• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ventoinha não funciona – BMW 320d E46

rego57

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 24, 2012
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Ventoinha não funciona – BMW 320d E46

Olá a todos! Preciso de ajuda : Já mudei o sensor da temperatura da água, no entanto a ventoinha continua sem funcionar. Experimentei tirar a ficha do sensor e dessa forma consegue trabalhar mas penso que seja apenas um mecanismo de segurança.
Entretanto decidi testar a ventoinha através da utilização de um potenciómetro em substituição do sensor. Desta forma, a ventoinha funciona quando eu regulo o potenciómetro até à indicação de funcionamento. Quando coloco o sensor em paralelo com o potenciómetro consigo regular até à temperatura para ligar a ventoinha (+- 90ºC), mas o ponteiro mesmo com o motor frio fica logo muito adiantado (+- 40/50ºC).
Alguém sabe qual será afinal a avaria do meu carro? Haverá outra solução sem usar o potenciómetro (porque não é fiável)?
Obrigado
M. Rego
 

fcarocha

GF Prata
Entrou
Mai 12, 2008
Mensagens
404
Gostos Recebidos
0
Em primeiro lugar deves passar na secção de apresentação e danos a conhecer.

Verificaste se tens tensão no ficha da ventoinha? pode o rele.
 

rego57

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 24, 2012
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Já me apresentei, não sabia que era necessário.

A ventoinha tem tensão, não recebe a informação na devida altura do sensor da temperatura da água! Por isso, está dificil de descobrir qual o problema!

Obrigada de qualquer forma pela dica.
 
Última edição:

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Mensagens
943
Gostos Recebidos
25
A válvula de temperatura, trocas-te por uma original bmw ou de concorrência? é que ainda na terça-feira tive um problema desses em que trocaram a válvula de temperatura por uma de concorrência e o termo-ventilador continuava sem ligar. Uma original resolveu o problema.
 

joelke20

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 15, 2009
Mensagens
140
Gostos Recebidos
0
E porque não um diagnóstico? :right:
Sempre poderia ajudar na resolução da avaria...
 

rego57

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 24, 2012
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Boxcar - Troquei a válvula por uma original da bmw por isso não sei do que será!!
Além do que relatei anteriormente fiz uma experiência com o sensor novo: coloquei-o num recipiente com água que fui aquecendo, simultaneamente ía medindo a temperatura da água e constatei que o ponteiro da temparatura ía subindo até meio sem nunca passar daí e a ventoinha não ligava! Mas como já referi, com o potenciómetro em série consigo regular ao ponto da ventoinha ligar!!!
Tem alguma ideia do que será então?

joelke20 - O diagnóstico está colocado de parte porque o carro está desmontado na minha garagem e assim sempre poupava algum!
 
Última edição:

smvieira

GF Ouro
Entrou
Fev 25, 2008
Mensagens
729
Gostos Recebidos
0
Olá rego57:

Qual o ano do carro?

O ar condicionado tem control automatico de temperatura ou semi-automatico? (O sistema de arrefecimento de motor está interligado com o sistema de ar condicionado.)

smvieira
 

rego57

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 24, 2012
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Olá smvieira!

O carro é de 2000 e tem climatronic.
Então segundo a sua dica quer dizer que o problema poderá estar relacionado com o ar condiconado, certo? E tem ideia de qual será o problema ou componente avariado?
 

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Mensagens
943
Gostos Recebidos
25
Se ficou ar no sistema de refrigeração do carro ele não vai funcionar direito e verifique se o radiador aquece. aconselho a um novo sangramento do sistema de refrigeração e tente ouvir se há um ruido de borbulhar principalmente logo após o colocar o motor a trabalhar.
 
Última edição:

fcarocha

GF Prata
Entrou
Mai 12, 2008
Mensagens
404
Gostos Recebidos
0
Boxcar - Troquei a válvula por uma original da bmw por isso não sei do que será!!
Além do que relatei anteriormente fiz uma experiência com o sensor novo: coloquei-o num recipiente com água que fui aquecendo, simultaneamente ía medindo a temperatura da água e constatei que o ponteiro da temparatura ía subindo até meio sem nunca passar daí e a ventoinha não ligava! Mas como já referi, com o potenciómetro em série consigo regular ao ponto da ventoinha ligar!!!
Tem alguma ideia do que será então?

Verifica a resistência do sensor temperatura.


joelke20 - O diagnóstico está colocado de parte porque o carro está desmontado na minha garagem e assim sempre poupava algum![/QUOTE

tenta alguem conhecido que tenha uma maquina de diagnostico.
 

rego57

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 24, 2012
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
boxcar: essa sugestão so poderia ser colocada em prática se o carro estivesse montado.

fcarocha:já verifiquei a resistência do sensor à algum tempo e os valores, segundo o programa do auto-data, estavam dentro dos parâmetros até um certo nível, depois pareceu-me que a resistência omica não baixava ao ponto de poder ligar a ventoinha .
 

smvieira

GF Ouro
Entrou
Fev 25, 2008
Mensagens
729
Gostos Recebidos
0
Amigo rego57
Isto é como um medico fazer uma consulta por telefone ou por e-mail, ser ter o paciente para examinar, só podemos dar simples opiniões.
aqui vai o que eu penso:

Provavelmente tens uma avaria no modulo do eletroventilador, o modulo de control do motor (conforme o aumento de temperatura) vai enviando
impulsos para o modulo do ventilador regulando a velocidade deste.
Modo de proteção : Quando existe uma interrupção no sensor de temperatura ou um excesso de temperatura o eletroventilador dispara na velocidade maxima,
penso que a avaria do modulo é na parte que controla o nivel de velocidade do ventilador

tenta arranjar um ventilador para fazer a experiencia.

cumps smvieira
 
Última edição:

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
396
Gostos Recebidos
0
Como disse e bem o amigo smvieira esse problema vem do modulo do eletroventilador, já troquei varios electroventiladores BMW com esse problema.
 

rego57

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 24, 2012
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
smvieira e pmdias: Muito obrigado pela vossa colaboração. Logo que possível irei tentar arranjar um ventilador para experimentar.

Cumprimentos MRego
 

rego57

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 24, 2012
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Amigo smvieira e Pmdias:
já testei com outra ventoinha mas não deu nada, exactamente igual pois esta está a funcionar bem noutro auto, poderá ser da centralina ou não? será que posso se for o caso experimentar a centralina de outro auto sem haver perigo de estragos?

cumps M Rego
 

fcarocha

GF Prata
Entrou
Mai 12, 2008
Mensagens
404
Gostos Recebidos
0
Amigo smvieira e Pmdias:
já testei com outra ventoinha mas não deu nada, exactamente igual pois esta está a funcionar bem noutro auto, poderá ser da centralina ou não? será que posso se for o caso experimentar a centralina de outro auto sem haver perigo de estragos?

cumps M Rego

A centralina faz 'gestão' de injecção. Devias trocar o modulo apagar os erros e dar uma volta com o carro, para confirmares.
 

rego57

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 24, 2012
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
ola a todos:
tive uma avaria no pc e não me foi possível dar-vos notícias,já resolvi o problema do bmw e tenho desde já agradeçer-vos por todas as dicas que me deram, sem elas não chegaria lá como cheguei, todas foram úteis. A avaria era a resistência da sofagem ou ac esta está situada do lado do ocupante na caixa central da sofagem lado direito.Quando comprei na fatura vinha com o nome de (regulador).
Boa noite a todos e o meu muito obrigado
 

ruimoreira24

GF Ouro
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
2,252
Gostos Recebidos
8
ola a todos:
tive uma avaria no pc e não me foi possível dar-vos notícias,já resolvi o problema do bmw e tenho desde já agradeçer-vos por todas as dicas que me deram, sem elas não chegaria lá como cheguei, todas foram úteis. A avaria era a resistência da sofagem ou ac esta está situada do lado do ocupante na caixa central da sofagem lado direito.Quando comprei na fatura vinha com o nome de (regulador).
Boa noite a todos e o meu muito obrigado
Boas amigo estou com um problema identico pos uma concorrencia e o sintoma prossegue
sera que tenho por uma original?
[video=youtube;TAyrfW-VpoQ]https://www.youtube.com/watch?v=TAyrfW-VpoQ[/video]
 
Topo