• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Falha no boot do sistema

DNUNESII

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2008
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Boas a todos:

O meu problema é um bocado sensivél. Eu passo a explicar:

No PC tenho 2 discos. Um IDE (C) e um Sata. O XP está instalado no Sata. Esse disco está dividido em três partições. 2 primárias e uma extendida. O XP está na partição extendida (F). O disco IDE é um HDD antigo que eu utilizo só para armazenar ficheiros e já andava a dar sinais de fim de vida. Ontem morreu de vez (foi-se). O problema é que ao instalar o XP, o windows por defeito utiliza-o para criar o arranque do sistema. Ou seja os ficheiros de arranque estavam no C:. Uma vez que esse HDD morreu, ao ligar o PC o sistema não encontra qualquer sinal do MBR e por consequência não encontra o Windows XP e não arranca. Apenas apresenta a placa de rede para um possível arranque por rede, mas, como é óbvio, não passa dali.

Pergunta: Como é que eu faço para criar um MBR no Disco Sata, para encontrar o XP na partição extendida (F)? Eu já tenho uma solução na manga. Remover o Disco IDE (para a sucata) e efectuar uma instalação limpa. Mas não queria ir por aí. A instalação do XP é recente, estava a funcionar 5 estrelas e o problema nem é a instalação. São todos os programas e configurações. Para ter o XP de novo a funcionar como eu quero e como estava é muito trabalho. Instalar é rápido, o pior é o resto.

Por favor, digam-me que há solução!!! No momento em que estou a escrever, estou no trabaho. E pesquisei na net uma solução, que me parece tão óbvia, que dúvido que funcione. Dizem para formatar uma diskete e num sistema similar (com XP) copiar os ficheiros do arranque (boot.ini, NTLDR e Ntdetect.com) e depois arrancar no PC com problemas, com essa diskete??!!

Configuração do sistema:

HDD0 - IDE (C) - este HDD morreu
HDD1 - Sata (2 partições primárias (D e E) e uma extendida (F). O XP está na partição extendida) Partição D: = 1; Partição E: = 2; Partição F: = 4

Espero que alguém me possa ajudar.

Desde já o meu muito obrigado.

DNUNES
 
Topo