• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Que adquirir? FOCO PRIMARIO?

gatomaltes

GF Bronze
Entrou
Jan 13, 2008
Mensagens
35
Gostos Recebidos
4
Boa noite a todos.
Chamo-me Gabriel sou de Águeda e a muito que ando para adquirir uma parabólica! Sou grande adepto da eletrónica e informática e como tal estava a pensar em comprar uma parabólica de foco primário rotativa, sim também pelo look admito, mas pormenor sem grande importância!
Acontece que em conversa com um técnico, me informam que é um erro comprar tal antena, que já nem se usa, e que só um lnb fica numa fortuna! Já para não falar dos problemas que estão sempre a surgir no sistema de posicionamento! Já para não falar no trabalho de alinhamento da mesma!
Aconselharam me uma antena off set de 1Merto diâmetro! Não sei se tinha algum tipo de motor!
Ora como entendo pouco disto e visto que o que quero, é uma antena de grandes dimensões tipo diâmetro max. 1.80,o que me aconselham?
Fofo primário ou Off Set???
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Acontece que em conversa com um técnico, me informam que é um erro comprar tal antena, que já nem se usa, e que só um lnb fica numa fortuna! Já para não falar dos problemas que estão sempre a surgir no sistema de posicionamento! Já para não falar no trabalho de alinhamento da mesma!
Alguém que te dá conselhos desses é tudo menos técnico. Uma antena de 180cm, se for instalada por alguém que saiba (mesmo!) o que está a fazer, dura uma vida inteira com pouca, ou nenhuma, manutenção. No que diz respeito ao conjunto antena/motor/LNB, o que costuma precisar de substituição ao fim de algum uso é o sensor reed do motor, mas isso é uma coisa simples de trocar e nem precisa de ser feita por um técnico.

Os LNB's para foco primário são realmente mais caros que os offset, mas não custam uma fortuna! Há LNB's bons a pouco mais de 30€ (Iberosat) e há LNB's óptimos/excelentes a 37€ e a 40€ (Invacom). Claro que tens que juntar a isso o guia de onda, mais conhecido por feedhorn, que custa em média menos de 20€.

Os motores de 18" custam o mesmo ou menos que os motores DiSEqC e um posicionador interface custa à volta de 40€. O manuseamento do interface DiSEqC terás que ser tu a aprender a fazer e isso, sim, é que pode dar que fazer a quem não esteja bem por dentro do assunto, mas não é nada que com um pouco de prática não vá lá.

Quanto à antena, possivelmente só conseguirás comprar nova directamente a um dos fabricantes. Tens aí a Famaval, em Vale de Cambra, mas não sei se eles vendem directamente ao público, por isso o meu conselho vai para tentares comprar uma usada. Eu sei duma pessoa que tem uma completa para vender (antena, pé de chão, motor e LNB) mas como é um bocado longe daí...


Estes são os meus conselhos. Com uma antena destas ficas a captar tudo e mais alguma coisa, num arco que pode ir dos 42ºE até aos 45ºW, e não tens problemas com céu nublado ou chuva (claro que se a chuva for muito forte há sempre uma quebra na captação mas nada que se pareça com o que acontece nas antenas mais pequenas).

Boas escolhas.
DX2
 
Última edição:

gatomaltes

GF Bronze
Entrou
Jan 13, 2008
Mensagens
35
Gostos Recebidos
4
Boas DX4 Obrigado pela tua resposta!!!

Ui olá boa noite DX2! Ena pá! Pois, tal qual como eu suspeitava! Essa do sensor red era uma das minhas suspeitas, mas nada que meta medo! Lol De resto acho que então me das razão quando creio que este, seja um sistema fiável!
Quanto os Lnb`s, os ápticos valem a pena? Isto é, se se justifica significativamente?
Diz-me por favor o que é um guia de onda? mais conhecido por feedhorn!!!!
Quanto o manuseamento do interface DiSEqC??? Não é tipo uma gestão dos satélites que mas queiras ver??? Pergunto eu??? Ou é algo mais complexo???
Qual diferença entre uma antena de 1.80M, e uma de 1.5M?

E mais uma vez obrigado pelas dicas!
Como podes imaginar isto é já projeto com uns anos mas aqui na minha cabeça!
Como vez Acho que vou dar algum trabalho aqui no fórum, se não s importarem de me ajudar certamente o irei finalizar! A antena usada que falou por acaso não é de Viseu? Que me diz de uma televes de 1.5 usada???


Mais uma vez obrigado pela atenção!!!
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Os LNB's ópticos têm maior utilidade quando se tem sistemas fixos com múltiplos satélites para múltiplos receptores. Para um sistema móvel só se justifica se a distância entre a antena e o receptor for muito grande, geralmente superior a 50m.
Um guia de onde é isto:
Ver anexo 118563

E um interface DiSEqC é isto:
Ver anexo 118564

É o aparelho que recebe os comandos DiSEqC 1.2 do receptor para enviar tensão para fazer abrir ou fechar o motor. A gestão das posições dos satélites é feita no receptor mas qundo se mete uma lista de canais nova pode ter que se fazer um reset ao posicionador e programar novamente as posições. É a este tipo de manuseamento que me refiro.

As principais diferenças entre uma antena de 180cm e uma de 150cm são o tamanho e o ganho. Uma antena de 150cm tem, em média, pouco mais ganho do que uma de 120cm offset, portanto é sempre melhor uma de 180cm.

DX2
 

gatomaltes

GF Bronze
Entrou
Jan 13, 2008
Mensagens
35
Gostos Recebidos
4
Olá, boa noite DX2, mais uma vez obrigado pelas digas.
Já estou a assimilar a matéria que me enviou, e cada vez tenho mais vontade de comprar uma panela! Acho que vai faltar pouco! Tenho de optar pela melhor opção! Mas não está fácil! As possibilidades de encontrar uma é pouca e eu gostava de adquirir uma televes! Era mesmo esse o meu sonho! Mas como disse difícil!
Mas ainda vou tenho muitas mais duvidas! É que dá-me a impressão que não existe muita informação sobre isto! Ou pelo menos, ainda não encontrei!
Mais uma curiosidade que tenho é saber se há alguma diferença entre parabólicas com as astes do lnb que vão apertar na borda de fora do prato, e aquelas que apertam a meio do prato? Qual a melhor?
Quando fala em recetor, está a falar da box, correto?
As dreambox tem alguma incompatibilidade com estes sistemas?
Então o DiseqC 1.2 acho que é o chamado posicionador? Correto?
Gostava de entender as ligações feitas o motor (atuador) o diseqc e Lnb!
Sabe se há alguns esquemas de ligações aqui na net?

obrigado pelas dicas!
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
nao consegui abrir os seu link`s Dx2!
É, eu consigo abrir mas também não consigo ver os anexos dos outros. Aliás, as imagens deviam ficar visíveis no tópico e não sob a forma de anexo. Há qualquer coisa com a inserção de imagens no fórum que não está a funcionar bem.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Vamos lá a ver se assim já dá:

guiadeonda12ghz.jpg



posicionadorinterfacedi.jpg



DX2
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
É, eu consigo abrir mas também não consigo ver os anexos dos outros. Aliás, as imagens deviam ficar visíveis no tópico e não sob a forma de anexo. Há qualquer coisa com a inserção de imagens no fórum que não está a funcionar bem.

DX2

Essa parte nunca funcionou em condições!

Mas, sempre podes enviar por aqui: Upload de imagens e fotos Grtis, e depois colar o link no tópico.

Abraço
 

gatomaltes

GF Bronze
Entrou
Jan 13, 2008
Mensagens
35
Gostos Recebidos
4
Ora boa noite, pessoal. Já tive a oportunidade de ver as fotos, obrigado. Depois de algum tempo fora, regresso então a carga com a continuidade das minhas dúvidas! Se bem que não sei se as conseguirei aniquilar na totalidade!
Na continuidade das minhas pesquisas, (corrigem-me se estiver enganado, por favor) conclui que a nível de relação preço/qualidade de:
Atuador / motor temos o moteck V Box. (não sei se II ou III)?
36 Polegadas para um prato de 1.80! para 42E até 45W!
Os satélites de banda c são na mesma orbita dos de banda Ku?
Gostava de ouvir as vossas opiniões!
Quanto a antena que marca me aconselham? Quais os pular monts que permitem mais graus?
COMO escolher o Lnb para as duas bandas, e feedhorn mais corretos para a antena?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
- Posicionador/interface DiSEqC pode ser qualquer um excepto o Humax e o Aston.
- Eu tenho um motor de 18" a funcionar dos 42ºE até aos 45ºW e ainda tem margem para mais. Os motores de 24 e 36" só se usam em antenas de 2,30m.
- Há vários satélites da Banda C entre os dois extremos que referi acima.
- As antenas da Famaval, Marrafa, Teka, Chaparral e Winersat, entre outras, todas têm suportes que permitem uma abertura de 90º. Já as da Antel, só os modelos mais recentes e mesmo assim tem que se fazer umas pequenas alterações nos suportes de fixação do motor.
- Há realmente LNB's para as duas bandas, que basicamente são um LNB da Banda C já com o feed e uma falange para meter um LNB da Banda Ku, mas não te metas nisso porque uma antena de 1,80m é pequena para a Banda C. É o equivalente a captares os satélites dos 28ºE com uma antena de 60cm: dá para pouca coisa e mesmo assim pode ter falhas. Não é à toa que geralmente se usam antenas de 3m para cima para captá-la.

DX2
 

gatomaltes

GF Bronze
Entrou
Jan 13, 2008
Mensagens
35
Gostos Recebidos
4
Boas tardes.
Mais uma vez obrigado pela opinião.
Em relação a banda c estava mesmo disposto a arriscar, é que pelo que vejo ainda há vários canais em aberto, e como já vi pessoal que com antenas mais pequenas, lá se vão ensaiando, pensei que poderia fazer umas experiencias... Logico que terei de cumprir com determinados passos na montagem de antena que me vão dar que fazer primeiro.
Depois tenho outra dúvida em relação a banda c, onde já vi que o prato refletor tem de ter uma certa profundidade que eu não sei quanto é! Essas características assim como a de ganho e outras mais pode ser obtida através de onde? É que sinto dificuldade a escolher a antena para as duas bandas.
 

gatomaltes

GF Bronze
Entrou
Jan 13, 2008
Mensagens
35
Gostos Recebidos
4
boas! novidades que vou encontrando! pro pessoal ler! banda c.

A antena tem que ter uma determinada profundidade para poder funcionar correctamente, Nos iluminadores (feeds) para banda C, a profundidade mede-se em f/D. Os iluminadores para banda C são fabricados para um f/D entre aprox. 0,35 e 0,42. Algumas antenas de foco primário têm um f/D superior a 0,5 e por conseguinte não estão aptas a funcionar com os iluminadores de Banda C.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A antena tem que ter uma determinada profundidade para poder funcionar correctamente, Nos iluminadores (feeds) para banda C, a profundidade mede-se em f/D. Os iluminadores para banda C são fabricados para um f/D entre aprox. 0,35 e 0,42. Algumas antenas de foco primário têm um f/D superior a 0,5 e por conseguinte não estão aptas a funcionar com os iluminadores de Banda C.
Eu já te tinha dito isso duma maneira menos técnica, mas enfim...

DX2
 

gatomaltes

GF Bronze
Entrou
Jan 13, 2008
Mensagens
35
Gostos Recebidos
4
Boa noite pessoal! Tenho tudo preparado para começar a montagem da minha antena foco primário 1.80! Ainda tenho muitas dúvidas... Neste momento ainda tenho dificuldades em medir a profundidade do meu prato! Tenho mais dois problemas, Suporte para o lnb? Não sei qual escolher! O que encontro na net parece-me pequeno! Em relação a dreambox, sabem se funciona com todos os posicionadores? Quem me pode ajudar? Obrigado
 

pauloavintes

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2013
Mensagens
116
Gostos Recebidos
0
gatomaltes, processo de tomada de decisão demorado hein ! desde 013 até 015 muito estudo :p
 
Topo