• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como instalar WIN XP num 2º Disco ??

catiatatianaramos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 14, 2015
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
Boa Noite,

Peço desculpa por estar a criar um novo tópico, mas não vi aqui nenhum local onde colocar a questão...

Tenho um Portátil Mini com o Disco totalmente formatado, já tentei arrancar pela PEN para instalar o Windows mas não consegui e já desisti LOL Pelo que retirei o disco e coloquei no meu Computador de secretária.. Tenho acesso e está tudo ok, mas ao tentar correr a imagem ISO (WINXP) para instalar, o programa não corre pois detecta uma Instalação de um Windows mais recente (tenho o 7 Home Premium no Computador)..

Existe alguma forma de instalar o XP no Disco, ou não é possível ?
é que o programa não chega a perguntar onde quero instalar.. :/

Desculpem lá, mas sou um bocadinho labrega nisto LOL
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boa Noite,

Peço desculpa por estar a criar um novo tópico, mas não vi aqui nenhum local onde colocar a questão...

Tenho um Portátil Mini com o Disco totalmente formatado, já tentei arrancar pela PEN para instalar o Windows mas não consegui e já desisti LOL Pelo que retirei o disco e coloquei no meu Computador de secretária.. Tenho acesso e está tudo ok, mas ao tentar correr a imagem ISO (WINXP) para instalar, o programa não corre pois detecta uma Instalação de um Windows mais recente (tenho o 7 Home Premium no Computador)..

Existe alguma forma de instalar o XP no Disco, ou não é possível ?
é que o programa não chega a perguntar onde quero instalar.. :/

Desculpem lá, mas sou um bocadinho labrega nisto LOL

Boas

Se pretende instalar o win XP sem estragar a instalação do win 7, tem que criar uma nova partição no disco, em que ficará o win XP.

Tentar instalar dois sistemas operativos (diferentes) na mesma partição do disco, gera conflitos.

Para criar uma nova partição no disco 0, terá de reduzir o volume de C, para dar espaço à nova partição que irá permitir instalar o novo sistema operativo (Win XP)

Assim poderá voltar a instalar o disco no portátil mini, e efectuar as seguintes operações:

Aceder ao "painel de controle", depois "ferramentas administrativas"/ "gestão de computadores",/"gestão de discos" à esquerda,/botão direito rato volume C: e reduzir volume/ Escolher a capacidade a reduzir (dentro de valor/limite lógico)., e aguardar todo o processo.
O valor reduzido é o que dará espaço à nova instalação (Win XP)

Depois do processo concluído, formatar em modo NTFS o novo espaço (Exemplo "D").

Reiniciar o PC e instalar o novo sistema operativo no espaço livre, criado anteriormente.

Se tudo correu como planeado, no boot aparece a opção, por qual dos sistemas operativos quer arrancar.

Nota: Em alguns pc mini, pode ter de alterar na bios o "IDE configuration", e passar do modo "AHCI" para modo "IDE" no caso de instalar o win XP.

Boa pesquisa.
 

catiatatianaramos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 14, 2015
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
Boas

Se pretende instalar o win XP sem estragar a instalação do win 7, tem que criar uma nova partição no disco, em que ficará o win XP.

Tentar instalar dois sistemas operativos (diferentes) na mesma partição do disco, gera conflitos.

Para criar uma nova partição no disco 0, terá de reduzir o volume de C, para dar espaço à nova partição que irá permitir instalar o novo sistema operativo (Win XP)

Assim poderá voltar a instalar o disco no portátil mini, e efectuar as seguintes operações:

Aceder ao "painel de controle", depois "ferramentas administrativas"/ "gestão de computadores",/"gestão de discos" à esquerda,/botão direito rato volume C: e reduzir volume/ Escolher a capacidade a reduzir (dentro de valor/limite lógico)., e aguardar todo o processo.
O valor reduzido é o que dará espaço à nova instalação (Win XP)

Depois do processo concluído, formatar em modo NTFS o novo espaço (Exemplo "D").

Reiniciar o PC e instalar o novo sistema operativo no espaço livre, criado anteriormente.

Se tudo correu como planeado, no boot aparece a opção, por qual dos sistemas operativos quer arrancar.

Nota: Em alguns pc mini, pode ter de alterar na bios o "IDE configuration", e passar do modo "AHCI" para modo "IDE" no caso de instalar o win XP.

Boa pesquisa.

Obrigada pela resposta !! Mas eu não estou a tentar instalar um segundo sistema operativo no mesmo disco..

Neste momento tenho 2 discos ligados ao Computador (internamente) e tenho 3 partições disponíveis porque o portátil mini estava dividido em duas.

Não tenho CD do Windows, estou a usar uma imagem.. mas quando corro o executável ele nem pergunta onde quero instalar.. simplesmente me dá a indicação que não posso instalar pois já tenho uma versão mais recente.

"Não é possível continuar a Configuração porque a versão do Windows no computador é mais recente do que a versão no CD"
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Obrigada pela resposta !! Mas eu não estou a tentar instalar um segundo sistema operativo no mesmo disco..

Neste momento tenho 2 discos ligados ao Computador (internamente) e tenho 3 partições disponíveis porque o portátil mini estava dividido em duas.

Não tenho CD do Windows, estou a usar uma imagem.. mas quando corro o executável ele nem pergunta onde quero instalar.. simplesmente me dá a indicação que não posso instalar pois já tenho uma versão mais recente.

"Não é possível continuar a Configuração porque a versão do Windows no computador é mais recente do que a versão no CD"

Boas

Realmente falhou-me um pormenor. O Win 7, tem uma protecção, para não permitir instalar um sistema operativo anterior.

No meu caso já fiz essa instalação varias vezes, mas a começar por ordem inversa, ou seja instalar Win XP e depois Win7.

Mas se vai usar outro disco para instalar o XP, tem uma solução simples;
Desligar provisoriamente o disco onde tem o Win7, e instalar o XP no disco que fica disponível.

Depois da instalação concluída, desligar o PC e voltar a ligar o disco do Win 7.

No instante do Boot, pode aceder à Bios do PC, e escolher por qual dos discos quer arrancar (Ex: HDD0 Win7 e HDD1 XP).

Boa pesquisa.
 

npgomes

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Boas

para não ter que instalar tudo de novo e o windows xp não é um sistema operativo demasiado guloso pode sempre utilizar uma maquina virtual, e instalar o XP, o W7 Prof. tem um modo nativo de Windows XP (ou pelo menos tinha) a Microsoft disponibilizava uma imagem do xp activada para correr numa maquina virtual - Windows VirtualPC - XP Mode.

Já agora desde a versão 95 do windows que os Dual boot têm que ser instalados em ordem crescente (1º o mais antigo) se não for assim o windows não deixa instalar dado já existir uma versão mais recente.

A única duvida é em relação ao linux pois acho que tem de ser o 1º a versão linux devido ao boot loader, mas não tenho bem a certeza, já não utilizo os sistemas assim há bastante tempo.

Fiquem bem.
 

StoneSour

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
7,209
Gostos Recebidos
0
tópico movido...

duvidas é para colocar em duvidas!
 
Topo