• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Impedir quadro de disparar-Máquina de soldar

ARPcPro

GF Bronze
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Hello pessoal,

Emprestaram-me uma máquina de soldar antiga (140 ou 160A). Como teste experimentei soldar uma colher de pedreiro dos chineses que se separou do cabo. O problema é que correu muito mal. Não consegui soldar nada, os electrodos colavam logo, com o filtro da mascara para baixo não consigo ver o que estou a fazer para começar a soldar, enfim...

O pior foi que quando os electrodos colavam a máquina fazia disparar o quadro eléctrico. Fez isso 4 ou 5 vezes e na vez seguinte quando fui ligar o quadro já não tive luz em casa. Tive de ligar para as avarias da EDP e passado umas horas lá veio um técnico que abriu com um martelo e chave parafusos uma caixa inviolável de há aqui por cima do quadro e trocou lá qualquer coisa. Esse técnico até perguntou se nós estávamos a usar aparelhos de muita potência quando a luz se apagou.
Ainda voltei a tentar soldar novamente, mas o electrodo voltou a colar e o quadro disparou. Depois disso não tentei mais e os meus pais ainda me ralharam porque não queriam ficar sem luz outra vez.

Por isso eu precisava de saber como posso usar a máquina sem que dispare o quadro?
Talvez ligando a máquina á corrente mas a passar por alguma tripla com disjuntor. Que especificações deveria ter?
Há mais alternativas sem ser aumentar a potência do quadro (e passar a pagar ainda mais á EDP)?
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Axo que isso tem a ver com os dijuntores, sao de poucos amperes depois vai a baixo...
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
isso em a ver com o Interruptor diferencial de entrada é fraco em amperes,o da companhia por isso atira com o fusível abaixo.
 

ARPcPro

GF Bronze
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Axo que isso tem a ver com os dijuntores, sao de poucos amperes depois vai a baixo...

Os disjutores do quadro são fracos ok. Então para eles não irem a baixo tenho de instalar por exemplo um disjuntor ainda mais fraco na tomada onde ligo a maquina de soldar, certo?
Assim só o disjuntor junto á maquina de soldar é que iria a baixo (quando o eléctrodo cola e põe a máquina em sobrecarga).


isso em a ver com o Interruptor diferencial de entrada é fraco em amperes,o da companhia por isso atira com o fusível abaixo.

Ah, então foi por isso que daquela vez fiquei sem luz definitivamente. Há alguma coisa que eu possa fazer para evitar que isso volte a acontecer e esse fusivel se estrague?
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas
há varias dicas ,mas nao se pergunta a quantos amp. está regulado o diferencial da edp.

o ap. de soldar é de induçao ou inverter!

outra situaçao sabe soldar!

de quantos milimetros é o eletrodo que pareçe ter cola.

cump.

marques 1956
 

ARPcPro

GF Bronze
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela respostas.

Não tenho a certeza para quantos amps está regulado o diferencial da edp. Isso dá para ver na conta da luz?

A máquina de soldar já tem anos e não era minha. As inverter são as novas, por isso esta quase de certeza que não é inverter.

Não sei soldar e com isto a rebentar o tal fusível nunca irei aprender. Li umas dicas na net, umas páginas com fundamentos de solda e estas foram as primeiras tentativas numa peça de teste.

O electrodo tenho de confirmar o tamanho, mas era dos mais grossos (de 3mm penso eu). Havia uns fininhos que não testei. Eu deixei-os secar durante uns dias porque estavam todos humidos onde tinham sido guardados.
Eu tentei passar na peça o mais de leve possível, mas assim que se iniciava o arco aquilo colava logo. Nem cheguei a conseguir unir nada, nem soldar 1 cm que fosse.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiro

sao eletrodos um pouco Grossos, o máximo de rendimento nesse ap. que poderias ter seria c, eletrodos de 2,5m. em corrente monofásica porque esse ap. tambem pode funç. em corrente trifásica e aí ja tem mais força, mas se nao estás dentro do assunto mais vale nao arriscares.
 

ARPcPro

GF Bronze
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Estive hoje a ver os electrodos e confirmei que são indicados para esta máquina. Não sei onde fui buscar os 3 mm que disse acima.
Os que há em maior quantidade e que eram mais frequentemente usados na maquina dizem "50/90A =/~Typ Metallit SE60" e foi com estes que experimentei. Há outros finos "Numal/E6013" que não testei mas parecem ser de 2 mm. Depois há uns mais grossos cor de ferrugem "832 MV".

A máquina é uma CEM Italy - Caida 145. AMP 145 | K... 0,6:3,3 | Amp 35:145 | Amp 85 50% | Volt 11º 48 . Comecei por pôr a regulação a meio mas como o electrodo colava posteriormente deixei-a sempre no maximo (145) porque li que o electrodo derretia melhor.

No quadro da luz tenho 3 disjuntores (G 10A 380V), 1 disjuntor (25A S 380V), 1 (16A 380V) e um mais em baixo que é o geral (G 25A 380 V).

Agora que confirmo que os electrodos são adequados, o que posso fazer?
 
Topo