• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

LNB Banda C e Ku

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Boas tardes, tenho andado a pesquisar sobre isto, existe no mercado algum LNB que funcione bem em ambas as bandas? Sem perdas de sinal?

Que me dizem deste? Seria para instalar numa antena de 2.30 rotativa.

cumps
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O que está no link que indicas é apenas um co-rotor, não tem os LNBs, e tem um grande problema: o polarizador mecânico. É que não há nenhum aparelho digital que tenha controlo de polarizadores. O "ideal" para ti seria um LNB combo, que já tem os LNBs e o guia de onda tudo incorporado e a polaridade funciona por voltagem, tipo este NS741U C/Ku ( Universal Ku ) Band Combo Combination C & Ku LNB / LNBF.

DX2
 

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Viva DX2, obrigado pela resposta,

já me disseram que meter um lnb para as duas bandas (C/Ku) fica muito difícil afinar a antena para todos os satélites, que haverá perdas de sinal em ambas as bandas, podes dar a tua opinião?

cumps
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu nunca instalei nenhum mas à partida temos que pensar que ele é concebido para funcionar na sua plenitude. Não acredito que o fabricante produza um equipamento que depois vá ter perdas de captação quando instalado para receber ambas as bandas.
Quanto à afinação da antena, é exactamente como se fosse só para uma das bandas, já que os satélites onde emitem ambas as bandas estão todos no mesmo arco. Agora se te disseram que é mais difícil afinar uma antena de 2.30m foco primário do que, digamos, qualquer antena offset, então estão certos.

DX2
 

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Boas DX2,

andei a pesquisar alguns fóruns internacionais e li opiniões sobre esses LNB's combo para ambas as bandas, em banda C dizem que não se perde sinal, mas que em banda Ku há muitas perdas... vou optar por instalar um lnb só para a banda C.

Obrigado

cumps
 

ElCabalero

GF Platina
Entrou
Out 16, 2012
Mensagens
836
Gostos Recebidos
36
Boas DX2,

andei a pesquisar alguns fóruns internacionais e li opiniões sobre esses LNB's combo para ambas as bandas, em banda C dizem que não se perde sinal, mas que em banda Ku há muitas perdas... vou optar por instalar um lnb só para a banda C.

Obrigado

cumps

É exactamente o contrário!
Há uma ligeira perda de ganho na banda Ku, mas com um prato desses não notas nada!!
Já em Banda C eu abandonei-a a uns 2 anos , e tinha (tenho ainda a funcionar na banda ku) para a Banda C antena rotativa de 2,3 metros mais abas de origem que dava um total de 3m.
Ao cair da noite a banda C nas frequências mais fracas era para esquecer.....
Actualmente tenho a antena sem as abas 2.3m e pode chover e cair até me*** por cima que o sinal é sempre no máximo!
Resumindo.... se usares as duas bandas por mais que ela perca na banda Ku não notas nada!
O teu problema vai ser o sinal na banda C.

Um Bom fim de semana!
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Boas DX2,

andei a pesquisar alguns fóruns internacionais e li opiniões sobre esses LNB's combo para ambas as bandas, em banda C dizem que não se perde sinal, mas que em banda Ku há muitas perdas... vou optar por instalar um lnb só para a banda C.

Obrigado

cumps
O problema é que essas opiniões referem-se provavelmente a sistema com pratos de rede, que são o ideal para a banda C mas têm muito menos rendimento na banda Ku do que as de pratos fechados, e aí o problema é da captação e não do LNB.



É exactamente o contrário!
Há uma ligeira perda de ganho na banda Ku, mas com um prato desses não notas nada!!
Já em Banda C eu abandonei-a a uns 2 anos , e tinha (tenho ainda a funcionar na banda ku) para a Banda C antena rotativa de 2,3 metros mais abas de origem que dava um total de 3m.
Ao cair da noite a banda C nas frequências mais fracas era para esquecer.....
Actualmente tenho a antena sem as abas 2.3m e pode chover e cair até me*** por cima que o sinal é sempre no máximo!
Resumindo.... se usares as duas bandas por mais que ela perca na banda Ku não notas nada!
O teu problema vai ser o sinal na banda C.

Um Bom fim de semana!
Exactamente!


j666, há alguns (muitos) anos, ainda no tempo do analógico, instalei uma antena rotativa de rede de 3,60m para a banda C, que vinha equipada com um co-rotor com polarizador mecânico e um LNB para a banda C e eu juntei-lhe um Gardiner quádrupla banda 0.6dB (eram o Rolls Royce dos LNB's na altura), e o rendimento da de 3,60m era tão mau na banda Ku que acabei por ter que instalar uma antena de 1,80m, com o Gardiner, só para ela!

DX2
 

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Boas, é exactamente isso que vou fazer DX2, comprei recentemente uma antena 1.80m FP e vou instalar banda Ku nesta, e fico com a de 2,30 só para a banda C.

obrigado

cumps
 

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,

preciso de umas dicas para colocar um LNB de banda C na minha antena, acho que só lá vou com bricolage, aceito as vossas sugestões:

2czpwkp.jpg

15u2ba.jpg

2s17hiq.jpg

2hrlgqv.jpg


cumps
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não tem muito que saber. É tirar um, meter o outro e afinar a polaridade. Em princípio a abraçadeira do suporte dá para o corpo do novo LNB mas se não der só tens que arranjar uma abraçadeira daquelas que tem duas metades e meter uma delas na parte de cima. Tem é que ser justa ao corpo do LNB.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Boa noite

Queria comprar um LNBF, mas tenho visto varias coisas e fico indeciso
Qual a diferenca entre estes 2 LNBF'S?
Qual o melhor?
Que interesse ha em ser conico?

C2W-PLL Wideband C-band 2 Output LNBF 65dB Gain Phase Lock Loop 3.4-4.2GHz | eBay

C2W-PLL Wideband C-band LNBF & Conical Scalar CS1 Bundle- Phase Lock Loop C2-PLL | eBay

Obrigado
Partindo do princípio que o LNB que queres comprar é só para a Banda C, a diferença entre esses dois é que o 1º é para antenas de foco primário e o 2º é para antenas offset.

DX2
 

phelixmartins

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 13, 2015
Mensagens
40
Gostos Recebidos
0
Bom dia.
Desculpe a pergunta mas não percebo a diferença.
O q é uma antena de foco primário ou antena offset?
A minha antena é uma Triax TDS 110.
É foco primário ou offset?
Obrigado
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
As de foco primário são aquelas redondas grandes que têm o LNB fixado num tripé ao centro do prato. A que tu tens é offset, que são as que têm o LNB fora do centro do prato. Mas aviso-te já que com uma antena desse tamanho não vais conseguir captar nada da banda C.

DX2
 

phelixmartins

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 13, 2015
Mensagens
40
Gostos Recebidos
0
Disseram-me isto, por isso falei num LNBF. "Um lNB nao corresponde a um satélite o que pode é adquirir um lNB com varias saidas e cada saida ligar a um receptor , cada receptor é independente do outro e nao ha mistura de canais . Mas cada ligacao de um lNB so funcionam se tiverem a mesma polaridade . É assim se forem 2 verticais ou 2 horizontais mas se forem 2 diferentes so mesmo 2 lNBS . Mas compra antes um LNB F ja tem o feedhorn incorporado" isto corresponde à verdade?
 

phelixmartins

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 13, 2015
Mensagens
40
Gostos Recebidos
0
Tb me disseram isto. "para esta antena e de forma a poupares podes ter a antena orientada para um satélite e podes recorrer a expansao do suporte de lNBS e acrescentar mais uns dentro da area limite do prato e assim teres uns orientados para astra ou eurobird ou hotbird ou sirius ou intelsat . Eu também fiz isso a expansao do suporte fiz um upgrade , acrescentei satélites sem comprar mais pratos , ja se tem o disqsec com as entradas k quiseres e saidas também consoante o nr de receptores k tenhas em casa e vais acrescentando o k for do teu interesse , so compras mais um lNB , e esse lNB solto vai procurar a frequencia do satélite k pretendes dp é so fixar e montar o suporte e afinar. Isto é mais economico"
 

phelixmartins

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 13, 2015
Mensagens
40
Gostos Recebidos
0
boa tarde
alguém podia-me ajudar nesta duvida?
qual a diferença de um LNB Quattro e um LNB Quad?
para q serve cada um deles, qual deles serva para ter polaridade horizontal e vertical, qual o melhor, etc...?
obrigado
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
boa tarde
alguém podia-me ajudar nesta duvida?
qual a diferença de um LNB Quattro e um LNB Quad?
para q serve cada um deles, qual deles serva para ter polaridade horizontal e vertical, qual o melhor, etc...?
obrigado
O Quattro é um LNB que tem as bandas e as polaridades separadas. Duas bandas e duas polaridades, daí as quatro saídas. Estes LNBs são utilizados em sistemas colectivos em conjunto com multiswitches ou sempre que se pretenda ter uma distribuição individual em FI para vários receptores independentes.
O Quad é um LNB universal com quatro saídas iguais. Serve para ligar quatro receptores directamente em simultâneo.

DX2
 
Topo