eu passei ontem a teoria agora nao fasso a minima ideia como vai ser na psp...
 
Topo