• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Teka, sem tensão no segundário da fonte.

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Vivam companheiros.
Tenho um recetor Teka, que não tem tensão no segundário da fonte.
Já troquei transistores, já revi diodos e resistencias e o problema mantem-se.

Alguem pode ajudar.

Abraço.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Vivam companheiros.
Tenho um recetor Teka, que não tem tensão no segundário da fonte.
Já troquei transistores, já revi diodos e resistencias e o problema mantem-se.

Alguem pode ajudar.

Abraço.


Boas

Se a fonte comutada for tipo mais simples, sem IC Oscilador no primário, o esquema poderia ser mais ou menos semelhante ao da figura (na figura o secundário é tensão única, no entanto a do receptor deve ter mais de uma saída).

fonte comutada.jpg


Eu começava por ver se tem cerca de 325 Volt no condensador a seguir à rectificação primário.

Se já substituiu os transístores no primário, verificar a resistência de 470 Kohm para o transístor oscilador (que por vezes avaria). Verificar o zener de limite de tensão, para o transístor. Etc, etc.

Algumas das verificações podem ser PowerOff (multímetro), outras devem ser feitas com a fonte ligada, e medir tensões. Atenção que no primário o choque pode ser violento!

Osciloscópio (nem todos têm) é útil para ver se oscilador está a funcionar bem, à frequência indicada.

Alguns diodos ficam com fuga (corrente sentido inverso), que dá para verificar com multímetro, escala 2 Mohm ou mais.

Quando ficam em curto, é fácil verificar por medição de continuidades.

Se não surge nenhuma tensão no secundário, então a avaria estará no primário, ou em ultimo caso diodo (s) de comutação rápida no secundário (em curto, ou aberto que é mais raro), ou situação mais rara condensador em curto.

Se surge tensão instável no secundário, então a avaria mais comum é dos condensadores no secundário avariados (secos "perda electrólito", inchados,.....).

Boa pesquisa
 
Topo