• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Box para abrir canais analogicos da meofibra

Status
Não está aberto para novas respostas.

hbatista

GF Prata
Entrou
Jan 31, 2008
Mensagens
256
Gostos Recebidos
0
Bom dia pessoal, tenho andado há procura de informação sobre box para abrir canais anologicos da meo fibra, mas não encontro nada, alguem conhece aguma box ou se não é possivel?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Mas o Meo fibra tem canais analógicos que precisem ser abertos? Pensei que fossem todos livres.

DX2
 

hbatista

GF Prata
Entrou
Jan 31, 2008
Mensagens
256
Gostos Recebidos
0
Mas o Meo fibra tem canais analógicos que precisem ser abertos? Pensei que fossem todos livres.

DX2

boas amigo, sim os anais estão abertos mas a qualidade é como sabemos muito fraca, a minha intenção é melhorar a qualidade destes e se houver alguma box para satélite e cabo fazia cs interno com uma solo2,
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
boas amigo, sim os anais estão abertos mas a qualidade é como sabemos muito fraca, a minha intenção é melhorar a qualidade destes e se houver alguma box para satélite e cabo fazia cs interno com uma solo2,

Eu acho que estás a explicar mal a questão... mas cs interno para canais abertos? Não percebo...

Quanto à questão da qualidade dos canais analógicos a primeira coisa a saber: quantos televisores serve? O sinal foi injectado no circuito coaxial da casa?

Para testares o sinal, para saberes da sua qualidade, vai ao ONT e na saída deste coloca um cabo coaxial, o mais curto possível, e liga-o a um televisor e vê como está a qualidade. Os canais analógicos são, por natureza, de fraca qualidade. Não estou a "ver" como uma box das que referes poderá o melhorar...

Podes consultar aqui algumas indicações.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Bom dia pessoal, tenho andado há procura de informação sobre box para abrir canais anologicos da meo fibra, mas não encontro nada, alguem conhece aguma box ou se não é possivel?

Boas

No sistema fibra da Meo, os canais analógicos, são gerados por um modulo conversor de sinal ONT - Optical Network Terminal.

Esse aparelho permite tripla tarefa, transformar o sinal óptico em:

Modulador de sinal RF, para sistema de TV analógica, e os canais que difunde (cerca de 70), não são codificados.

Conversor de sinal para RJ11, ou seja telefone normal.

Conversor de sinal para rede Net. Este é o sinal que é usado para a Box de TV, assim como Internet.


A box para ver TV, trabalha por protocolo IP, ligação pelo cabo de rede RJ45. A mesma não tem nenhuma interligação com os canais modulados em RF analógico.

Este tipo de box, é bastante diferente dos receptores de satélite ou cabo, que se fala aqui pelos fóruns.

Eventualmente não será simples arranjar um receptor IP, para trabalhar nos moldes que pretende.

Cps
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
mrsat qual será a qualidade de um canal analógico que sai do ONT? Imagine-se um pequeno cabo a ligar a um televisor logo ao lado do ONT...

O que poderá estar a acontecer é que este sinal e injectado na rede coaxial da casa e as percas serem muitas... se o sinal for para ligar a um vulgar televisor CRT não deve ser muito perceptível mas, ligado ao televisor HD, já se sente de certeza absoluta.
 

hbatista

GF Prata
Entrou
Jan 31, 2008
Mensagens
256
Gostos Recebidos
0
mrsat qual será a qualidade de um canal analógico que sai do ONT? Imagine-se um pequeno cabo a ligar a um televisor logo ao lado do ONT...

O que poderá estar a acontecer é que este sinal e injectado na rede coaxial da casa e as percas serem muitas... se o sinal for para ligar a um vulgar televisor CRT não deve ser muito perceptível mas, ligado ao televisor HD, já se sente de certeza absoluta.

boas, o problema é esse, ligado a samsung full hd 5100 com 100hz imagem muito fraquinha, e uma vez que estou a pensar comprar outra box comprava uma que desse para melhorar estes canais anologicos, e como tenho uma solo2 partilhava ( satélite )o que recebo desta com a nova ( receptor combo ).
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Analógico é analógico mas é preciso que a imagem seja muito má para não ser aceitável. Ao contrário da Zon, em que o sinal analógico percorre quilómetros e quilómetros de cabo coaxial, no Meo fibra os canais analógicos são "criados" no ONT em tua casa, ou seja, não deviam ter quaisquer tipos de interferências ou má qualidade de imagem, portanto já estou como p.rodrigues: isso só pode ser má distribuição ou falta de amplificação.

DX2
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
mrsat qual será a qualidade de um canal analógico que sai do ONT? Imagine-se um pequeno cabo a ligar a um televisor logo ao lado do ONT...

O que poderá estar a acontecer é que este sinal e injectado na rede coaxial da casa e as percas serem muitas... se o sinal for para ligar a um vulgar televisor CRT não deve ser muito perceptível mas, ligado ao televisor HD, já se sente de certeza absoluta.

Boas

Teoricamente o sinal à saida do ONT deveria ter uma resolução de 576i, que não é nada de especial mas que é suficiente para uma TV CRT normal.

Infelizmente esse tipo de sinal num televisor Full HD, acaba por apresentar muito defeitos de qualidade, mais notórios qunto maior for o tamanho da tela.

No meu caso, com teste num plasma 50C7000 FHD, num Led 55F6500, e noutro 47 Full-HD, a imagem SD é sofrivel ou má, mesmo com filtro digital activo, a imagem SD é sofrivel ou má.

Em outros dois LCD de 32" apenas HD, não se nota tanto o defeito.

Estes testes dizem respeito aos canais modulados pelo ONT da Vodafone.

Na minha isntalação tenho 5 televisores, ligados ao ONT.

Tambem notei que no inicio da instalação dessa operadora, na altura que ainda não tinham os 17 canais em digital modulados em RF, a imagem era razoavel.
Com a inclusão desses canais (17 em digital dos quais 10 em HD), a imagem em SD perdeu bastante.
Pelo que me deu entender, o ONT não tinha capacidade para tanta largura de banda, para os 70 canais em SD, mais os 17 em digital com 10 em HD.
De salientar que nestes canais HD em RF digital, depois de várias horas de comparação, é equiparavel à dos HD da box satélite.
Normalmente para estes milagres poderem acontecer, é à base de limitar a informação ou seja comprimir o sinal de cada canal, penalizando a qualidade de imagem.

A possibilidade de manipular a imagem, é uma mais valia para os operadores, porque podem reduzir bastante à largura de banda ou ao débito Mb por segundo.

Não sei se na Meo está a acontecer algo semelhante ao que me sucedeu, mas pode ser um hipotese.

Bons ajustes
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Boas

Teoricamente o sinal à saida do ONT deveria ter uma resolução de 576i, que não é nada de especial mas que é suficiente para uma TV CRT normal.

Infelizmente esse tipo de sinal num televisor Full HD, acaba por apresentar muito defeitos de qualidade, mais notórios qunto maior for o tamanho da tela.

No meu caso, com teste num plasma 50C7000 FHD, num Led 55F6500, e noutro 47 Full-HD, a imagem SD é sofrivel ou má, mesmo com filtro digital activo, a imagem SD é sofrivel ou má.

Em outros dois LCD de 32" apenas HD, não se nota tanto o defeito.

Estes testes dizem respeito aos canais modulados pelo ONT da Vodafone.

Na minha isntalação tenho 5 televisores, ligados ao ONT.

Tambem notei que no inicio da instalação dessa operadora, na altura que ainda não tinham os 17 canais em digital modulados em RF, a imagem era razoavel.
Com a inclusão desses canais (17 em digital dos quais 10 em HD), a imagem em SD perdeu bastante.
Pelo que me deu entender, o ONT não tinha capacidade para tanta largura de banda, para os 70 canais em SD, mais os 17 em digital com 10 em HD.
De salientar que nestes canais HD em RF digital, depois de várias horas de comparação, é equiparavel à dos HD da box satélite.
Normalmente para estes milagres poderem acontecer, é à base de limitar a informação ou seja comprimir o sinal de cada canal, penalizando a qualidade de imagem.

A possibilidade de manipular a imagem, é uma mais valia para os operadores, porque podem reduzir bastante à largura de banda ou ao débito Mb por segundo.

Não sei se na Meo está a acontecer algo semelhante ao que me sucedeu, mas pode ser um hipotese.

Bons ajustes
Desculpa a minha "ignorância" mas termos como 576i, SD, HD e compressão em canais analógicos????

DX2
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Desculpa a minha "ignorância" mas termos como 576i, SD, HD e compressão em canais analógicos????

DX2



Boas

No meu caso, a resolução 567i apenas se refere aos canais analógicos (SD) aproximadamente 67, e também 7 em Digital.

Os 10 em HD estão com resolução de 1080i.

A compressão de sinal em geral é processada em sinal digital (fonte original de sinal), sinal esse que que pode ser convertido em analógico (ONT a modular RF analógico e ou também digital no caso da Vodafone).

No caso do ONT, o mesmo vai reconstituir uma imagem em sinal analógico com a informação digital disponível.

Para verificar como a imagem pode ser comprimida, temos um exemplo simples, e que nos aparece com frequência, que é a conversão de um filme em suporte BD (com ~25 Gb ou mais) para MKV em que redução de informação pode ser de 5 ou mais.

Num televisor grande Full-HD 200Hz, dá para notar onde se retirou informação, ao sinal original.

Exemplos:

O número de fotogramas pode ser menor em certas cenas, e conseguimos reparar que a imagem não tem a fluidez constante, parece haver ressaltos.

Em certas cenas, zonas da imagem com menor importância, é retirado detalhe, e é possível apreciar por vezes quadrados, ou uma área toda homogénea.

As caras ou outros planos de destaque, em geral só ficam com detalhe máximo com imagem parada ou muito lenta.

Etc etc.

Os métodos de compressão aplicados são muito variados, e eficazes para quem poupar débito de informação.

Cps
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Estou a ver que não percebeste o sarcasmo. Eu escrevi "ignorância"...
Desde quando é que os canais analógicos têm resolução? Só se pode designar algo de SD por oposição a algo HD. Ora nos canais analógicos não há uma coisa nem a outra.

DX2
 

hbatista

GF Prata
Entrou
Jan 31, 2008
Mensagens
256
Gostos Recebidos
0
boas pessoal, não vale a pena andarem a discutir por este tema, como não há box para melhorar a qualidade da imagem dos canais anológicos da oem vou comprar outra só para satélite.
muito obrigado a todos pela atenção.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo