• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como instalar o Xp

Status
Não está aberto para novas respostas.

Toolboy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,066
Gostos Recebidos
0
Iniciando a instalação do Windows XP




1. Tenha o CD do Windows XP e a chave de instalação em mãos. Parece meio óbvio, mas muita gente se esquece disso.





3. Boot;

Dê boot no computador aonde vc quer instalar o Windows XP usando o disquete de boot, ou através de um cd/dvd Bootbale



4: Partições

Agora vamos criar as partições. Supondo que seja um HD novo, vou mostrar como criar 2 partições,
cada uma com metade do tamanho do HD.

Formatando;

O propio CD/DVd do windows permite a formatação de um disco novo, caso este seja detectado pelo Windows, existem Boards antigas que necessitam de drivers adicionais para discos SATA ou SCSi(Nomeadamente as motherboards com Chipset VIA e SIS




5. Começando a instalação;

Depois de formatar as partições, reinicie o computador e verifique no Setup do seu micro (Tecle
DEL durante a inicialização para entrar no setup) se ele tem suporte a boot pelo CD-ROM/DVD ROM

Em caso afirmativo, selecione o boot pelo CD-ROM, salve as configurações e saia do setup.
Reinicie o computador com o cd do Windows XP no drive e a instalação irá começar.

Caso o seu computador não tenha suporte a boot pelo cd-rom, siga os passos:

- Inicie o computador com o disquete de boot.

- Digite o comando smartdrv, para que a sua instalação do windows se torne mais rápida.

- Digite X:\i386\winnt (aonde X é a letra da unidade de CD-ROM). A instalação do Windows XP irá
começar.

- Vai aparecer uma tela azul perguntando aonde se encontram os arquivos de instalação do windows.
É só colocar: R:\i386 (novamente lembrando que R é a letra da unidade de CD-ROM).

6. Passos iniciais;

A instalação começa, e o programa de setup instala os drivers necessários. Aparecem uns avisos
rápidos no rodapé, pedindo pra vc pressionar certa tecla caso queira instalar um dispositivo
RAID. Se não for o seu caso, apenas ignore as mensagens e espere.

Então vai aparecer a tela de boas-vindas:

- To set up Windows XP now, press ENTER.
- To repair a Windows XP installation using Recovery Console, press R.
- To quit Setup without installing Windows XP, press F3.

Pressione Enter.

Surge a tela do EULA (END-USER LICENSE AGREEMENT). Se quiser perder tempo lendo essa ladainha,
tudo bem. Quando terminar tecle F8 para concordar com o termo.


7. Selecionando a partição;

A próxima tela é uma lista com as partições existentes em seu computador. Aqui vc deve escolher
em qual vc vai instalar o XP. Seguindo o nosso exemplo, da formatação e particionamento de um HD
novo, selecione C: Partition1 [FAT32] e pressione Enter.

O programa de setup vai detectar que a sua partição é FAT32, e vai te perguntar se vc deseja usar
o sistema de arquivos NTFS. Se vc só vai usar o Windows XP, é recomendável vc converter sua
partição para NTFS, pois é mais estável e seguro. Caso vc vá usar outro SO junto com o XP, ou não
esteja a vontade para mudar para o NTFS ainda, escolha a opção Leave the current file system
intact (no changes) e não se preocupe. Vc pode fazer esta mudança depois se quiser.

Deve aparecer agora uma mensagem para vc pressionar esc, se deseja instalar o XP numa pasta
diferente da padrão (\windows).

Se o setup detectar outra pasta de sistema operacional chamada windows, vai perguntar se vc
deseja instalar por cima ou se quer instalar o XP em outra pasta, como por exemplo, \winxp (Pode
também aparecer a opção de formatar a partição. Não lembro muito bem dessa parte). Mas como no
nosso caso não há sistema operacional instalado, não deve aparecer nada.


8. Finalizando a primeira parte;

O programa de setup vai agora criar uma lista dos arquivos que vão ser copiados. Isso pode
demorar bastante, dependendo do seu computador.

Até que ele começa a copiar os arquivos. Aparece uma barra de progresso e leva mais um tempo até
terminar.

O setup então inicializa a configuração do Windows XP rodando vários arquivos de informação.

Terminada a primeira parte da instalação, o setup pede que vc tecle enter para reiniciar o
computador. Ou então, passados 15 segundos, ele reinicia sozinho o pc. Lembre-se de tirar o
disquete de boot caso ele ainda esteja no drive.


9. Configurações básicas;

A tela de boot do Windows XP aparece e entra uma daquelas telas comuns de instalação do Windows.
Demora um tempinho nisso.

O setup vai fazendo tudo sozinho até que mostra as configurações de região e de linguagem. Para
mudar é só clicar no botão Customize.

Depois vc coloca o seu nome (o seu nome aqui, deve ser diferente do seu nome de usuário e
diferente do nome do seu computador) e o nome da sua organização (um dia eu ainda vou ter uma
organização, só pra colocar na instalação do windows ).

Aí vc coloca a chave de instalação do Windows XP.


10. Configurações não tão básicas;

Vc coloca agora o nome do computador. (Um nome pra ele ser identificado. O nome pode ser HOMEPC,
por exemplo. Ou qualquer outra coisa, diferente do seu nome de registro e do seu nome de usuário)

Logo abaixo do nome do computador vc deve colocar a senha de administrador. Como vc deve saber, o
Windows XP é um sistema operacional multi-usuário, aonde é necessário existir um administrador.

Não perca esta senha de administrador... Vc pode precisar dela caso dê algum a Chatice
Configure por último data e hora.


11. Instalando a rede

Agora o windows vai instalar a sua rede (modem, placa de rede, tcp/ip, esses passos). Leva um
tempinho nisso e então ele vai te pedir pra fazer as configurações de rede. Faça as
configurações.


12. Terminando

Agora o setup vai terminar de copiar os arquivos (leva mais um tempo) e vai reiniciar o seu
computador de novo.

Vai aparecer novamente a tela de boot do Windows XP.

O XP vai ajustar a resolução do seu ecra.

Então vai ser pedido um nome de usuário para vc e para os outros usuários do computador, caso
outras pessoas o usem tb.

Vc loga com o seu nome de usuário e pronto! Já está no XP!

Espero que tenha sido util abraço.
:spi70[1]:
 

cyber_wordl

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
2,023
Gostos Recebidos
0
Olá eu tou a sacar o windows xp profissional pack 2 pelo baixaki e é gratuito, queria saber como instalar o windows xp sacado pela net, eu nao keria arriscar a instalar o windows no outro pc mas vai ter de ser, se o levar a uma casa fica caro..lol
 
H

helldanger1

Visitante
Olá eu tou a sacar o windows xp profissional pack 2 pelo baixaki e é gratuito, queria saber como instalar o windows xp sacado pela net, eu nao keria arriscar a instalar o windows no outro pc mas vai ter de ser, se o levar a uma casa fica caro..lol

Amigo cyber tas a tirar é o service pack 2,nao é o sistema operativo xp atencao a isso.
cumpts
hell
 

Candido

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 1, 2006
Mensagens
943
Gostos Recebidos
0
Os meus agradecimentos ao "Toolboy" (Administrador/Moderador da secção informatica) do forum por este excelente trabalho.
Quem me dera tê-lo por professor!...


Eu não sei instalar o XP. Tenho recorido a um amigo que sabe instalar mas não ensina, por isso, um dia destes quando tiver um problema vou-me mandar para a piscina e que seja... só assim é que se aprende, não é verdade?
Só que no meu caso não há password nenhuma; nem a quero, o que quero é uma partição do disco em C -programas- e D onde guardo as minhas coisas e todas as descargas que faço, etc...
Uma Santa e feliz Páscoa para o amigo e todos os seus.
Abraço.

Amigo eu sou so moderador desta secção mas obrigada
 
Última edição por um moderador:
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo