• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Teste Fuga corrente

jorgedias9000

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 6, 2015
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Bom dia.
tenho a seguinte questão:

Na ausência de uma pinça própria para este efeito (670€) posso perfeitamente começar no quadro da habitação usando o multímetro em função de Amperagem, interrompendo 1º a fase no diferencial do lado da residência e registando o valor; em 2º o neutro no diferencial do lado da residência e comparando os dois valores, certo?

Que cuidados extra aconselham e que conselhos me podem dar se quiser prosseguir a testar a habitação desta forma (para além de desligar o frigorífico, que é aquele eletrodom. especial, em questões de desligar e ligar logo a seguir)?

Muito Grato
 

conimbriga2010

GF Prata
Entrou
Jan 24, 2015
Mensagens
159
Gostos Recebidos
0
Fugas medem-se com mega-omimetro e não com pinça amperimetrica, ao desligar os disjuntores todos se o diferencial continuar a disparar tem de desligar os neutros e ver qual deles provoca o disparo, depois identificar o circuito e ver o que está errado no mesmo.
 

jorgedias9000

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 6, 2015
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela resposta.
Se calhar estou confundido com qualquer coisa...
Estava mais inclinado para seguir o método apresentado no vídeo abaixo. Na verdade, tenciono fazer avaliação com multímetro em substituição da pinça de precisão, seguindo o mesmo princípio. Havendo fuga de corrente, cria-se um diferencial nos valores de corrente entre a fase e o neutro. Dependendo da sensibilidade do DFR este pode ou não disparar (nesta habitação não dispara, mas é de 500mA).
Estou convencido de que não há, mas o amigo meteu na cabeça que há e assim posso mostrar-lhe que está enganado e virar a sua atenção para outras causas mais prováveis.
Como não vou investir em qualquer aparelho para isto, só queria certificar-me que ao fazer pelo método que sugeri acima não estava a cometer algum erro grosseiro. A única coisa que me ocorre de repente é desligar o maior número de aparelhos possível ao mesmo tempo (testando individualmente) para não exceder o rating do multímetro (10 A).
Obrigado https://www.youtube.com/watch?v=ADur-GjyPQ0
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Eu antes de mais nada desligava a maquina de lavar roupa e louça se houver a ver se o diferencial continua a disparar
 

jorgedias9000

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 6, 2015
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela colaboração.

Na realidade o DR não dispara e tem uma tolerância até 500mA.

Acho que vou avançar com a coisa, tendo o cuidado de ligar os eletrod. apenas 1 a 1 de modo a não exceder a capacidade do multímetro caso haja alguma passagem de corrente. Na realidade, não vou testar com os eletrodomésticos em funcionamento, não vá puxar mais que os ditos 10 amperes. Apesar da habitação estar limitada a 2,3kVAs, há sempre aquele período transitório em que o disjuntor vai aquecendo. Durante esta fase passam mais que os 10A, até abrir o circuito. (se bem me lembro é o tal Tempo Convencional) Não é um teste completo nem profi, mas é o que se arranja.

Mas pergunto outra coisa, já agora, pois ainda tenho muito a aprender:
A propósito da resposta do Sr. conimbriga2010, se desligar todas as fases a instalação fica sem alimentação (à partida). Quais podem ser as razões de haver circulação de corrente, nesse cenário, através do neutro? Suponho que é disto que se trata, há retorno pelo neutro e daí escapa para a terra. Ou não?


Obrigado
 

conimbriga2010

GF Prata
Entrou
Jan 24, 2015
Mensagens
159
Gostos Recebidos
0
A passagem a terra pode ser pela fase ou neutro, isso depende, até 1 armadura fluorescente pode dar passagem atraves de condensador de filtragem ou mesmo passagem atraves da carcaça metalica.
 

jorgedias9000

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 6, 2015
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
A passagem a terra pode ser pela fase ou neutro, isso depende, até 1 armadura fluorescente pode dar passagem atraves de condensador de filtragem ou mesmo passagem atraves da carcaça metalica.


Ok, mas se partirmos das condições que estabeleceu anteriormente, tendo nós desligado os disjuntores todos?
 

conimbriga2010

GF Prata
Entrou
Jan 24, 2015
Mensagens
159
Gostos Recebidos
0
Ao desligar os disjuntores se forem bipolares descobre o problema, se tiver disjuntores unipolares os neutros ficam sempre ligados no barramento e se for por ai a passagem so desligando 1 a 1 descobre o problema da fuga.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Obrigado pela resposta.
Se calhar estou confundido com qualquer coisa...
Estava mais inclinado para seguir o método apresentado no vídeo abaixo. Na verdade, tenciono fazer avaliação com multímetro em substituição da pinça de precisão, seguindo o mesmo princípio. Havendo fuga de corrente, cria-se um diferencial nos valores de corrente entre a fase e o neutro. Dependendo da sensibilidade do DFR este pode ou não disparar (nesta habitação não dispara, mas é de 500mA).
Estou convencido de que não há, mas o amigo meteu na cabeça que há e assim posso mostrar-lhe que está enganado e virar a sua atenção para outras causas mais prováveis.
Como não vou investir em qualquer aparelho para isto, só queria certificar-me que ao fazer pelo método que sugeri acima não estava a cometer algum erro grosseiro. A única coisa que me ocorre de repente é desligar o maior número de aparelhos possível ao mesmo tempo (testando individualmente) para não exceder o rating do multímetro (10 A).
Obrigado https://www.youtube.com/watch?v=ADur-GjyPQ0

Boas

Uma fuga de isolamento origina uma corrente de retorno no fio terra. A corrente que vai passar nesse fio em geral é provocada por fuga na fase, ou eventualmente do neutro, se o mesmo não estiver exactamente ao mesmo potencial do terra.

Um teste que pode fazer é usar o multímetro na escala Amperes AC (não usar pinça amperimétrica), e intercalar o mesmo do barramento terra dos aparelhos ao diferencial (Nota: Desligar o fio de terra que vem dos equipamentos "barramento" e liga no disjuntor diferencial, Nota: no diferencial não desligar fio que vai à terra "varão cobre, etc").

Se houver fuga quer seja do neutro (todos os disjuntores desligados), ou da(s) fase(s), então surge valor no aparelho.

Boa pesquisa
 
Topo