• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

o enigma do flash avariado!

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
Bem começando do principio!

tenho um flash metz 54 af-1c que a quase um ano me deixou mal num batizado! lembrou-se o gajo de não carregar o condensador! descubri depois que as vezes deixando o condensador descarregar completamente,( sozinho com o passar do tempo sem utilização e sem as pilhas dentro dele) as vezes o gajo funcionava.
Andou por aqui arrumado em casa e passado uns tempos decidi leva-lo a única pessoa aqui perto de mim que faz reparação electrotécnicas! deixou-o la encostado prai umas 3 semanas e na altura que passei pra ver como a coisa andava ele estava a funcionar sem o tecnico lhe ter mexido, bem trouxe-o embora porque o mesmo me disse que assim nao conseguia descubrir o que era!

A coisa de mes e meio lembrei-me de ver como estava ele e surpresa das surpresas morreu de vez, amarrei então nele e levei-o a mesma pessoa, 2 semanas depois fui buscalo de novo por arranjar, e disse-me que não tinha conseguido descobrir nada e que tbm não arranjou manual técnico daquilo, mas que tambem por 60€ ja se comprava um flash vindo da china!

Eu próprio ainda não lhe tinha mexido por causa de saber que aquilo trabalha com altas tensões, e podia dar pro torto, mas decidi meter maos a obra e a primeira parte foi pesquisar no google.

nesse mesmo dia descobri que era um sintoma comum destes flashs e o problema era um transistor smd que ficava na caixa das pilhas (um tal de bcx41), la arranjei o dito transistor, desmontei o flash troquei o dito liguei a maquina e soou o som característico dos flash a carregar! dei ordem de descarga no botão de teste e nada, o flash não disparava!

peguei então na luz e pus-me a verificar a situação, descubri que por azilhice minha ao abrir o dito com a chave de fendas devo ter dado um toque num componente parecido a um tip31 o qual partiu uma perna! pensei eu bem se eu encostar uma parte a outra talvez a coisa resulte pra ver se o problema é mesmo este! dito e feito, dou ordem de disparo e o flash disparou, mas dentro fez faiscada!

Caca pensei eu, ja f*di esta ***** toda, arrumei aquilo e deixei estar uns dias, passado uns dias peguei no ferro de soldar e decidi retirar o dito componente fora,
limpei aquela nevoa que ficou das faiscas tentei identificar antes de mais nada os componentes todos, voltei a soldar o componente desta vez tentando soldar a pata partida na outra ponta!, primeira tentativa e não disparou, segunda tentativa disparou e não ouve faiscas, mas não o consegui disparar mais.

Bem agora seguem as fotos e a identificação que consegui

a tal pechincha idêntica a um tip 31 tem as seguintes incriçoes

G4BC 40W
1_R 430F
D3

o unico sitio onde encontrei a tal foi o ebay e o tipo diz que nao vende pra portugal!
IRG4BC40W G4BC40W G4BC40 w Transistor | eBay

tem um condensador electrolítico com a pele de fora chamuscada
100uF 25V

e o maior problema esta numa resistência (acho eu) smd que quase posso garantir que tem escrito ou 113 ou 115

Entretanto ja o levei a duas casas de electrónica que descobri faziam reparações mas ambas me disseram que nao reparam flashs

a questão da coisa é pelo preço dos componentes eu estava tentado a experimentar trocalos a ver o resultado! o condensador eletrolito e facil arranjar, o outro componente podia ser que falando com o gajo do ebay ele envia-se, o problema é aquela resistência!

malta ligada a electrónica, ideias, opiniões e ajudas são bem vindas!

se eventualmente alguém estiver disposto a repara-lo também é só uma questão de falar!
 

Anexos

  • IMG_20150326_143949.jpg
    IMG_20150326_143949.jpg
    88.6 KB · Visualizações: 10

fjfmachado

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
Boa tarde
Amigo zecter
Vou deixar aqui algumas dicas como pediu,no caso da resistencia sendo 115=1,1mega ,nº113=11k,o transistor bipolar encontra na casa da especialidade
aquário-porto custo de 4.50€ ,aconselho a substituição da resistencia em duas tentativas a 1ª com 1,1mega,se esta não resultar,então colocar a outra resistencia
de valor 11k ,e ver como se porta
qualquer duvida disponha
fm
 
Topo