• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

dar baixa de veiculo ou das matriculas

luisalges

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 24, 2012
Mensagens
50
Gostos Recebidos
0
boas! vendi 1 carro á 4 anos e o mesmo ainda não mudou o registo de propriedade á uns meses fui ter com o fulano para ele resolver a questão e disse-me que o carro gripou e foi p a sucata e hoje ele mandou-me o registo unico ,continuo a ser o dono legal do veiculo.como faço para dar baixa deste carro? ou cancelar as matriculas?ja me disseram k para dar baixa preciso do doc dum centro de abate,queria resolver isto duma x por todas.obrigado
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
boas! vendi 1 carro á 4 anos e o mesmo ainda não mudou o registo de propriedade á uns meses fui ter com o fulano para ele resolver a questão e disse-me que o carro gripou e foi p a sucata e hoje ele mandou-me o registo unico ,continuo a ser o dono legal do veiculo.como faço para dar baixa deste carro? ou cancelar as matriculas?ja me disseram k para dar baixa preciso do doc dum centro de abate,queria resolver isto duma x por todas.obrigado



:. Se o veículo foi para a sucata, deixa de ser passivel de ser abatido VFV [ veiculo fim vida ], muito obviamente porque não há a respectiva guia de abate passada pelo respectivo centro de abate [ autorizado/homologado ].

:. Só existe aqui uma hipótese, neste caso, para pedires o cancelamente da matrícula, aliás a única - nestas condições :

a) preenches o Formulário Modelo 9 IMTT , informando que o veículo deixa de circular na via pública .

b) são necessários os seguintes documentos para este tipo de cancelamento :

• Certificado de matrícula ou livrete e título de registo de propriedade (estes documentos podem ser substituídos por uma declaração onde se ateste o destino dado aos mesmos); ou Registo/Documento Único ;
• Certidão da Conservatória a confirmar a inexistência de ónus ou encargos;
• Documento de identificação [ BI - Cartão Cidadão ] ]do requerente (ou fotocópia).
 
Última edição:

luisalges

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 24, 2012
Mensagens
50
Gostos Recebidos
0
agora vim a descobrir que os iuc desde 2009 nunca foram pagos ,falei de imediato com o fulano que me o comprou e ele disse que ia pagar ,mas! com pouca vontade ,dizendo que o carro estava em meu nome etc... caso ele não pague posso eu juntar o doc unico e fazer uma mudança de propriedade para nome dele e colocar a verdadeira data da venda? sei que terei a pagar a multa ,mas isso inibia-me de ter algo a ver com o carro nas finanças???
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
agora vim a descobrir que os iuc desde 2009 nunca foram pagos ,falei de imediato com o fulano que me o comprou e ele disse que ia pagar ,mas! com pouca vontade ,dizendo que o carro estava em meu nome etc... caso ele não pague posso eu juntar o doc unico e fazer uma mudança de propriedade para nome dele e colocar a verdadeira data da venda? sei que terei a pagar a multa ,mas isso inibia-me de ter algo a ver com o carro nas finanças???

basicamente não podes fazer uma mudança de propriedade sem a declaração de compra e venda
 

luisalges

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 24, 2012
Mensagens
50
Gostos Recebidos
0
sim mas eu posso preencher 1 e colocar o carro em nome dele,tenho os dados dele !
 

meco_1980

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2012
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
eu já estou fora a muito tempo mas para penso que ele tem que assinar e ter fotocopia do documento único ou do bi e do cartão contribuinte mas informante melhor pois eu estou com o mesmo problema e vou ter que pagar o selo desde 2009 mas não e para pagar tudo de uma só vez podes pagar um por ano ate o dia do abate
 

luisalges

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 24, 2012
Mensagens
50
Gostos Recebidos
0
eu aqui num determinado cartorio consigo fazer a mudança de nome ,a minha questão é se o fizer com a respetiva data de 2009 e pagando a multa em conjunto com a mudança de propriedade e apresentando copias disso nao ficarei isento nas finanças??
 

almanegra

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2011
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
boas
tambem tenho um probelema parecido
a 16anos quando emigrei vendi uma tayota a uma pessoa que passado uns 2 anos teve um acidente e mandou a carrinha para a sucata
entretanto essa pessoa tambem ja faleceu nao e ke passados estes anos todos me mandaoum aviso para ir regua lisar a situacao
tenho um familiar ai em pt a tratar do probelema mas ja me disse que pelo menos 200 e tais € nao me safo
e so gatunos
se nao tivesses bens ai em pt eu disiales cumo era
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
sim mas eu posso preencher 1 e colocar o carro em nome dele,tenho os dados dele !

ele tem de assinar a declaração e tens de ter fotocópia dos docs. de identificação do comprador que é ele, neste caso
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
eu aqui num determinado cartorio consigo fazer a mudança de nome ,a minha questão é se o fizer com a respetiva data de 2009 e pagando a multa em conjunto com a mudança de propriedade e apresentando copias disso nao ficarei isento nas finanças??

duvido muito que consigas fazer uma transferência de propriedade do veiculo como dizes e, ainda por cima com a data de 2009
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
boas
tambem tenho um probelema parecido
a 16anos quando emigrei vendi uma tayota a uma pessoa que passado uns 2 anos teve um acidente e mandou a carrinha para a sucata
entretanto essa pessoa tambem ja faleceu nao e ke passados estes anos todos me mandaoum aviso para ir regua lisar a situacao
tenho um familiar ai em pt a tratar do probelema mas ja me disse que pelo menos 200 e tais € nao me safo
e so gatunos
se nao tivesses bens ai em pt eu disiales cumo era

pagar 200€ ? para quê ?! nesta situação e ciente que estás de que o carro foi para a sucata só tens de pedir o cancelamento da matricula baseando-te no facto de que o veiculo já não circula na via pública

preenches o mod. e dizes que queres cancelar a matricula X motivado por o veiculo já não circular na via pública e ai sim ficas livre de toda e qualquer responsabilidade inerente ao veiculo em questão a partir dessa data

se não tiveres os documentos, que parece ser o caso, pedes uma certidão ao IRN que te identifica como titular/proprietário do veiculo
 
Última edição:

almanegra

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2011
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
pagar 200€ ? para quê ?! nesta situação e ciente que estás de que o carro foi para a sucata só tens de pedir o cancelamento da matricula baseando-te no facto de que o veiculo já não circula na via pública

preenches o mod. e dizes que queres cancelar a matricula X motivado por o veiculo já não circular na via pública e ai sim ficas livre de toda e qualquer responsabilidade inerente ao veiculo em questão a partir dessa data

se não tiveres os documentos, que parece ser o caso, pedes uma certidão ao IRN que te identifica como titular/proprietário do veiculo
boas
mas o imposto automovel desde 2008 ate agora vou ter ke pagar pelo menus foi o ke nas financas dicerao ao meo familiar ke ta a tratar disso e para tratar isso urgente senao em janeiro ja pago mais um ano
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
boas
mas o imposto automovel desde 2008 ate agora vou ter ke pagar pelo menus foi o ke nas financas dicerao ao meo familiar ke ta a tratar disso e para tratar isso urgente senao em janeiro ja pago mais um ano

claro que de qualquer das formas, vais ter de pagar [ esses 200 € são só IUC , pensava que era alguma taxa de circunstância , como não o especificaste ] , como é óbvio, até regularizares a situação
 
Topo