• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Inclinação da Antena

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Tenho reparado em algumas antenas UHF instaladas que mais parecem orientadas a um satélite geoestacionário, de tão acentuada é a sua inclinação.

Em alguns casos essa inclinação tem à vontade mais de 30º em relação à linha do horizonte.

Na minha opinião, alguma inclinação até faz algum sentido quando existe um obstáculo pela frente, mas apenas o necessário. Convém ter em conta que, uma leve inclinação da antena, a alguns Km de distância representa muitos metros de elevação.

Por outro lado, uma inclinação exagerada pode facilitar a recepção de sinais oriundos da propagação troposférica levando a apagões temporários.

Qual é a vossa opinião sobre esta matéria?
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Tenho reparado em algumas antenas UHF instaladas que mais parecem orientadas a um satélite geoestacionário, de tão acentuada é a sua inclinação.

Em alguns casos essa inclinação tem à vontade mais de 30º em relação à linha do horizonte.

Na minha opinião, alguma inclinação até faz algum sentido quando existe um obstáculo pela frente, mas apenas o necessário. Convém ter em conta que, uma leve inclinação da antena, a alguns Km de distância representa muitos metros de elevação.

Por outro lado, uma inclinação exagerada pode facilitar a recepção de sinais oriundos da propagação troposférica levando a apagões temporários.

Qual é a vossa opinião sobre esta matéria?

Claro que se subires o ângulo da antena está mais propicio ao fenomeno, e se for antena de 3 eixos por natureza já o ângulo de recepção é elevado.
Um caso curioso é que o fabricante de antenas televes aconselha aumentar ligeiramente esse angulo, mas já aqui no forum foi publicado um boletim de serviço desse fabricante, e verificou-se que os seus desenhadores ainda não entenderam muito bem o funcionamento do fenomeno
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Amigos eu já montei antenas e numa delas como disse e muito bem se tivere-mos um obstaculo á frentre pois eu numa que de zona industrial de agueda não conseguia ganho oriêntei para s.bernardo como o local era numa baixa e tinha morro á frente com o medidor fui picando a antena até ter o maximo de ganho e ficou com uma elevação muito grande o que é certo é que ficou bem e até hoje e já lá vão 6 meses e não houve queixas por parte do cliênte outra 100 metros mais abaixo e num sitio mais baixo ficou virada para agueda industrial e tambem tem morro á frente ficou virada para baixo pois era o maior ganho e tambem não houve queixas claro que só se consegue isto com medidor
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Tenho reparado em algumas antenas UHF instaladas que mais parecem orientadas a um satélite geoestacionário, de tão acentuada é a sua inclinação.

Em alguns casos essa inclinação tem à vontade mais de 30º em relação à linha do horizonte.

Na minha opinião, alguma inclinação até faz algum sentido quando existe um obstáculo pela frente, mas apenas o necessário. Convém ter em conta que, uma leve inclinação da antena, a alguns Km de distância representa muitos metros de elevação.

Por outro lado, uma inclinação exagerada pode facilitar a recepção de sinais oriundos da propagação troposférica levando a apagões temporários.

Qual é a vossa opinião sobre esta matéria?
A minha opinião é a mesma do gatusko: o medidor é que manda. A maior parte (senão a totalidade mesmo) dessas antenas que viste viradas para o céu devem ter sido metidas por penduradores de antenas.

DX2
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
A minha opinião é a mesma do gatusko: o medidor é que manda. A maior parte (senão a totalidade mesmo) dessas antenas que viste viradas para o céu devem ter sido metidas por penduradores de antenas.

DX2



Neste aspeto de elevação do ângulo da antena não concordo muito com vocês a menos que se encontrem a instalar a antena ao mesmo tempo que o fenómeno se manifeste o que é uma coincidência rara mas não impossível. Mesmo assim o que se conhece é que os sinais não desejáveis tem níveis variáveis e entram por cima da antena mas pode ser de frente de traz ou de lado depende da localização da antena e também das condições da turbulência troposferica que é tambem variavel de local a local e de segundo a segundo
 
Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
A minha opinião é a mesma do gatusko: o medidor é que manda. A maior parte (senão a totalidade mesmo) dessas antenas que viste viradas para o céu devem ter sido metidas por penduradores de antenas.

DX2

É certo que o medidor é que manda, mas nem sempre é fácil afinar a inclinação com a antena na ponta do mastro.

Da experiência que tenho, observei que o angulo de inclinação não é muito critico, não havendo grande oscilação do sinal variando a inclinação da antena alguns graus. Por isso na minha opinião, desde que não baixe o sinal ou a qualidade quanto menos inclinada melhor para reduzir a probabilidade de interferencias da propagação troposférica.
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Hoje fui montar uma antena, como esta ficou num local acessível aproveitei para testar a inclinação.

Pude verificar que apontando para baixo o sinal baixava gradualmente(o que me parece lógico). Na horizontal apresentava o sinal mais forte, não sofrendo qualquer alteração levantando a ponta da antena até uns 10cm, depois disso começou gradualmente por perder sinal.

A antena é de três eixos, fornecida pelo cliente, que segundo o mesmo custou 20€. Não me pareceu ter grande qualidade e nem marca tinha.

A antena ficou montada dentro de um sotão com placa em betão. Orientada ao emissor de vale de Cambra (PAR 210W) a uma distância de 16Km.

Apesar disto consegui estes resultados resultados junto da antena sem qualquer amplificação:

Sinal dBuv: 48,5
SNR: >31
Pré-BER: 1.3-03
Post-BER: 1.0E-08
MER: >30,5

Como é para alimentar apenas um televisor ficou mesmo assim.

Após 16 metros de cabo coaxial, junto ao televisor:

Sinal dBuv: 46,5
SNR: >31
Pré-BER: 1.5-03
Post-BER: 1.0E-08
MER: 30,0

Considero que uma intalação assim fica práticamente imune ao fenómeno.

- Escondida do fenómeno por estar dentro do sótão.

- Prependicular à linha de costa.

-Sem amplificação que amplifique sinais indesejáveis.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
É sempre um compromisso instalar antenas sobre as quais desconhecemos dados essenciais à montagem, ainda mais para ficar dentro dum sótão, longe do emissor e dentro da zona crítica, mas se esses valores se mantiverem sem grandes variações nas alturas do ano em que o sinal diminui, o cliente fica bem servido.

Dá um jeitão ou não dá ter um medidor?

DX2
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
A receção TDT funciona em linha de vista com o emissor. Portanto tudo depende da altura a que esta a receção e o emissor, cada caso é um caso.
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
É sempre um compromisso instalar antenas sobre as quais desconhecemos dados essenciais à montagem, ainda mais para ficar dentro dum sótão, longe do emissor e dentro da zona crítica, mas se esses valores se mantiverem sem grandes variações nas alturas do ano em que o sinal diminui, o cliente fica bem servido.

Dá um jeitão ou não dá ter um medidor?

DX2

Dá e de que maneira! Hoje não me vejo a fazer qualquer instalação sem o auxilio do mesmo. Mesmo não sendo um topo de gama satisfaz plenamente .
 
Topo