• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Problema com sinal digital - várias questões

lferreira88

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 21, 2012
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
OLá pessoal.

Já li bastantes posts sobre as perguntas frequantes e situações que aconteceram com outros utilizadores do forum, no entanto tenho ainda algumas perguntas a fazer e expor a minha situação.

Desde já, gostava que alguém me disse-se se o tipo de descodificador de tdt tem ou não alguma relação com a qualidade de sinal que chega até á tv. Se tem qual?

Relativamente à minha situação: moro no conselho de Ansião (Leiria), e disto cerca de 20km do emissor de tdt (alvaiazere). Como moro num local alto, para a recepção de sinal analógico nunca precisei de uma antena exterior, bastanto apenas uma das pequenas em cada uma das tv. Pensei então que, devido a esta localização, seria também fácil conseguir o sinal digital. Em março comprei uma antena exterior, com alimentação e permitia chegar até aos 40dB. Liguei o tdt, e conseguia apanhar o sinal. tinha apenas 70% de qualidade (o que fazia as vezes a imagem parar), mas era possível ver todos os canais.

Recentemente, a partir de Abril, nunca mais consegui apanhar uma boa qualidade de sinal.

Terei agora de comprar uma antena exterior. Será que me podem ajudar explicando, a necessidade que terei de dB na antena? Para perceber que antena é que se ajusta para a minha necessidade.

E já agora, vi muitas vezes falarem em qualidade e intensidade. Percebo que a qualidade é a quantificada no tdt, mas e a intensidade? como se mede?

Por fim, acrescento mais uma situação que aconteceu com dois familiares. Estive em suas casas, instalei o descodificador, e as antenas são antigas, mas já tem a recepção de sinal digital. No entanto, a qualidade é muito baixa e não ultrapassa os 50%. Há algo que se possa fazer nestas situações? O problema será de a antena ser antiga? (ou do descodificador como perguntei em cima?).
Terá de se utilizar uma nova antena?

Espero que alguém me possa ajudar.

abraço!
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Fazes uma serie de perguntas que estou a verme grego para as entender


OLá pessoal.



Desde já, gostava que alguém me disse-se se o tipo de descodificador de tdt tem ou não alguma relação com a qualidade de sinal que chega até á tv. Se tem qual?


abraço!

Sinal que chega á tv ? sinal de video? será? A melhor qualidade é quando é feita a ligação por HDMI


Depois dizes que tens uma antena exterior com amplificaçaõ e tens que comprar outra exteriror?
Dizes que apanhas com uma antena interior e depois compraste uma antena exterior com amplificação?

Se tens bom sinal compra uma antena exterior de 3 eixos e não coloques qualquer tipo de amplificação, estas antenas, normalmelmente tem um mer elevado

Quanto ao teu familiar isso pode ser muita coisa, antena, localização da antena, cabos etc. como não dizes qual é a antena?
 
Última edição:

lferreira88

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 21, 2012
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Fazes uma serie de perguntas que estou a verme grego para as entender




Sinal que chega á tv ? sinal de video? será? A melhor qualidade é quando é feita a ligação por HDMI


Depois dizes que tens uma antena exterior com amplificaçaõ e tens que comprar outra exteriror?
Dizes que apanhas com uma antena interior e depois compraste uma antena exterior com amplificação?

Se tens bom sinal compra uma antena exterior de 3 eixos e não coloques qualquer tipo de amplificação, estas antenas, normalmelmente tem um mer elevado

Quanto ao teu familiar isso pode ser muita coisa, antena, localização da antena, cabos etc. como não dizes qual é a antena?

Já vi que o texto ficou um pouco confuso.

O que queria saber é:
1. Se o descodificador, pode estar relacionado com a qualidade de sinal. Já conclui que sim. Também li hoje em outros posts que isso acontece. Comprei um descodificador dos mais baratos e comparei com um lcd marca LG. No lcd o sinal está "bom" e constante, e no descodificador, quando estou a ver a qualidade do sinal na tv fica-se a menos de meio e sempre inconstante. Por isso, se possível, gostaria que me indicassem quais as marcas e modelos que realmente são funcionáveis.

2. Depois é relativamente à antena. Como disse, estou a alguma distância do emissor. Já li em outros posts que o indicado são as antenas com apenas um eixo. Quais as marcas e modelos que aconselham.


Desde já te agradeço, pincas, pela tua ajuda!
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Já vi que o texto ficou um pouco confuso.

O que queria saber é:
1. Se o descodificador, pode estar relacionado com a qualidade de sinal. Já conclui que sim. Também li hoje em outros posts que isso acontece. Comprei um descodificador dos mais baratos e comparei com um lcd marca LG. No lcd o sinal está "bom" e constante, e no descodificador, quando estou a ver a qualidade do sinal na tv fica-se a menos de meio e sempre inconstante. Por isso, se possível, gostaria que me indicassem quais as marcas e modelos que realmente são funcionáveis.

2. Depois é relativamente à antena. Como disse, estou a alguma distância do emissor. Já li em outros posts que o indicado são as antenas com apenas um eixo. Quais as marcas e modelos que aconselham.


Desde já te agradeço, pincas, pela tua ajuda!

1- os descodificadores e as tv não são todas iguais, os tuners podem ter mais nuns e menos amplificação noutros. Para sinais baixos para mim em tv tens a lg e sony as melhores.

2 - antenas para sinais baixos alcad mx75 ou a engel max90
 

lferreira88

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 21, 2012
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
1- os descodificadores e as tv não são todas iguais, os tuners podem ter mais nuns e menos amplificação noutros. Para sinais baixos para mim em tv tens a lg e sony as melhores.

2 - antenas para sinais baixos alcad mx75 ou a engel max90


Relativamente à pergunta um, as marcas que disses-te foi de tv. Mas e mesmo dos descodificadores? Como posso ver se são dos "bons" ou não? Quais as características necessárias?
 

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
boas

bem se te encontras cerca de 20km do emissor de tdt com alimentador mais amplificador de antena vais capectar a tdt na boa ,os descodificadores de tv variam de marca para marca tem casos que ate a mesma marca de tv varia ,tenho duas sunsung que dão informação diferente da tdt ,,
verica a instalação liga derectamente a uma das tv,s

boa sintonia
 

lferreira88

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 21, 2012
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
boas

bem se te encontras cerca de 20km do emissor de tdt com alimentador mais amplificador de antena vais capectar a tdt na boa ,os descodificadores de tv variam de marca para marca tem casos que ate a mesma marca de tv varia ,tenho duas sunsung que dão informação diferente da tdt ,,
verica a instalação liga derectamente a uma das tv,s

boa sintonia


Mas o receptor que actualmente tenho não é de qualidade, pelo que terei de comprar um novo.
Qual aconselham?
 

AJFERREI

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 16, 2012
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,
Aqui em casa tenho um LCD LED da LG e tenho alguns erros de sinal e o sinal instavel, se lhe ligar um descodificador da strong a imagem fica impecavel e sem erros
 

lferreira88

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 21, 2012
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Estou de novo de volta da sintonização do tdt.

Neste momento tenho comigo:
- antena INTERIOR mecatronic prima
- 2 descodificadores tdt: um da marca strong e outro da marca blu sens.

apanho sinal, a cerca de 50%. Mas nunca é estável. está sempre a ir a 0% e depois 50%. OU seja, quando faço sintonizar, óbvio que não apanho nada.

Isto é da antena ser interior?
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Estou de novo de volta da sintonização do tdt.

Neste momento tenho comigo:
- antena INTERIOR mecatronic prima
- 2 descodificadores tdt: um da marca strong e outro da marca blu sens.

apanho sinal, a cerca de 50%. Mas nunca é estável. está sempre a ir a 0% e depois 50%. OU seja, quando faço sintonizar, óbvio que não apanho nada.

Isto é da antena ser interior?

Não conhecendo a tua zona, não é fácil aconselhar, mas o mais certo é ser mesmo de usares antena interior. O sinal não vai e vem como vês no aparelho, ele tem essa reacção, porque o sinal tem muitos erros, provavelmente por ser muito baixo. o sinal está lá na mesma, só que o aparelho quando o decifra, mostra que tem 50%, quando ele não consegue decifrar, ele desaparece.

Ainda pra mais com antenas dessa "marca". Mete uma antena outdoor, e de preferência, tudo menos metronic:D !
 

lferreira88

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 21, 2012
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Se calhar é repetir um pouco o que já falaram em baixo. Mas quais devem ser as características que devo procurar numa antena? n de eixos? n de elementos? dB? Alguém me pode fornecer informações sobre isto? O que é que implica o que?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Como instalador, só te posso dizer qual a melhor antena se souber os parâmetros do sinal que aí chega. Sem esses dados até te posso aconselhar 50 possíveis antenas e tu ficas na mesma sem saber qual comprar.

DX2
 

lferreira88

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 21, 2012
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Estou de novo de volta da sintonização do tdt.

Neste momento tenho comigo:
- antena INTERIOR mecatronic prima
- 2 descodificadores tdt: um da marca strong e outro da marca blu sens.

apanho sinal, a cerca de 50%. Mas nunca é estável. está sempre a ir a 0% e depois 50%. OU seja, quando faço sintonizar, óbvio que não apanho nada.

Isto é da antena ser interior?


Acabo de sintonizar a televisão, com o material referido, devido ao emissor da lousa (canal 46), e com qualidade a 80%.

O problema vai ser quando esta experiência terminar :(
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Acabo de sintonizar a televisão, com o material referido, devido ao emissor da lousa (canal 46), e com qualidade a 80%.

O problema vai ser quando esta experiência terminar :(

Supostamente quando a experiência terminar a rede do canal 56 deveria estar corrigida contra o "fenómeno" e talvez melhorada a cobertura, mas, não estou muito esperançado. Mais valia deixarem agora a rede MFN.
 
Topo