• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tp-link wa5210g

oasis.amorim

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2007
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Boas, tenho uma antena tp-link wa5210g
Quero configurar em modo cliente
já entrei no ip da antena configurei a antena em modo cliente fui a survy para encontrar a rede livre e selecionei a rede livre.
depois disso devia de funcionar, mas não, porquê
alguém me ajuda
 

vivastar

GF Bronze
Entrou
Abr 4, 2007
Mensagens
22
Gostos Recebidos
0
Bom dia,

No final das configurações deves retirar os ips fixos que colocaste na tua rede para aceder às configurações da antena, pois o router da rede livre deve estar a atribuir o ip e dns automaticamente.

Boa sorte
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
usa o modo WISP e activa o DHCP da antena

desta forma terás a tua propria rede e ninguem q use igualmente essa rede aberta consegue detectar as tuas maquinas. Se usares em modo repeater vais ter muita perda de sinal, em modo WISP conseguirás mais ganho e estabilidade. Neste modo terás q ligar a antena a um router/ap teu pois a antena em WISP nao transmite wifi e por isso o ganho de sinal
 

oasis.amorim

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2007
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
usa o modo WISP e activa o DHCP da antena

desta forma terás a tua propria rede e ninguem q use igualmente essa rede aberta consegue detectar as tuas maquinas. Se usares em modo repeater vais ter muita perda de sinal, em modo WISP conseguirás mais gammodo nho e estabilidade. Neste modo. tmodoserás q ligar a antena a um router/ap teu pois a antena em WISP nao transmite wifi e por isso o ganho de sinal


Já retirei os IPs e está em automático
Podes explicar melhor isso de wisp
Como faço
Obrigado
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
para teres isso em modo WISP necessitas pelo menos do seguinte material/montagem:

- 1x TP-link 5210g (obviamente)
- 1x router/switch/AP (que tenhas disponivel q possas usar, pois será isto q irá distribuir a rede para tua casa seja por cabo ou wifi)

primeiro passo:
Se fores usar um router/AP deves já desligar o DHCP desse aparelho e configura com o IP por exemplo 192.168.20.253
Podes tb ja configurar o teu wifi

segundo passo:
Faz reset à antena
Verifica a versao que tens instalada na antena, recomendo a "4.4.5 Build 111209 Rel.40972n" pois a ultimas verso deles tem menos performance de wifi devido a restrições da UE. Mas como em Portugal nao temos limitações no uso do wifi faz downgrade para esta versao para ter o wifi ao maximo.
Ligar a antena ao router/AP numa porta de rede (não uses a porta WAN, tb dá mas era mais umas configurações)
Agora vais a "Operation Mode" e activas o WISP Client
Vais agora escolher novo IP para a antena, Network -> LAN e mete por exemplo 192.168.20.254 (tens q agora mudar o ip da tua maquina para acederes a este IP)
Activar o DHCP da antena DHCP -> DHCP Settings, mete "enable" e mete os ips de 192.168.20.100 a 192.168.20.199 (que serão estes os IPs dinamicos da tua rede, os outros poderás usar para configurar IPs fixos caso necessites)
Depois de gravar e o reboot da antena ja podes activar a detecção automatica da tua maquina, neste momento a antena já dá IPs na tua rede

terceiro passo:
Agora ligas-te à rede que queres, Wireless -> Wireless Mode. Aqui clicas em "survey" e escolhe a rede que queres, eu recomendo que no campo "Client" onde vai aparecer a rede q acabaste de escolher metas a opção de "MAC of AP", pois se o SSID for alterado a antena irá ligar-se na mesma pq o que ela vai procurar é o MAC
Agora é gravar, depois do reboot já terás net na tua rede. Caso a rede que te queiras ligar tem pass tens q ir a Wireless -> Securaty Settings para meter os dados de acesso, sendo uma rede livre não é necessário e tem q estar na opção "Disable Security"


Estas sao as configs suficientes para um acesso basico que deverá ser o teu caso, desta forma terás melhor sinal na antena e terás a tua rede interna. Ninguem q use a dita rede conseguirá detectar ou comunicar com as tuas maquinas pois a antena bloqueia todas as comunicações externas neste modo. Os IPs recomendados foram apenas uma sugestão, podes usares os que entenderes (nunca os mesmos da rede que tas a ligar-te). Com exemplo que dei para acederes às configs da antena sempre q necessario é o 192.168.20.254, para acederes ao teu router/AP é o 192.168.20.253

NOTA IMPORTANTE: Atenção que ao usares uma rede aberta podem apanhar as tuas comunicações que não sejam encriptadas, por exemplo ao acederes ao forum ao colocares os logins se alguem estiver a "snifar" a rede vao ver os teus dados de login. O uso de redes abertas requer mto cuidado, para a seguraça das tuas comunicações (qd necessario aceder a algo como bancos, paypal, etc) o ideal neste casos é teres um acesso VPN.

Boa sorte!
 
Última edição:

oasis.amorim

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2007
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
obrigado pela ajuda, só vou conseguir testar isso no sábado depois digo se consegui e se funcionou bem
 

luisv

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 10, 2011
Mensagens
536
Gostos Recebidos
0
para teres isso em modo WISP necessitas pelo menos do seguinte material/montagem:

- 1x TP-link 5210g (obviamente)
- 1x router/switch/AP (que tenhas disponivel q possas usar, pois será isto q irá distribuir a rede para tua casa seja por cabo ou wifi)

primeiro passo:
Se fores usar um router/AP deves já desligar o DHCP desse aparelho e configura com o IP por exemplo 192.168.20.253
Podes tb ja configurar o teu wifi

segundo passo:
Faz reset à antena
Verifica a versao que tens instalada na antena, recomendo a "4.4.5 Build 111209 Rel.40972n" pois a ultimas verso deles tem menos performance de wifi devido a restrições da UE. Mas como em Portugal nao temos limitações no uso do wifi faz downgrade para esta versao para ter o wifi ao maximo.
Ligar a antena ao router/AP numa porta de rede (não uses a porta WAN, tb dá mas era mais umas configurações)
Agora vais a "Operation Mode" e activas o WISP Client
Vais agora escolher novo IP para a antena, Network -> LAN e mete por exemplo 192.168.20.254 (tens q agora mudar o ip da tua maquina para acederes a este IP)
Activar o DHCP da antena DHCP -> DHCP Settings, mete "enable" e mete os ips de 192.168.20.100 a 192.168.20.199 (que serão estes os IPs dinamicos da tua rede, os outros poderás usar para configurar IPs fixos caso necessites)
Depois de gravar e o reboot da antena ja podes activar a detecção automatica da tua maquina, neste momento a antena já dá IPs na tua rede

terceiro passo:
Agora ligas-te à rede que queres, Wireless -> Wireless Mode. Aqui clicas em "survey" e escolhe a rede que queres, eu recomendo que no campo "Client" onde vai aparecer a rede q acabaste de escolher metas a opção de "MAC of AP", pois se o SSID for alterado a antena irá ligar-se na mesma pq o que ela vai procurar é o MAC
Agora é gravar, depois do reboot já terás net na tua rede. Caso a rede que te queiras ligar tem pass tens q ir a Wireless -> Securaty Settings para meter os dados de acesso, sendo uma rede livre não é necessário e tem q estar na opção "Disable Security"


Estas sao as configs suficientes para um acesso basico que deverá ser o teu caso, desta forma terás melhor sinal na antena e terás a tua rede interna. Ninguem q use a dita rede conseguirá detectar ou comunicar com as tuas maquinas pois a antena bloqueia todas as comunicações externas neste modo. Os IPs recomendados foram apenas uma sugestão, podes usares os que entenderes (nunca os mesmos da rede que tas a ligar-te). Com exemplo que dei para acederes às configs da antena sempre q necessario é o 192.168.20.254, para acederes ao teu router/AP é o 192.168.20.253

NOTA IMPORTANTE: Atenção que ao usares uma rede aberta podem apanhar as tuas comunicações que não sejam encriptadas, por exemplo ao acederes ao forum ao colocares os logins se alguem estiver a "snifar" a rede vao ver os teus dados de login. O uso de redes abertas requer mto cuidado, para a seguraça das tuas comunicações (qd necessario aceder a algo como bancos, paypal, etc) o ideal neste casos é teres um acesso VPN.

Boa sorte!
muito bem explicado.
agora uma informaçao se possivel.
o router SMC 7904Wbra2 nao tem portas wan só tem 1 entrada ADSL e 4 portas LAN. é numa destas que ligo a antena?
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
muito bem explicado.
agora uma informaçao se possivel.
o router SMC 7904Wbra2 nao tem portas wan só tem 1 entrada ADSL e 4 portas LAN. é numa destas que ligo a antena?

exactamente, ligas numa das portas LAN. Não esquecer de desligar o DHCP no SMC
 

laxies

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
174
Gostos Recebidos
0
Boas
Ando aqui ás voltas com uma antena destas.
Pelo post do PSonic consegui por isto a funcionar.
Recebo net do router do meu vizinho (facultoume a senha) por esta antena que liguei a um router.
A questão que queria colocar é= onde abro as portas para a minha box partilhar?
No router do meu vizinho,na antena tp link ou no router que coloquei ca em casa?
Agradecia resposta.

Cumprimentos

laxies
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Boas
Ando aqui ás voltas com uma antena destas.
Pelo post do PSonic consegui por isto a funcionar.
Recebo net do router do meu vizinho (facultoume a senha) por esta antena que liguei a um router.
A questão que queria colocar é= onde abro as portas para a minha box partilhar?
No router do meu vizinho,na antena tp link ou no router que coloquei ca em casa?
Agradecia resposta.

Cumprimentos

laxies
Deduzo que tenhas a antena em modo WISP, e o teu router de casa apenas a funcionar como um switch/ap wifi.

Nesta configuração tens:
- No router principal (do vizinho) abrir todas as portas necessárias a apontar unicamente para o IP atribuído à antena por esse router. Todas que necessites na tua rede mesmo que para vários aparelhos.

- Depois na antena então é que fazes o devido encaminhamento de cada porta para o IP do equipamento correspondente. Como é a antena a gerir os teus ips internos convém fazeres a fixação de endereços dos equipamentos que terão portas abertas, senão após por exemplo uma falta de luz recebem outro ip e os encaminhamentos deixam de dar pois o ip indicado já não é do mm aparelho. Isso pode ser feito na própria antena em "address reservation" onde se coloca o MAC do equipamento e o respectivo IP q será sempre desse aparelho. Igual no router do vizinho, q a antena receba sempre o mm IP. Os Thomson/Tecnicolor n é necessário pois fixa automaticamente os IPs, em outros será necessário.

Este setup é caso a antena esteja em WISP e não seja o teu router a atribuir IPs, em outra opção é diferente. Assim imagina q necessitas de 3 portas no total para 2 aparelhos, por exemplo a 400, 450 e 500. Então no router do vizinho as 3 portas 400, 450 e 500 apontam todas para o IP da antena. Na antena então faz-se a divisão, apontar a porta 400 e 500 para o IP do equipamento1 e a porta 450 para o IP do equipamento2

Enviado do meu C5-S508 através de Tapatalk
 
Última edição:

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Boas
Ando aqui ás voltas com uma antena destas.
Pelo post do PSonic consegui por isto a funcionar.
Recebo net do router do meu vizinho (facultoume a senha) por esta antena que liguei a um router.
A questão que queria colocar é= onde abro as portas para a minha box partilhar?
No router do meu vizinho,na antena tp link ou no router que coloquei ca em casa?
Agradecia resposta.

Cumprimentos

laxies
As portas tem k ser abertas mas no router do teu vizinho.
Ou seja abres as portas no router do teu vizinho redirecionadas para o ip da antena e dps daí fazes o que queres.
 

laxies

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
174
Gostos Recebidos
0
Boas
A parte de configurar as portas no router do vizinho esta entendido.
Encaminhar as portas na antena em (adress reservation) so tem a parte do Mac address,reserved ip adress,status...nao vejo onde colocar numero da porta e tcp ou udp???antena.jpg
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Boas
A parte de configurar as portas no router do vizinho esta entendido.
Encaminhar as portas na antena em (adress reservation) so tem a parte do Mac address,reserved ip adress,status...nao vejo onde colocar numero da porta e tcp ou udp???Ver anexo 150279
Abrir as portas é em port fowarding agora na antena,nao é nessa opcçao que estás
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Correcto, esse screen é onde fixas os teus ips internos com base no MAC que podes consultar em "DHCP client list"

Enviado do meu C5-S508 através de Tapatalk
 

laxies

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
174
Gostos Recebidos
0
Boas
Talvez aqui...
antena2.jpg
A porta especifica neste caso 5555 e o ip da box em em ( adress reservation )
Obrigados...
 

laxies

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
174
Gostos Recebidos
0
Nao adianta remover esses numeros sao ficticios.

Em virtual server aparece assim ao colocar la tipo aquela porta=
antena 3.jpg
Depois fazer (save) da este erro=
antena4.jpg
O endereço IP não está na mesma sub-rede com a LAN!
Aqui em virtual server nao aceita um ip nem porta especifica.
Em (Common service port) entre as opções so seleciona portas correspondesntes e não tipo (unica 5555)
antena5.jpg
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
se a antena te dá erro de subrede é pq n tás a configurar bem os teus ips internos e ja estás a mexer em coisas sem sentido

tens a antena em WISP ou Bridge? Se estiver em WISP que IP tem a antena (o q recebe do router do vizinho)? Qual o IP que a antena tem internamente, para o DHCP Server? Que IP tens no PC ligado ao teu router?
 

laxies

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
174
Gostos Recebidos
0
The IP address is not in the same subnet with the LAN!

Pode estar a dar este erro porque nao tenho ainda abox ligada na rede...
 
Topo