• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

RTP com todos os programas em 16:9 a partir de 13 de Julho

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Pois é, meus amigos e amigas, acabei de ver este anúncio ainda há pouco no final do Telejornal. Finalmente vamos ter o resto dos programas em 16:9 em todos os canais da RTP. Acabou-se o absurdo de termos de assistir aos blocos publicitários nos intervalos dos notíciários em 16:9 enquanto que estes continuavam a ser emitidos em 4:3.

DX2
 

Meiling

GF Prata
Entrou
Mar 23, 2010
Mensagens
114
Gostos Recebidos
0
Colega DX2 se a RTP apresentasse programas com sentido e gosto e o resto das operadoras eu até mandava à fava o formato de imagem agora só temos PORCARIA de emissões e vamos ficar todos contentes porque os impostos dos contribuintes só serve para ser SACADO, ROUBADO pelos PÀRIAS deste país chamado de país de DESGRASSADOS E PARASITAS CONSUMIDORES.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Colega DX2 se a RTP apresentasse programas com sentido e gosto e o resto das operadoras eu até mandava à fava o formato de imagem agora só temos PORCARIA de emissões e vamos ficar todos contentes porque os impostos dos contribuintes só serve para ser SACADO, ROUBADO pelos PÀRIAS deste país chamado de país de DESGRASSADOS E PARASITAS CONSUMIDORES.
E diz-me lá tu, o que é que isso tem a ver com esta notícia?

DX2
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Um facto curioso: todas as peças transmitidas nos notíciários do fim-de-semana, e repetidas hoje, são em 4:3 e foram emitidas sem alteração do formato. Também as rubricas habituais, como o Minuto Verde, estão em 4:3, o que quer dizer que não (ou nunca) devem ter sido gravadas em 16:9. Vamos aguardar para ver se com o passar do tempo continuam assim ou se passam a ser gravadas também em 16:9.

DX2
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Reparei nisso hoje no noticiário de manha, as reportagens tinham umas lindas barras pretas laterais. Apenas na transmissão em directo do Passos Coelho estava em 16:9 (notava-se que era uma transmissão via internet).

Faz-me confusão porque raio o jornal é transmitido em 16:9 (já há muito tempo) e as peças ainda estavam e estão a ser editas em 4:3. Há coisas que não se consegue mesmo perceber.
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Mesmo a gastar cerca de 1M€ por dia não chega para tudo ou todos
 

jc akmeide

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 19, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
as reportagens dos dias anteriores tinham barras ,as que eram do dia ja eram em 16:9
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
as reportagens dos dias anteriores tinham barras ,as que eram do dia ja eram em 16:9

Agora falta ser sempre em HD, pois na RTP HD poucos sao de facto os programas a transmitir em HD
Isto é mesmo ridículo como é que uma empresa como a RTP ainda anda assim, para nao mencionar a SIC e a TVI. As 3 empresas têm com certeza todo o hardware para a emissão 24/7 em HD mas não usam!!! Depois publicitam de peitos cheios que os programas nacionais (novelas principalmente) usaram a mais recente tecnologia em camaras e alta-definição, depois no fim o utilizador recebe uma magnifica imagem em SD e 4:3 (SIC e TVI). A RTP está melhor mas mesmo assim ainda não se entende pq n é 24/7 em HD, pois quem iria ter problemas com isso era só a NOS onde ainda usam as Powerboxes, pois todos os outros operadores e até o TDT já recebem o HD. No entanto isso não devia impedir a RTP de avançar para o HD a tempo inteiro, a NOS que depois fizesse a conversão do sinal HD para SD para as boxes antigas deles
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Faz-me confusão porque raio o jornal é transmitido em 16:9 (já há muito tempo)
Os notíciários nunca foram emitidos em 16:9 até ao dia 13. Aliás, deviam ser dos poucos programas ainda a serem transmitidos em 4:3 na RTP.

DX2
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Os notíciários nunca foram emitidos em 16:9 até ao dia 13. Aliás, deviam ser dos poucos programas ainda a serem transmitidos em 4:3 na RTP.

DX2

Olha que não amigo,

Ainda à pouco tempo estava a ver as noticias no pc do trabalho via stream da box de casa e estava panorâmico, quando foi para intervalo o VLC ajustou-se logo para 4:3
Quando recomeçou o jornal voltou aos 16:9

Foi então que reparei depois em casa na infobar por vezes tinha a indicação WIDE e em outras vezes não, mas não se notava qualquer transição na tv e por isso já tinha a ideia que a RTP já só era 16:9 porque quando reparava na infobar indicava WIDE. Fiquei admirado no stream a passagem de 16:9 a 4:3 no intervalo e só aí reparei que de facto nem tudo era 16:9 na RTP.
(isto no jornal da tarde)
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Olha que não amigo,

Ainda à pouco tempo estava a ver as noticias no pc do trabalho via stream da box de casa e estava panorâmico, quando foi para intervalo o VLC ajustou-se logo para 4:3
Quando recomeçou o jornal voltou aos 16:9

Foi então que reparei depois em casa na infobar por vezes tinha a indicação WIDE e em outras vezes não, mas não se notava qualquer transição na tv e por isso já tinha a ideia que a RTP já só era 16:9 porque quando reparava na infobar indicava WIDE. Fiquei admirado no stream a passagem de 16:9 a 4:3 no intervalo e só aí reparei que de facto nem tudo era 16:9 na RTP.
(isto no jornal da tarde)
Estamos a referir-nos exclusivamente à TDT, ou não fosse o sítio onde está este tópico. No cabo também era assim, agora nas outras plataformas não sei, mas o que acontecia na TDT era precisamente o contrário: eu chegava a pôr a televisão em "Original" só para verificar o formato e e os notíciários mudavam logo para 4:3. Assim que entrava a publicidade, aqueles programas de debate político ou entrevistas que se seguiam ao Telejornal, mudava logo para 16:9. Isto até ao dia 18. Agora até meti a TV sempre no formato Original e nunca mais passou a 4:3.

DX2
 

songohan

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 6, 2007
Mensagens
278
Gostos Recebidos
0
Agora falta é a SIC e a TVI avançarem para a mesma coisa, quando foram estes 2 canais a afirmar que já estavam prontos para as emissões em HD e 16:9... em Fevereiro de 2012.
Algumas das televisões mais recentes, é preciso alterar as configurações, pois os canais da RTP funcionam e a SIC e TVI ficam com as barras laterais e as pessoas acham esquisito ver aquilo nos 2 canais... pensando ser algum problema de sintonia ou com a televisão.
 
Topo