• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como testar o alternador 12v de um carro

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Este tutorial vai ajudá-lo a fazer um teste básico ao seu alternador como forma a testar o bom funcionamento do mesmo.

O que vai precisar?
- Um multímetro

Vamos lá testar...
Primeiro, certifique-se que o seu multímetro está em corrente contínua (DCV) e com 20v seleccionados.
Com o carro a trabalhar, abra a capo do seu veículo e localize a bateria. Coloque a pinça preta em algum ponto metálico com massa e a pinça vermelha no num ponto descarnado do cabo que vem do alternador e conecta directamente ao pólo positivo da bateria.



Um alternador em bom estado de funcionamento deve mostrar valores compreendidos entre 13.8v e 14.2v.
Caso o valor seja superior a 15v, poderá estar com algum problema no regulador de voltagem do alternador. Caso o valor seja inferior a 13v é sinónimo de algum problema no alternador e aconselho a que leve o seu veículo a um electricista auto como forma a que ele proceda a um diagnóstico mais específico.
 

Sharkman

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 20, 2014
Mensagens
1,019
Gostos Recebidos
0
Boa informação esta, a semana passada descobri este método por um colega meu e estivemos a fazer o mesmo teste ao meu carro, devido a um problema que estava a aparecer, ou seja com o carro parado , mas a trabalhar ele acelerava-se sozinho. Mas com o teste ele chegou aos 14 V. Sábado levei o carro à maquina de leitura de erros e detectou um sensor que está a dar falhas...mais uns € para gastar. O meu carro é um Audi A3 de 2003 2.00 TD 140 cv não deve ser coisa muito barata...penso eu...

Abraços
 
Topo