• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[Ajuda] Zon Cabo + Dream por satélite

Jhdb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2012
Mensagens
474
Gostos Recebidos
0
Boas amigos, tenho aqui uma situação caricata e requeria a vossa ajuda para está situação...

Bem, para começar posso adiantar que tenho Zon Cabo e o sistema está todo montado o cabo chega a minha casa entra num repartidor (1 entrada, 1 saida e 1 TAP(divisor de sinal)), sendo que a saida TAP vai distribuir para outro repartidor que vai distribuir para o resto das TV's.

A minha ideia é usar um misturador de sinal para meter o sinal da antena e do zon cabo.

Queria convergir os dois sinais em um cabo de forma a o sinal do cabo da zon e da dream, que vai estar ligada ao satelite, serem distribuídos pelas Tv's da minha casa. No fim sincronizava as Tv's e em vez de ter aquele canal 5, tinha o canal 39 e o resto dos canais da zon cabo que tenho distribuidos pela casa toda.

Será isto possível?

Se sim, qual o misturador que devo comprar e onde?


Cumprimentos a todos.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Em 1º lugar, tens que ter um modulador para converter o sinal de vídeo e áudio da Dream numa frequência de RF e que tenha um nível de saída pelo menos igual ao sinal dos canais de cabo. Só depois podes "misturá-los".

Em 2º lugar, o ideal seria que o sinal da Zon viesse sem interrupções até ao sítio onde vai ficar o modulador, para fazer a mistura aí, e depois irem os canais todos juntos para o resto da distribuição. Para isso terias que passar mais um cabo para levar os sinais já misturados até ao repartidor que dá para o resto da casa.

Em 3º lugar, tens que ver quais os canais que a Zon não utiliza aí nessa zona (ter em atenção as frequências digitais, que não aparecem numa busca num televisor analógico mas que estão lá), pôr o modulador num desses canais e esperar que não haja interferências. Se houver, é ir experimentando outro dos canais livres até encontrar um em que a imagem fique boa.

DX2
 

Jhdb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2012
Mensagens
474
Gostos Recebidos
0
Em relação a primeira questão, ja tenho um modulador para converter, o modulador que na altura utilizava quando tinha tv cabo por satelite, isto prai a 4-5 anos, não sei é se ele vai ter uma saída igual a dos cabos, mas se antes dava, agora também deve dar ( tinha o tal canal 5 espalhado pela casa toda).

19042012061 edit.jpg


A segunda questão, o sinal da zon vêm sem interrupções até o sitio onde está o modulador, ou seja, posso ligar o cabo que sai do modulador(antena) e o cabo da zon num misturador sem que exista repartidores entretanto.
So tenho que ter um cabo a mais para levar o sinal até o primeiro repartidor.
Em suma tinha de ligar o cabo da antena à dream, esta que vai estar ligada ao modulador, sendo que este vai estar ligado ao mesmo distribuidor que o cabo da zon está ligado...

O distribuidor deve ser tipo este?


A terceira questão é a única que não sei ver, como faço para saber quais os canais que a zon não utiliza?
Eu ja tenho o modulador, mas acho que ele é tipo fixo para aquela frequência, e tenho de ter a sorte de não coincidir com uma frequência já utilizada.

Não há risco de sobrepor a frequência da internet? Acho que a net também vêm no cabo da zon numa frequência.

A minha grande questão é se pode mesmo resultar, misturar o sinal e darem os dois :)


Obrigado pela resposta.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Estás a complicar uma coisa aparentemente simples. Não precisas de nenhum combinador, misturador ou outro acessório qualquer. Basta ligar o cabo da Zon na entrada do modulador e a saída deste é que vai para as tomadas/pontos de ligação. Podes ter que meter alguma amplificação para a parte mais afastada da instalação porque esse modulador só debita entre 65 a 70dB e, com as perdas de distribuição e/ou tomadas pode não chegar.

Para saberes quais os canais analógicos da Zon que estão livres basta teres uma TV que indique o canal ou a frequência no menú de sintonia. Para saberes quais as frequências digitais que estão a ser usadas terás que ter uma Zon box. Se não tiveres, também não precisas de as saber porque não vão ser utilizadas. O que pode acontecer é o canal do modulador cair em cima duma delas. Se a imagem do canal da Dream não estiver em condições é porque essa frequência está ocupada.

Não te preocupes com a frequência da Netcabo porque ela está fora da banda de televisão.

Quanto ao modulador, ele não é de frequência fixa. Na parte de trás tem um micro-switch e uma tabela com os códigos para cada frequência. Podes modificar o canal caso o escolhido esteja a ser interferido ou a interferir com a Zon.

DX2
 

Jhdb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2012
Mensagens
474
Gostos Recebidos
0
Tipo basta ligar o cabo da zon ao modulador , a antena na dream, e a entrada scart do modulador na dreambox e já está? Tenho de puxar um cabo da saída do modulador para o repartidor principal.

Tenho de ver se preciso de preciso do tal amplificador, é uma questão de testar, mas se usar só consigo usa-lo logo depois do modulador.
Tenho esta peça, não sei ao certo se isto é o amplificador que falas:


23042012067.jpg

Mas tipo nem preciso de ver quais as frequências digitais e analógicas ocupadas, só tenho mesmo que indo mudando o micro switch até acertar numa frequência que não tenha interferência nenhuma...certo?

Obrigado pela ajuda
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Tipo basta ligar o cabo da zon ao modulador , a antena na dream, e a entrada scart do modulador na dreambox e já está? Tenho de puxar um cabo da saída do modulador para o repartidor principal.
Exacto.

Tenho de ver se preciso de preciso do tal amplificador, é uma questão de testar, mas se usar só consigo usa-lo logo depois do modulador.
Tenho esta peça, não sei ao certo se isto é o amplificador que falas:


Ver anexo 100504
É mesmo depois do modulador que o amplificador deve ser usado mas só caso seja necessário, senão podes piorar a qualidade de todos os canais, por excesso de sinal.
Isso que mostras na foto é um alimentador. O amplificador a que me refiro é mais conhecido como amplificador de vivenda ou de interior.

Mas tipo nem preciso de ver quais as frequências digitais e analógicas ocupadas, só tenho mesmo que indo mudando o micro switch até acertar numa frequência que não tenha interferência nenhuma...certo?
Também pode ser assim, mas se soubesses à partida quais os canais que não estão ocupados escusavas de perder tempo com tentativas. Era logo pela certa.

DX2
 

Jhdb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2012
Mensagens
474
Gostos Recebidos
0
OK.

Ok, já sei que se precisar de um amplificador tenho de ir comprar um...
O alimentador devia ser usado para a minha antiga antena dos 4 canais nacionais, não preciso dele para nada agora, acho.


Ok, eu vou confirmar então quais as frequências, obrigado pela ajuda :)

Vou ter tv por cabo e por parabolica, hehehe
 
Topo