• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

freenas - detectar disco ide

killerdoxy

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2010
Mensagens
290
Gostos Recebidos
2
Boa tarde,

Não sei se é o sítio correcto.

Desde já agradeço a pessoas que antes aqui em ajudaram noutras ocasiões.

O meu problema é que tenho um Pentium3 e dois discos IDE um de 2Gb em Master outro e 160Gb em Slave.

Na instalação do freenas 8.03 são ambos detectados e dá para instalar em qualquer um (está no de 2Gb neste momento)

O que se passa é que depois de instalado ele arranca o freenas e pede para montar o disco. mostro aqui um link que encontrei parecido no youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=T4c_MHe2Z...re=mh_lolz

Algém em consegue ajudar?

Obrigado
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
qual é a board, ela aguenta um disco de 160gb?, ja tentou mudar o jumper e limitar o disco a metade=?
 

killerdoxy

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2010
Mensagens
290
Gostos Recebidos
2
Boa tarde,

O disco é detectado perfeitamente, e sempre funcionou e funciona nestepc, com linux e windows xp, e o proprio freenas detecta.

A questão é que apos a instalacao do freenas no disco de 2Gb ou ate mesmo no de 160 ele no fim pede para montar o disco... E está tudo bem nos jumpers..

já me disseram para activar a opçao do raid, mas é um pc antigo a bios nao tem essa opçao..
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Boa tarde,

O disco é detectado perfeitamente, e sempre funcionou e funciona nestepc, com linux e windows xp, e o proprio freenas detecta.

A questão é que apos a instalacao do freenas no disco de 2Gb ou ate mesmo no de 160 ele no fim pede para montar o disco... E está tudo bem nos jumpers..

já me disseram para activar a opçao do raid, mas é um pc antigo a bios nao tem essa opçao..

pra isso trabalhar tem de instalar uma controladora Raid pci
 

killerdoxy

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2010
Mensagens
290
Gostos Recebidos
2
Desde já o meu obrigado...

Mas onde arranjo isso e como faço isso? refereste a isto: h**p://www.ebay.com/itm/VIA-VT6421-3-SATA-IDE-Serial-ATA-RAID-PCI-Card-HDD-/400285387217?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5d32de49d1
Poderias me explicar melhor?
(os dois discos são IDE)

Se for isso a bios vai reconhecer bem? é uma board intel para pga370 que até a bios é em português....

Obrigado
 
Última edição:
Topo