• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como valido uma assinatura num PDF da Segurança Social

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Olá a todos. Espero estar a colocar o post no local apropriado.

Tenho esta dúvida, não consigo validar uma assinatura da Segurança Social num pdf que baixei do site.
Quando tinha no meu pc o windows 8 consegui clicando com o botão direito do rato sobre a assinatura e entrando nas definições da mesma, no windows 7 não estou a conseguir não sei porquê.
Li alguns tutoriais na internet sobre como o fazer, todos indicam inicialmente para clicar em cima do bloco da assinatura mas no meu caso o adobe reader não reconhece a assinatura como um bloco mas apenas como texto normal onde apenas posso copiar o que lá está escrito. Isto no adobe reader X e XI, noutras versões mais antigas não experimentei.

Se alguém me poder dar uma ajuda neste sentido agradeço imenso.

Obrigado desde já
 

alliensat

GF Platina
Entrou
Dez 12, 2006
Mensagens
620
Gostos Recebidos
19
ás vezes é complicado mesmo, já me aconteceu a mim várias vezes, como raramente utilizo estou sempre a me esquecer como s faz.
procura no google tem lá vários manuais.
tens k modificar algo no adobe reader para dar permisão para tal.
 

Sharkman

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 20, 2014
Mensagens
1,019
Gostos Recebidos
0
Eu ainda esta semana e utilizando o W7 e seguindo os manuais disponíveis no site, consegui validar o documento.

O problema pode estar no adobe reader!

Mas grava o documento para o pc e depois tenta validar, foi assim que o fiz.
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
ás vezes é complicado mesmo, já me aconteceu a mim várias vezes, como raramente utilizo estou sempre a me esquecer como s faz.
procura no google tem lá vários manuais.
tens k modificar algo no adobe reader para dar permisão para tal.

Obrigado Galoxas. Eu já tentei seguir vários tutoriais do google mas fico travado logo no 1° procedimento que é o clique esquerdo na assinatura. Por alguma razão o adobe não me permite editar a assinatura.
Ativei a verificação da assinatura ao abrir documento nas preferências mas mesmo assim não consigo mexer nela.

O que poderá estar a bloquear?
 

alliensat

GF Platina
Entrou
Dez 12, 2006
Mensagens
620
Gostos Recebidos
19
ainda á pouco tempo vim ás aranhas para verificar uma assinatura depois lá consegui nem sei como.
olha não sei se vou dizer uma asneira, mas experimenta desactivar o anti-vírus ou até a fireall do windows.
vai insistindo lê bem os manuais e agurada que alguém há-de te dar mais umas dicas.
tem calma e não percas o norte que neste caso é muito importante.
boa sorte.
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
ainda á pouco tempo vim ás aranhas para verificar uma assinatura depois lá consegui nem sei como.
olha não sei se vou dizer uma asneira, mas experimenta desactivar o anti-vírus ou até a fireall do windows.
vai insistindo lê bem os manuais e agurada que alguém há-de te dar mais umas dicas.
tem calma e não percas o norte que neste caso é muito importante.
boa sorte.

Mas olha que isso de destivar o AV e a Firewall já me tinha passado pela cabeça para ver se resulta ou não por isso não acho que seja uma asneira. Algo está a bloquear só preciso descobrir o quê. Só tenho a agradecer pela dica
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Eu segui foi o manual em anexo,
as funçoes sao diferentes para cada versão do adobe...

Ver anexo 141636

Exacto foi um dos tutoriais que eu segui mas que não resultou na mesma. Além disso não tem indicações para quem usa a versão 11... mas eu tentei na versão 10 e não resultou na mesma
 

Sharkman

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 20, 2014
Mensagens
1,019
Gostos Recebidos
0
E gravaste o ficheiro para o pc, abriste e dps tentaste ? Eu fiz foi assim
 

alliensat

GF Platina
Entrou
Dez 12, 2006
Mensagens
620
Gostos Recebidos
19
tenta instalar uma versão do reader mais antiga, se for possivel.
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
tenta instalar uma versão do reader mais antiga, se for possivel.

Eu tentei com a versão anterior, a 10. Mais antigas nem sei bem onde encontrar mas talvez pudesse resolver o problema. Vou procurar
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Acho que descobri onde está o bug.

Saquei do site da Segurança Social outro PDF diferente, o primeiro "Declaração de Situação - Prestações Familiares" e o segundo "Situação Contributiva".

Neste primeiro não consegui validar a assinatura (exemplo em upload.com.br).

Por sorte consegui no segundo (exemplo em upload.com.br) porque consegui clicar em cima da assinatura para entrar nas definições da mesma e aí torná-la confiável.

O próprio Adobe fez o download de entidades certificadas conhecidas e eu aproveitei para exportar para o caso de necessitar de novo mais tarde.

Embora tenha conseguido tornar esta entidade (Segurança Social) confiável perante o Adobe continuo com o problema de não conseguir validar a assinatura do tal primeiro download que mencionei anteriormente.

Ou seja, se num documento fica validado e noutra não o problema está mesmo no download.

Vou contactar a Segurança Social amanhã para saber o que se está a passar.

Só tenho alguma urgência porque esta declaração de que preciso é para apresentar na escola com o escalão do abono das crianças.

Depois posto aqui a resposta deles não vá fazer falta a mais alguém na mesma situação. Cumprimentos
 
Última edição:

sambir

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 16, 2015
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
tenta instalar uma versão do reader mais antiga, se for possivel.
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
tenta instalar uma versão do reader mais antiga, se for possivel.


Como não conseguia resolver o problema liguei para a linha de atendimento da Segurança Social onde me informaram que o browser Internet Explorer (agora chamado de Microsoft Edge) identifica automaticamente o problema e certifica a assinatura deles.

Era suposto qualquer browser fazê-lo mas parece que a S.S. dá prioridade a esse browser. Vá-se lá saber porquê...

De qualquer forma muito obrigado pela ajuda.

Cumprimentos
 

lord_zed

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
529
Gostos Recebidos
0
Boa noite,alguem tem exemplo de como preencher requerimento para pedir reforma da segurança social ?obrigado
 
Topo