• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fazer um emissor de TDT para TV Caseira

ramcrash

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2007
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Queria fazer um canal de TV para um parque de campismo, mas não sei como...
TDT, UHF ou VHF, pois um dos problemas que tenho é que alguns pontos não são visíveis.
Podem ajudar-me sff.
Obrigado
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Não sei até que ponto isso é legal sem licenciamento de uso do sinal.

Quanto à montagem do serviço em si penso que o mais simples e mais compatível com equipamentos portáteis (mais antigos e usados habitualmente em campismo) será o serviço analógico (VHF e/ou UHF). Em zona sem sinal é usar amplicadores/repetidores de sinal.

Reforço a questão da legalidade em relação ao uso do sinal, informa-te primeiro.
Para evitar problemas legais o ideal seria o uso de rede wireless, pois nos dias que correm deverá existir mais portateis, tablets e smartphones do que propriamente TVs num parque de campismo. A quando do checkin as pessoas podem ser informadas como usar o sistema interno de IPTV (os canais nacionais e até outros FTA de outros países para os estrangeiros), na minha humilde opinião esta poderá ser a melhor opção pois fazer chegar sinal de rede/wifi a todo o parque deve ser mais simples e mais barato que um sistema de TV propriamente dito. O parque poderá ter uma rede intranet com pagina propria onde as pessoas podem descarregar a playlist do serviço interno de IPTV, e podem inclusive ter acesso à internet. Existem muito boas soluções para wireless de exterior e bem em conta
 
Última edição:

ramcrash

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2007
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Já pensei em sinal por wireless, mas tenho o problema de ter de ser visíveis os pontos de acesso, mesmo usando repetidores de sinal. em VHF ou UHF penso não se necessário o ter visão sobre o emissor
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Visiveis como? Para wirelesse de exterior usa algo como isto:
2.4GHz 300Mbps 9dBi Outdoor CPE CPE210 - Welcome to TP-LINK

Dependendo da área/geografia do terreno e do local físico onde a internet esteja possivelmente com só uma antena consegues cobrir todo o parque (caso seja escolhido um país nas configurações fora das normas internacionais) consegues debitar a potência máxima da antena q são de 27dBm, se nas configurações colocares Portugal a antena só irá debitar 8dBm que são as normas impostas pela UE. Mas se o parque estiver relativamente longe de serviços públicos e habitações podes usar o sinal ao máximo.
Estas antenas possibilitam igualmente criar uma bridge e um novo AP wifi, receber o sinal da antena wifi mais próxima e amplia-lo consideravelmente para criar excelentes triangulações de sinal cobrindo toda a área.

O topico já está a fugir à questão inicial, a minha sugestão já ficou dada. A meu ver um serviço Wireless em todo o parque com IPTV e Internet acho muito mais interessante nos dias de hoje pelas mais variadas razões. Se fores o dono do tal parque vê lá se a internet é grátis para os "hospedes", a maioria das pessoas detesta sitios onde é net é paga à parte.
Nota: dependendo do número de pessoas máximas suportadas pelo parque convém ter um bom serviço de internet, e principalmente limitar larguras de banda aos abusadores, bloquear determinados sites, downloads ilegais, etc..
 
Última edição:

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
O interessante era mesmo ser por UHF/VHF, pois para poder ter os clientes a ver por IPTV, saturava a largura de banda rapidamente.
Vi estes equipamentos brasileiros que me chamaram a atenção
 BRODCASTRF TRANSMISSOR DE TV VHF/UHF E FM

Ui tinhas q ter mta gente agarrada a isso para esgotar os 300Mbps do wifi (isto se apenas for uma antena) porque com outra antena nem todos se ligam ao mm AP e os canais teriam q estar com muita qualidade para esgotares assim a largura de banda toda (rede cabo obviamente terá que ser em Gigabit).

Duvido muito que possas legalmente emitir como queres em VHF/UHF, boa sorte
 

ramcrash

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2007
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Já tenho um pedido em andamento na Anacom, só preciso mesmo de saber se é possível, por isso vim aqui ao forum :)
 

bianco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 5, 2007
Mensagens
51
Gostos Recebidos
0
Já tenho um pedido em andamento na Anacom, só preciso mesmo de saber se é possível, por isso vim aqui ao forum :)

amigo tenho varios emissores com varias potençias em vhf e uhf profissionais se preçisares diz bianco
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Já pensei em sinal por wireless, mas tenho o problema de ter de ser visíveis os pontos de acesso, mesmo usando repetidores de sinal. em VHF ou UHF penso não se necessário o ter visão sobre o emissor

Se colocas a possibilidade de o sinal de tv ser efectuado por rede, então em vez de weireless poderás pensar em PLC (Power Line Communication)...

Quanto a uma emissão dos quatro canais via rádio, duvido que consigas uma licença... não sei qual o tamanho do parque mas se calhar era mais fácil estender cabo aproveitando os postes que levam a electricidade aos campistas....

Pelo que tenho reparado, o conceito de "campismo, há muito que está deturpado... mas isso é outra "história".... reparo que alguns "campistas" vão colocando uns "pratos" e fazem uma assinatura ou trazem o receptor de casa...

A melhor solução é colocar o bar a funcionar o maior número de horas possível e levar as pessoas lá a gastar umas "coroas"...

Eu, se fosse campista, exigia uma torneira de cerveja fresca na minha tenda/caravana! :msnm_com_br007-03:
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Eu li algures na net (não me lembro onde) que se se ligar uma antena UHF na saída de um amplificador este passará a ser um emissor/repetidor de baixa potência e curto alcance, não sei a veracidade disto pois nunca experimentei mas até faz sentido.

DIAGRAMA.jpg
 

Anexos

  • DIAGRAMA.jpg
    DIAGRAMA.jpg
    29.3 KB · Visualizações: 111

ramcrash

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2007
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Eu li algures na net (não me lembro onde) que se se ligar uma antena UHF na saída de um amplificador este passará a ser um emissor/repetidor de baixa potência e curto alcance, não sei a veracidade disto pois nunca experimentei mas até faz sentido.

DIAGRAMA.jpg



Onde leste isso? é muito interessante
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Eu li algures na net (não me lembro onde) que se se ligar uma antena UHF na saída de um amplificador este passará a ser um emissor/repetidor de baixa potência e curto alcance, não sei a veracidade disto pois nunca experimentei mas até faz sentido.

DIAGRAMA.jpg

Boas

Pode arranjar uma central amplificadora de TV de alto nivel de saida! Se me recorco, alguns modelos chegavam a 27dbm de saida, equivalente a cerca de 500mW (0.5 watt).

Outro exemplo com saida de cerca de 30dbm ~ de 1000mW (1 watt):

h**p://www.enensystest.com/products/product-detail/product/class-a-vhfuhf-1w-power-amplifier.html

A antena emissora (supondo UHF), deveria ser especifica para a frequencia, e não uma de banda larga tipo canal 21 ao 69!

A frequência do sinal a emitir, deve ser diferente da frequência de recepção.

Boa pesquisa
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Mas neste caso concreto refiro-me a um simples amplificador de mastro, obviamente que neste caso a frequência que entra é a mesma que sai, isto é útil no caso de querer fazer um emissor para distribuir um sinal vindo, por exemplo, de um modulador.

Onde leste isso? é muito interessante

Não sei dizer já foi à algum tempo, vou tentar encontrar, se encontrar publico aqui.

EDIT: Não foi aqui que vi da outra vez mas aqui está um esquema parecido e o utilizador diz que até dá grandes distâncias que basta ter uma antena apontada para outra.

http://www.dragteam.info/forum/electronica-geral/35421-emissor-de-tv-caseiro.html#post168376

Também não custa nada experimentar, são equipamentos comuns, mas se experimentares e conseguires diz que estou curioso.
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Mas neste caso concreto refiro-me a um simples amplificador de mastro, obviamente que neste caso a frequência que entra é a mesma que sai, isto é útil no caso de querer fazer um emissor para distribuir um sinal vindo, por exemplo, de um modulador.



Não sei dizer já foi à algum tempo, vou tentar encontrar, se encontrar publico aqui.


Também não custa nada experimentar, são equipamentos comuns, mas se experimentares e conseguires diz que estou curioso.
Isso é tudo muito bonito mas não deixa de ser ilegal na mesma.

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Isso é tudo muito bonito mas não deixa de ser ilegal na mesma.

DX2

Eu acho que por "ilegal", pelo menos em Portugal, se pode considerar tal se fores "agarrado"!... mais ou menos como o ditado: "roubar não é vergonha, vergonha é ser agarrado"....

A Nos agora faz streming do canal 4K que está no Hispa... isto é legal? Terão autorização?

Tirando a parte técnica da coisa, não percebo a razão porque alguém se propõe a estas "invenções"....
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu acho que por "ilegal", pelo menos em Portugal, se pode considerar tal se fores "agarrado"!
Uma emissão pirata não passa muito tempo despercebida. No tempo do analógico talvez, por haver muitos canais, mas agora é muito fácil descobrir quando aparece um canal novo no ar, ainda para mais com as sondas de monitorização que eles têm instaladas agora por todo o lado.


Tirando a parte técnica da coisa, não percebo a razão porque alguém se propõe a estas "invenções"....
Nem eu...

DX2
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
p.rodrigues disse:
Tirando a parte técnica da coisa, não percebo a razão porque alguém se propõe a estas "invenções"....

DX2 disse:

Por isso deixei de responder, as sugestões que dei para usar rede wifi não tem esse problema legal (dependo das configs de emissão das antenas mas nesse aspecto não há legislação em Portugal, apenas da UE) e nos dias que correm seria muito mais interessante pois daria também acesso à internet. Actualmente quem leva TVs para o campismo, quando é muito mais simples levar um portátil ou um tablet!?

Cada um com a sua ideia, pena é só verem num sentido e não pensarem abordar a questão de outra maneira quando outros vão dando ideias. Quantas vezes ando nos meus projectos e depois alguem me dá uma ideia e que acho muito mais interessante do que tinha imaginado e tenho que começar tudo outra vez!! :D
 
Última edição:
Topo