• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

SIC vai mudar para formato 16:9 a partir das eleiçõe

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Nas TVs "a sério" e nos receptores "a sério" a SIC está em 16:9
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Agora fora de brincadeiras, eu tenho um LG, um Sony e um Philips, e na TDT, em todos eles, nem vestígios da 16:9 hoje à noite durante as partes da emissão em que verifiquei, portanto três televisores completamente diferentes não podem estar os três errados.

DX2
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Agora fora de brincadeiras, eu tenho um LG, um Sony e um Philips, e na TDT, em todos eles, nem vestígios da 16:9 hoje à noite durante as partes da emissão em que verifiquei, portanto três televisores completamente diferentes não podem estar os três errados.

DX2


Eu testei num recetor cabovisao e numa placa para pc de tdt e em ambos os casos obtive uma imagem 16:9
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
O jogo do Sporting foi transmitido em 16:9. Assim que foi intervalo passou a 4:3... acabado o jogo lá voltou o 4:3.

Amigo joaotiago13 o que é um "televisor a sério"? Os meus estão sempre "sérios"....
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu testei num recetor cabovisao e numa placa para pc de tdt e em ambos os casos obtive uma imagem 16:9
E como é que sabes que estava em 16:9? O problema é que quando não é a TV a processar o sinal directamente é sempre difícil saber ao certo qual o formato dos canais.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O jogo do Sporting foi transmitido em 16:9. Assim que foi intervalo passou a 4:3... acabado o jogo lá voltou o 4:3.
Pois, isso não sei porque durante esse tempo estive a fazer coisas mais interessantes. ;)

DX2
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
E como é que sabes que estava em 16:9? O problema é que quando não é a TV a processar o sinal directamente é sempre difícil saber ao certo qual o formato dos canais.

DX2

Primeiro pos o aspeto automático e a pen de tv vai fazer igual a uma tv, segundo uma pessoa com olhos de bom ver e capaz de ao por o canal no aspeto 4:3 e 16:9, ver que um deles nao esta correto e durante o jogo a sic estava a emitir em 16:9 e já no fim de semana também tinha emitido neste formato os desenhos animados e outros programas juvenis k fossrn desse formato
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Eu testei num recetor cabovisao e numa placa para pc de tdt e em ambos os casos obtive uma imagem 16:9

O jogo foi transmitido em 16:9. Verificado em dois televisores LG usando a TDT. Carregando na tecla "info" do comando é indicado se a emissão é em 16.9 ou 4:3 tenhas definido o que quiseres para veres a emissão (podes colocar em 16:9 ou 4:3).
 

jo_rex

GF Ouro
Entrou
Mai 21, 2007
Mensagens
862
Gostos Recebidos
0
Também confirmo que o jogo foi transmitido em 16:9. Vi uma grande parte num LCD Samsung através da TDT e a imagem estava em 16:9. Também fui verificar num receptor TDT que está ligado a uma tv CRT dos meus pais e na SIC, tal como nos canais da RTP, mudava automaticamente para 16:9, ficando com as barras horizontais em cima e em baixo. Experimentei mudar várias vezes de canal para a TVI, único canal que estava a transmitir em 4:3, e voltar à SIC e confirmei que alterava para 16:9.

O que ainda não falaram é da qualidade da imagem. Já sabemos que em SD não é grande coisa, mas parece-me que a SIC está a fazer conversões que ainda pioram mais.
Tenho o sinal da NOS modulado para toda a casa e na Sporttv estava a dar o jogo do Belenenses (porque o meu pai gosta de ver) e eu ia alterando entre um e o outro.
A imagem não tem nada a ver.
Para além da fraca qualidade da SIC, as linhas das áreas apareciam recortadas, fazendo lembrar as linhas oblíquas apresentadas pelos computadores há alguns (muitos) anos atrás. Também já notei esta situação nos jogos transmitidos pela TVI (em que nem é 4:3 nem 16:9).
A SIC não devia estar a transmitir a imagem tal como a recebia, em 16:9, mas parecia fazer conversões o que levava a esta situação.
No final do jogo vi o resumo na Sporttv e, para além da qualidade da imagem ser outra, já via as linhas das áreas bem definidas.
Os mais entendidos que se pronunciem sobre esta situação, mas como se costuma dizer "se não é do cu é das calças", parece que há por lá gente pouco entendida neste na matéria.
 
Topo