Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 16 a 30 de 62

Hortas Aquaponicas, de 1 tomateiro a 1 tonelada de qualquer coisa

Gforum Sénior Avatar de cable-man
    Registo: Oct 2012

Padrão

So me lembrei agora que vi as fotos.
    Tambem coloquei um controlador de carga solar, para as baterias, e dois voltimetros, um para medir a tensao nos fotovoltaicos e outro para medir a tensao nas baterias.

So para esclarecer tambe o proque do circuito dos reles.
    Eu queria colocar o interruptor por botoes d epressao, acho que tem mais pinta do que so um interrupror normal.
    Mas como foi para aproveitar materialq eu tinha ca em casa, usei dois botoes normalmemnte abertos, dai a necessidade do segundo rele.
    Votos de bons cultivos,
    Adalberto M. Pereira

Padrão

O fim do outono é altura de se plantar morangeurios...

Ca ficam os meus, uma foto geral com os morangeuiros no tubo de cima:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20141204_Geral.jpg
Visualizações:	34
Tamanho: 	74,9 KB
ID:      	136067

E uma foto dos morangeuiros ao lado das etiquetas que vinham em cada saquinho

Nome:	         20141204_MorangueiroCharlotte.jpg
Visualizações:	30
Tamanho: 	77,2 KB
ID:      	136068

Nome:	         20141204_MorangueiroCirafine.jpg
Visualizações:	21
Tamanho: 	47,3 KB
ID:      	136069

Nome:	         20141204_MorangueiroMaraDesBois.jpg
Visualizações:	20
Tamanho: 	49,5 KB
ID:      	136070

Padrão

Nome:	         20141213_MorangueirosTrioControlo.jpg
Visualizações:	31
Tamanho: 	54,7 KB
ID:      	136195
    Passdos 10 dias, os morangueiros de controlo estao assim.

Padrão

Actualizaçao dos morangueiros:

Nome:	         20150118_MorangueirosTrioControlo.jpg
Visualizações:	28
Tamanho: 	49,0 KB
ID:      	136766

e do meu alfobre, agora dividio em 9 partes, 9 semanas.

Nome:	         20150118_SementeiraAlfaceseCouves.jpg
Visualizações:	35
Tamanho: 	85,7 KB
ID:      	136767

Novo
    Registo: Feb 2015

Padrão

Parabéns pelo sistema. Que tal funcionou o sistema de aquecimento.

Padrão

Sinceramente nao sei dizer, ele funciona, a agua sai mais quente do que entra.
    Eu estou a pescar a agua para o aquecedor na saida do NFT, e a diferença entre a temperatura do lago e a temperatura a saida do aquecedor é de 2 graus, em dias de sol.

No entanto nao tendo outro sistema semelhante para comparaçao, nao sei se efectuivamnete vale o trabalho ou nao.
    Uma coisa é certa, para o que eu pretendia, manter as Oreochromis mossambicus, nao foi suficiente uma vez que acabaram por morrer.

por outro lado, noto nas KOIs uma actividade superior a que tinham o ano passado durante o inverno.

Ou seja, se soubesse o que sei agora, antes de fazer o aquecedor, nao o fazia.
    Uma vez que esta feito, e ate tem algum efeito positivo nas KOIs, nao o vou retirar.

De qualquer forma estou a ponderar passar o meu sistema a um sistema hibrido, aquacultura + hidroponico, e por isso o lago vai ter mesmo so KOIs.
    Vou fazer um sistema de aquacultura pura, quase pura porque vai ter um germinador, dentro de casa e onde nao é necessario aquecimento.
    O sistema exterior vai ser alimentado com o esgoito do sistema de aquacultura, e vou manter como animais apenas as KOIs.

Ha um individuo na Tailandia que tem mantidfo um sistema destes a nivel comercial, e a coisa tem funcionado bem pelo que ele da a perceber.
    Vou tentar.

Se nao funcionar... ou vou mesmo infringir a lei e meter achigas no lago, ou entao tenho de me render as evidencias e colocar tudo numa estufa, o que eu efectivamente nao queria mesmo.

Padrão

Actualizaçao do trio d emorangeuiros de controlo, sempre a bombar e a crescer :)

Nome:	         20150209_MorangueirosTrioControlo.jpg
Visualizações:	25
Tamanho: 	53,6 KB
ID:      	137374

A sementeira em cubos de la de pedra das capsicuns mais picnates do mundo, e algumas menos picantes mas que por um ou outro motivo teem smepre lugar nas minhas preferencias e no espaço de cultivo :)

Nome:	         20150209_GerminacaoHidro_Capsicuns.jpg
Visualizações:	25
Tamanho: 	70,4 KB
ID:      	137375

Gforum Iniciado
    Registo: Feb 2015

Padrão

Muito bom trabalho, espectáculo..

Padrão

obrigado.
    Qualquer duvida, esteja a vontade para perguntar.

Padrão

Cada vez mais me inclino para a separaçao das aguas, peixes num local que tem como destino da agua aa horta.
    Alem das vantagens obvias, como o ajuste da quimica da agua a niveis optimos tanto para os peixes como para as plantas, porque estao em sistema separados, ecxiste taambem a vantagem da possibilidade de utilizaçao de fitossanitarios nas plantas, sem influencia nos peixes.

por exemplo uma coisa muito usada em agricultura chamada biologica é o oleo de neem.
    Se eu utilizar este oleo num sistema com peixes, e ele chegar a aguaa... ao fim de meia duzia de aplicaçoes os peixes viram todos o barco.

Entao, na parte de peixes vou deixar apenas um germinador constituido por 3 camas e uma mini sump, para poder trabalhar num nivel inferior aos aquarios.
    A agua dos aquarios circula pela mini bateria e volta aos aquarios.
    Aqui sao feitas as germinaçoes, que pelas caracteristicas nao é costume ser atacadas por nenhum tipo de infestante.

Deixo uma foto do que estou a fazer:

Nome:	         20150309_GerminadoraGeral.jpg
Visualizações:	24
Tamanho: 	106,4 KB
ID:      	138150
    Votos de bons cultivos,
    Adalberto M. Pereira

Padrão

Uma foto de um tabuleiro do germinador:

Nome:	         20150404_GerminadorTabuleiro2.jpg
Visualizações:	20
Tamanho: 	71,0 KB
ID:      	138756

E uma foto da cama das favas, coistumam dar para 1 refeiçao para 4 ou 5 pessoas.
    QUando ha poucas favas, mete.-se mais carne, mas da sempre pelo menos para 4 pessoas :)

Nome:	         20150404_Favas.jpg
Visualizações:	23
Tamanho: 	89,7 KB
ID:      	138757
    Votos de bons cultivos,
    Adalberto M. Pereira

Gforum Junior
    Registo: Sep 2012

Padrão

Parabéns pelo sistema, cable-man!!
    Estou a ponderar iniciar um sistema destes. Já tenho um lago ornamental, há quase 6 anos. Ao início foi complicado. Os peixes duravam pouco tempo, desde apenas alguns dias, a algumas semanas. Entretanto, desde 2012, consegui que os peixes se aguentassem. Desde esse ano, julgo que só morreu 1 ou 2 peixes, nasceram 3 ou 4 (sem intervenção, provavelmente após uma limpeza do lago no momento certo, onde passei a água para um poço ornamental, e onde terão ido alguns ovos, como é um poço fechado, sem circulação de água, tem muitas larvas de insectos. Os peixes acabaram por crescer), e desde esse ano também tenho 2 kois já com algum tamanho, mas longe do tamanho máximo.
    O lago tem um problema, nunca consegui ter plantas aquáticas, apesar de algumas tentativas, e os filtros que tenho tido, não são suficientes para evitar as algas em suspensão. Por isso, já há algum tempo que tenho a intenção de fazer um filtro biológico com plantas aquáticas. Há pouco tempo consegui arranjar um daqueles lagos em PVC, e queria então dar início à ideia do filtro biológico. Entretanto, apareceu o termo Aquaponia, e decidi pesquisar o que é, e fiquei bastante interessado num sistema destes. O meu pai já tem uma pequena horta doméstica, quem sabe se, conseguindo adaptar-me a este sistema, não poderemos ir, aos poucos, substituindo o sistema tradicional, por um sistema aquapónico, mais ecológico pela poupança de água.

Numa primeira fase, julgo que tenho pela frente um ano de experiências, para testar as melhores soluções para o meu caso específico. Uma vez que tenho o lago já estabelecido, vou ter que adaptar o sistema de aquaponia ao espaço existente (que é muito pouco, uma vez que o jardim está ocupado com outras plantas/arbustos).

Tenho aqui 3 questões:
    1 - Conselhos/Dicas essenciais para quem está a começar? Por exemplo, será útil manter o filtro que já tenho (tem sistema de filtragem físico - lã de vidro, biológico - tipo bioballs e também químico - carvão ativado)?

2 - Quais as necessidades de sol/temperatura das plantas? Em que casos é essencial ter sombra ou uma estufa?

3 - Onde posso encontrar uma bomba de 4000 l/h por 35€? Uma vez que a minha não está em muito bom estado, posso precisar de uma nova entretanto, e não são propriamente baratas. Como moro na Figueira da Foz (e vou várias vezes a Tondela/Viseu), longe dos grandes centros (Porto e Lisboa) a oferta é muito baixa, e os preços não são muito agradáveis.

Fica aqui um link para que possas ver o meu lago:
    https://www.facebook.com/david.migue...6162352&type=3

Padrão

1 - Conselhos/Dicas essenciais para quem está a começar? Por exemplo, será útil manter o filtro que já tenho (tem sistema de filtragem físico - lã de vidro, biológico - tipo bioballs e também químico - carvão ativado)?
    - Carvao nao é de todo necessario. ate proque so dura uma ou duas semanas e depois ja nao faz nada.
    - Dependendo do sistema que quer manter pode ter que manter o filtro biologico/solidos que mantem agora ou pode remove-lo.
    Se so quizer manter NFT (os tubos) tem obrigatoriamente de manter o filtro actual.
    Se quizer uma cama de substracto, de mare ou fluxo continuo, pode retirar o filtro e trocar por apenas uma bomba de circulaçao proque aas camas fazem de filtro.

2 - Quais as necessidades de sol/temperatura das plantas? Em que casos é essencial ter sombra ou uma estufa?
    - Depende de planta para plaanta.
    Ha culturas de sol cheio, como os tomates e os pimentos, e ha culturs de meia sobra e de sombra completa.
    Isso depende das plantas que quer maanter.

3 - Onde posso encontrar uma bomba de 4000 l/h por 35€? Uma vez que a minha não está em muito bom estado, posso precisar de uma nova entretanto, e não são propriamente baratas. Como moro na Figueira da Foz (e vou várias vezes a Tondela/Viseu), longe dos grandes centros (Porto e Lisboa) a oferta é muito baixa, e os preços não são muito agradáveis.
    - Para nao fazer aqui publicidade, mando por MP um endereço onde pode encontrar.
    Votos de bons cultivos,
    Adalberto M. Pereira

Gforum Junior
    Registo: Sep 2012

Padrão

Ja agora, outra dúvida que me esqueci de perguntar . No sistema de growing bed, as plantas são plantadas diretamente no substrato, ou são colocadas em algum tipo de vaso que servirá de suporte?

Padrão

Isso é uma opçao pesoal, as duas formas funcionam.
    Pode colocar dentro de um saco rspiravel, ou memso um vaso, e assim evitar que aas raizes se propaguem por toda a cama, por exemplo nos tomaaterios ha quem faça isto proque eles desenvolvem uma bola de raizes muito muito grande e pode criar zonas anaerobicas ou mesmo entupir o esgoto.

ou pode semear/plaantar directamente nas camas.

Eu nunca usei o metodo de saco, ou smartpot ou HortiPot ou .... as marcas sao muitas e cada uma lhes da um nome dirferente, mas basicamnete sao vasos feitos em tecido obtido a paartior de PET reciclado e em forma de vaso.
    Por exemplo nos pimenteiros prefiro usar o metodo de DutchPot, mesmo com baldes reciclados em vez de vasos mesmo proprios que sao muito maais caros, e este ano vou usar o metodo de vaaso de pavio, ou WickingPot.
    Basicamnete é um vasop normaal, com terra, em que a agua chega a tarra por baixo e nao por cima.
    Votos de bons cultivos,
    Adalberto M. Pereira

Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

1. Whisky com qualquer coisa...
    Por eta_frost no fórum Garrafeira
    Respostas: 71
    Último Post: 07-07-2013, 19:08
  2. Dedicatoria dos 23.000 e qualquer coisa ...
    Por helldanger1 no fórum Agradecimentos & Dedicatorias
    Respostas: 16
    Último Post: 03-02-2010, 14:30
  3. Dedicatória dos 20 mil e mais qualquer coisa...
    Por helldanger1 no fórum Agradecimentos & Dedicatorias
    Respostas: 69
    Último Post: 16-07-2009, 17:20
  4. Acto ou qualquer outra Coisa
    Por migel no fórum Casa do Poeta
    Respostas: 0
    Último Post: 21-10-2008, 15:39

Permissões de Postagem