• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Junkers WTD KME 11 Caudal Água Excesso?

N--u--N--o___1983

GF Bronze
Entrou
Fev 8, 2008
Mensagens
19
Gostos Recebidos
0
Boas amigos! Venho aqui colocar o meu problema na esperança de alguém me puder dar uma ajuda!

Instalei um Esquentador destes depois de muito me aconselhar (Ventilado Termostático Junkers WTD KME 11) - miniMAXX EXCELLENCE - Junkers
depois de uma avaria no Termoacumulador, e pensava eu estar a tomar uma boa decisão mas infelizmente tenho tido alguns problemas!
Se no Verão a coisa até passava, no Inverno tem piorado com problemas no aquecimento...
Chamámos assistência, que após alguns testes feitos por um técnico, aconselhou trocar o gás de Butano para Propano, o que fiz, e detectaram pressão a mais na instalação da rede de água cá em casa (estava a 5 BAR quando devia estar a 3).
Sugestão: instalar uma válvula redutora de pressão de água à entrada do contador... também fizemos!
O que acontecia com o Butano era o gás congelar e então no fim da garrafa já nem aquecia nada!
Mudei para Gás Propano, maior poder calorífico, o gás gasta-se até à ultima gota... esse problema está resolvido... mas o certo é que isto continua a funcionar mal!
Instalámos a vávula, gastei quase 80 € pensava eu que o problema ficava resolvido! Mas infelizmente não!

Nos primeiros dias que tenha notado, até parece ter funcionado bem mas agora sucede que ao abrir as torneiras aparecer no esquentador o símbolo de uma torneira com o sinal - por baixo, ou seja, indicação para reduzir o caudal...
Este problema já ocorria!
Já experimentei de tudo, desde fechar mais o passador de água à entrada de casa, fechar ligeiramente a torneira de água fria do Esquentador mas lá surge o raio da torneira sempre! Se reduzir demais, o Esquentador não arranca claro!
Já não sei o que fazer! A válvula redutor está a fazer o seu efeito e notamos nas torneiras menor pressão de água a sair... portanto o que estará a falhar? Não é que a água não aqueca mas aquece mal.. tenho a temperatura a 48º, mas nas torneiras a água não saí a 48º é impossível quando muito sai tépida!
Já sei que me vão aconselhar a ligar pra marca mas não estou disposto a pagar mais 25 € pela deslocação do técnico para me virem dizer que o esquentador está bom e que o problema é meu!
O que poderá estar aqui a falhar? É que já equaciono vender isto e comprar um termoacumulador... ao menos a água sai a ferver das torneiras! o pior é o consumo energético mas enfim...
 
Última edição:

rick_rodri

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Abr 7, 2015
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Caro N--u--n--o___1983,

Estive a ler o tópico e há várias questões que poderão não ser derivadas da mesma questão.

Daquilo que está explícito na documentação desse modelo, ele funciona correctamente numa gama de pressões desde 0,3 Bar até 12Bar, não fará sentido a colocação de válvula redutora de pressão na instalação de casa. Qualquer ajuste de caudal, fazer-se-ia pela torneira de água fria.

Pelo descrito, parece haver qualquer anomalia no sensor de caudal, pois qualquer que seja o caudal, dá sempre info que se tem que fechar mais a água. Isto sim a ser visto pelos técnicos (e nunca a recomendar colocar colocar a válvula de regulação de pressão).
Na documentação técnica do equipamento também é anunciada a gama de caudais de água (3,2 a 9 litros/min). Pode sempre medir o caudal que passa no esquentador (com medidor de cozinha de 1litro, ver quantos segundos demora a encher e calcular quantos litros passam por minuto) e comparar com esta gama. Se tiver dentro, não deve aparecer a torneira com sinal - e reforça a ideia dessa sonda ter anomalia.


Por outro lado a questão da água tépida no Inverno, pode ser outra questão. Desconhecendo a distância entre esquentador e duches banhos e/ou se tubos são externos ou internos à parede, posso dizer que as perdas térmicas podem ser consideráveis nas tubagens, tanto mais quando maior for a distância a percorrer e se tubagens não forem isoladas (a maioria). Não sei se já fez teste de ver uma torneira mais próxima do esquentador e outra mais distante, para ver a diferença de temperatura (mesmo por sensibilidade, mas idealmente com termómetro especifico). Se for esse o caso, então poderá ser necessário compensar com aumento de algum(ns) graus de elevação, na regulação de temperatura do esquentador, acima dos 48ºC.
Outra hipótese (mais remota), será a sonda ter uma desvio relativamente ao medido, (acusar mais graus). Mas não é fácil isto acontecer. Também noto o mesmo, no meu esquentador, marca 47ºC e em torneira mais perto do esquentador está bem mais quente que no duche.

De resto, o modelo parece-me bom e estava a considerar adquirir um, devido à poupança potencial que se pode ter (por ser termostático).
Qualquer equipamento está sujeito a ter anomalia de fabrico (daí a garantia). Também tive, há 8 anos anos, anomalia num esquentador novo do mesmo fabricante e era um pressostato. Foi reparado e nunca mais deu esse problema. Tem é que se acertar com o técnico (que perceba do assunto e esteja interessado em resolvê-lo e não em arranjar 'bodes espiatórios').

Em todo o caso, dê novidades, para sabermos como correu daqui para a frente.
Cumprimentos
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Muito bem, quanto tempo tem o esquentador? durante dois anos a assistencia é gratuita desde que efectuada oficialmente.
 
Topo