• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A antena "ajustável"!

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Pelas diversas situações que tenho visto, vejo que muitas vezes, que deveríamos ter um ou 2 modelos de antenas "ajustáveis" a cada local. Ou queremos um sinal já atenuado na antena, onde há vários sinais fortes, e efeitos do fenómeno, em que o ganho da antena é reduzido, mas útil para baixar ruído e quantidade de sinal, mas com a directividade pretendida. E a possibilidade de o aumentar quando é preciso. Porque os fabricantes não criam uma antena "ajustável"?

Passo a explicar:
Ajustável em:
- > espaçamento entre os directores - ajustava-mos consoante as frequências que pretendemos, entre a banda IV e V por exemplo, e o comprimento total do eixo
- > dipolo ajustável em comprimento total - já meti antenas VHF de BI e BIII (que o cliente já tinha) a trabalhar melhor que os 4 ou 5 modelos de antenas que tinha na carrinha, devido ao seu dipolo (das de BI e BIII) não ter o tamanho "adequado" ao 56, mas que por isso, atenua directamente pelo tamanho do dipolo, baixando drasticamente o ruído ao mesmo tempo!
- > alguma regulação no ângulo dos reflectores por exemplo.

O que acham disto?
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Pelas diversas situações que tenho visto, vejo que muitas vezes, que deveríamos ter um ou 2 modelos de antenas "ajustáveis" a cada local. Ou queremos um sinal já atenuado na antena, onde há vários sinais fortes, e efeitos do fenómeno, em que o ganho da antena é reduzido, mas útil para baixar ruído e quantidade de sinal, mas com a directividade pretendida. E a possibilidade de o aumentar quando é preciso. Porque os fabricantes não criam uma antena "ajustável"?

Passo a explicar:
Ajustável em:
- > espaçamento entre os directores - ajustava-mos consoante as frequências que pretendemos, entre a banda IV e V por exemplo, e o comprimento total do eixo
- > dipolo ajustável em comprimento total - já meti antenas VHF de BI e BIII (que o cliente já tinha) a trabalhar melhor que os 4 ou 5 modelos de antenas que tinha na carrinha, devido ao seu dipolo (das de BI e BIII) não ter o tamanho "adequado" ao 56, mas que por isso, atenua directamente pelo tamanho do dipolo, baixando drasticamente o ruído ao mesmo tempo!
- > alguma regulação no ângulo dos reflectores por exemplo.

O que acham disto?

Ajustavel para quẽ? a antena é calculada para determinada frequencia, se ela fosse variavel concordava, a frequencia é fixa ( não contar as alteraçoes ) a antena tambem
Mas andas a meter antenas de vhf em uhf? Isso só pode dar certo de porque o dipolo vai fazer 2 ou 3 vezes o comprimentos de onda da frequencia actual
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Ele não anda a meter antenas de VHF a captar a TDT, apenas aproveitou uma que existia na instalação e que deu melhor resultado para a TDT que uma de UHF. A mim também já me aconteceu o mesmo numa colectiva em que ninguém se entende quanto a mandar alterar a antena e como havia uma pessoa que queria ver televisão, fui à central, medi o sinal da TDT nas várias antenas que lá estavam ligadas e acabou por ficar a da BIII, que era a que tinha melhor sinal, ligada na entrada de UHF. Eu sei que isto é pouco ortodoxo, mas quem não tem cão, caça com gato. Pelo menos até haver alguém que decida mandar alterar a colectiva.

DX2
 
Última edição:

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Ele não anda a meter antenas de VHF a captar a TDT, apenas aproveitou uma que existia na instalação e que deu melhor resultado para a TDT que uma de UHF. A mim também já me aconteceu o mesmo numa colectiva em que ninguém se entende quanto a mandar alterar a antena e como havia uma pessoa que queria ver televisão, fui à central, medi o sinal da TDT nas várias antenas que lá estavam ligadas e acabou por ficar a da BIII, que era a que tinha melhor sinal. Eu sei que isto é pouco ortodoxo, mas quem não tem cão, caça com gato. Pelo menos até haver alguém que decida mandar alterar a colectiva.

DX2

Exatamente! Porquê não sei, mas o que é certo, é que com a VHF do canal 3 (resultou em 2 situações que tive que o cliente já tinha) e outra vez com uma de BIII, tive melhores valores de snr, pre ber, e mer na antena, do que qualquer uhf que eu tinha à disposição! Em todos os casos, para várias TV's e com aplificador. Aconteceu sempre quando tinha linha de vista para o emissor de águeda industrial, uma situação a 12km, e outra a 17km. Nunca se queixaram até hoje!
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Exatamente! Porquê não sei, mas o que é certo, é que com a VHF do canal 3 (resultou em 2 situações que tive que o cliente já tinha) e outra vez com uma de BIII, tive melhores valores de snr, pre ber, e mer na antena, do que qualquer uhf que eu tinha à disposição! Em todos os casos, para várias TV's e com aplificador. Aconteceu sempre quando tinha linha de vista para o emissor de águeda industrial, uma situação a 12km, e outra a 17km. Nunca se queixaram até hoje!

Que estranho! Tenho a do canal 3 para lá num canto, quado o fenómeno chegar vou experimentar :p
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Que estranho! Tenho a do canal 3 para lá num canto, quado o fenómeno chegar vou experimentar :p

se conseguires, vais reparar que a potência é baixa (mas amplificada depois serve perfeitamente porque tem qualidade!), e o sinal fica extremamente sensível ao movimento, se andares com a antena na mão. Se vires que não consegues, se o dipolo der para desmontar, tenta só com ele :D
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Que estranho! Tenho a do canal 3 para lá num canto, quado o fenómeno chegar vou experimentar :p
Eu fartava-me de rir se resolvesses o problema com essa antena! :Espi06:

DX2
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Eu sei que parece estúpido, lol, mas experimentem quando têm sinais fortes!

Atenção que eu fiz isto, onde recebia sinais de vários emissores, com potência considerável (o somatório mais alto que tinha, era uns 74dbuv com uma alcad que tinha de 1 eixo), e com probabilidade elevada de ocorrência do "fenómeno". Onde o sinal é baixo, nunca testei.
Mas por suposição, uma ideia muito básica, vamos supor que um sinal vai hipoteticamente num nível de 0 a 10 (no dipolo, passivo, e nunca contando com a amplificação), e a partir de 10, distorce ( mais que 80dbuv por exemplo), e que o sinal para se poder trabalhar tem que estar entre 5 e 10. se temos 8 de potência, e somos afectados pelo "fenómeno". o sinal do "fenómeno" ultrapassou o nível 5, sendo possível o descodificador o ler. mas então se pudermos baixar na própria antena, mantendo a directividade do emissor pretendido, baixando o ganho de 8 para 5 do emissor pretendido, vamos ao mesmo tempo, "hipoteticamente" baixar o fenómeno de 5 para 2 ou 3 por exemplo.... penso eu de que:D

E claro, obrigatoriedade de usar amplificador nestes casos!
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
LOL, não foi preciso muito para o fenómeno se manifestar, só que agora é um bocado tarde para andar com isso às voltas, mas desconfio que virão muitos dias de "fenomenaige" pela frente...
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Ainda hoje de manhã, aqui numa zona de boa recepção geralmente (Castelões - Silva Escura) o cliente tinha uma televés antiga de 1 eixo, e uma antena de BIII. tinha um amplificador televés (não me lembro o modelo) com entradas FM, BI, BIII e UHF. peguei logo no cabo da BIII, medi, e o que consegui foi apenas 44/45dbuv total, snr 29/30db, mas pre ber 1.1 E03. Após a amplificação, e as duas tomadas em que o cliente pretendia ver tv, medi, 65dbuv, snr >31, pre ber 4.4 E04, e MER 30.5db!

Se nestes casos, a antena do cliente resulta (seja lá qual for o cangalho) nem me dou ao trabalho de experimentar outra antena!

Há uns tempos vi numa loja em Vale de Cambra, uma antena em exposição como antena "UHF para TDT", em que tinha o dipolo do tamanho de uma de BIII, espaçamento dos elementos idêntico, 2 directores à frente do dipolo, e 2 elementos na retaguarda do dipolo da vertical. Eu perguntei ao sr da loja "isto não é uma antena VHF do canal 9?" e ele "eu também pensei isso quando a vi, mas o "segredo" está no dipolo, dai que ela funciona."
Claramente que o segredo não está em lado nenhum, está que se um sinal é forte, e tem probabilidade de receber outros sinais devido ao "fenómeno", se ele já chega baixo (como este com 44dbuv) por ter sido atenuado por a antena não ser especifica para a frequência, mas um sinal com qualidade, só por isso, talvez, digo talvez porque pode não acontecer em todos os sítios com sinais fortes, e propícios a receberem sinal das propagações, o sinal vindo do "fenómeno" também é atenuado! A partir daqui, obrigatoriedade de usar (quase) sempre a amplificação. Neste sitio hoje de manhã, que tive este sinal, não experimentei outra antena, mas tinha instalado uma a poucos metros noutra casa, e o sinal total era de 58dbuv na antena, apontada para o mesmo emissor (com uma alcad de um eixo). Só para terem uma ideia da atenuação que a antena de BIII provocou, mas que não perdeu a qualidade pretendida.
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
O problema zelog é que nem sempre o sinal do fenómeno nem sempre é mais ténue que o sinal principal, por vezes pode equivaler ou até ultrapassar o sinal pretendido, na minha opinião uma antena com mais ganho ou menos ganho não ajuda nos fenómenos propagação porque a diferença entre os dois (ou mais) sinais será sempre a mesma...
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
O problema zelog é que nem sempre o sinal do fenómeno nem sempre é mais ténue que o sinal principal, por vezes pode equivaler ou até ultrapassar o sinal pretendido, na minha opinião uma antena com mais ganho ou menos ganho não ajuda nos fenómenos propagação porque a diferença entre os dois (ou mais) sinais será sempre a mesma...

Pois, e se o sinal do emissor pretendido, é atenuado pelos elementos que constituem o eixo, se o sinal do fenómeno vier de cima, vai directamente até ao dipolo, com maior ganho talvez.... eu já não digo nada lol, a única coisa em que tenho confiança (e mesmo assim dá chatices) é o raio dos kits DTH, ao menos por causa do sinal já não se queixam! :D
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Pois, e se o sinal do emissor pretendido, é atenuado pelos elementos que constituem o eixo, se o sinal do fenómeno vier de cima, vai directamente até ao dipolo, com maior ganho talvez.... eu já não digo nada lol, a única coisa em que tenho confiança (e mesmo assim dá chatices) é o raio dos kits DTH, ao menos por causa do sinal já não se queixam! :D

Pois só seo satélite cair ou avariar LOL, mas também deves ter consciência das inúmeras desvantagens que o DTH tem em relação ao TDT, nomeadamente:
- a necessidade de alterar as instalações
- o facto de ter que adquirir um descodificador mesmo para as tvs com TDT integrada
- a resolução/bitrate da DTH ser bastante inferior
- custos
- limite de aparelhos
- papeladas
- etc, etc, etc...
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Pois só seo satélite cair ou avariar LOL, mas também deves ter consciência das inúmeras desvantagens que o DTH tem em relação ao TDT, nomeadamente:
- a necessidade de alterar as instalações
- o facto de ter que adquirir um descodificador mesmo para as tvs com TDT integrada
- a resolução/bitrate da DTH ser bastante inferior
- custos
- limite de aparelhos
- papeladas
- etc, etc, etc...

É obvio que sei, tanta gente que comprou tv's nos últimos 3 anos com sintnoizador TDT, e agora "ai esta também tem que levar aparelho?!?!?!" E depois o tempo que um gajo perde a andar a ir a casa do cliente 3 ou 4 vezes? é só prejuizo... ainda noutro dia, num sitio que o cliente tinha uma TV, e apanhava o emissor de Cedrim com antena indoor, vi que o sitio não tinha um sinal mau, mas que "talvez" lá chegasse o fenómeno. ora antena, trabalho, descodificador, cabo... neste caso como era só para uma TV, nem pensei duas vezes "meta um complementar, vai gastar um bocadinho mais, mas nenhum dos 2 se chateia mais!"
O que faço a alguns clientes com muitas tv's em casa, e pouca gente, é meter por exemplo 2 kits de DTH, e um modulador em cada um!
ora vê o canal de um, ora vê o canal de outro, se não gosta, tem que ir a um deles trocar:D
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Acho que este é o tópico mais indicado:

Mais uma noite depois de um da de calor, mais um fenómeno.

Pois eu estive a ajustar a minha, vejam só o que tive que inventar para dar alguma coisa, andei a fechar o eixos, e reparem só na inclinação que a antena tem apontada para o chão, se eu a puser de nível deixa logo de dar...

Mas mesmo assim não estou muito esperançado que resolva o fenómeno, mas bom, parece que melhorou qualquer coisa...

PICT0013.jpg
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Que curioso depois que fiz esta modificação, volta e meia ainda aparece um freeze ou outro, mas ainda vai dando para ver na minha LG.

No meu sigmatek aparece 25% a 30% e também vai-se vendo bem.

No meu Fonestar a qualidade aparece a 64% e não dá para ver (ecrã preto e sons distorcidos).

Como é que está a vossa TDT?
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Que curioso depois que fiz esta modificação, volta e meia ainda aparece um freeze ou outro, mas ainda vai dando para ver na minha LG.

No meu sigmatek aparece 25% a 30% e também vai-se vendo bem.

No meu Fonestar a qualidade aparece a 64% e não dá para ver (ecrã preto e sons distorcidos).

Como é que está a vossa TDT?

Eu não sei que não tenho aqui para testar, mas apontado ao chão... hum, o fenómeno vem de cima! repara que o dipolo está quase a 45º da horizontal, ficando mais "espalmado" para a parte de cima se o sinal do fenómeno vier nessa direcção.
ò colega pincas, olha ai a gaiola para a gente ver isso, mas suspeito que tapou a antena por cima de um lado ao outro com um painel de rede:p
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Acho que este é o tópico mais indicado:

Mais uma noite depois de um da de calor, mais um fenómeno.

Pois eu estive a ajustar a minha, vejam só o que tive que inventar para dar alguma coisa, andei a fechar o eixos, e reparem só na inclinação que a antena tem apontada para o chão, se eu a puser de nível deixa logo de dar...

Mas mesmo assim não estou muito esperançado que resolva o fenómeno, mas bom, parece que melhorou qualquer coisa...

Ver anexo 102406

hum, se tens ai mais dessa rede, passa-a até ao cimo do tubo onde tens a antena, fazendo um "quadrado" por cima dela. amarra um pau ou assim ao tubo, para "tapar" a antena por cima a ver! :D

Edit: tapar, principalmente a área possível de recepção de cima que fosse directa ao dipolo, sem afectar a direcção para águeda
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
hum, se tens ai mais dessa rede, passa-a até ao cimo do tubo onde tens a antena, fazendo um "quadrado" por cima dela. amarra um pau ou assim ao tubo, para "tapar" a antena por cima a ver! :D

Edit: tapar, principalmente a área possível de recepção de cima que fosse directa ao dipolo, sem afectar a direcção para águeda

Já tinha tentado pôr a rede por cima e não tinha melhorado nada...

Zelog como é que está a TDT aí na tua zona?
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Já tinha tentado pôr a rede por cima e não tinha melhorado nada...

Zelog como é que está a TDT aí na tua zona?

tem que ser mesmo a gaiola! o "fenómeno" pode até chegar ao dipolo depois de reflectido ai na varanda por exemplo....
 
Topo