• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pedir dinheiro a particulares

DaniPi

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 15, 2015
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Olá! Precisava da ajuda no seguinte:
Tenho uma pessoa amiga que há sensivelmente 10 anos atrás ou mais pediu dinheiro emprestado a uma pessoa. Essa mesma pessoa exigiu letras pré-preenchidas e exigia que enquanto não lhe fosse paga a quantia na totalidade lhe fossem dados o dinheiro equivalente aos juros que cobrava.
A pessoa minha amiga apenas assinou as letras e chegou a pagar uma ou duas vezes os juros, mas nunca recebeu qualquer recibo, apenas a letra que tinha assinado.
Como deixou de pagar, agora passados estes anos, está a receber cartas de um advogado, a dizer que precisa de falar com ela, de outra forma vai para tribunal. Acontece que a pessoa minha amiga, não vai aos encontros marcados alegando que as letras estão em escudos e que o que ele quer é que ele assine novamente outras mas em euros. Já fez várias ameaças por carta, mas nunca colocou o caso em tribunal porque no meu entender não o poderá fazer. Julgo que apenas as instituições bancárias poderão emprestar dinheiro e ainda por cima nunca assinou qualquer tipo de contrato, ou recebeu algum recibo equivalente aos juros que pagou, apenas recebendo uma letra em escudos. As letras em escudos já não têm qualquer valor.
Há umas semanas atrás enviou uma carta registada com aviso de recepção e fui eu que a assinei , pois essa pessoa amiga nao estava em casa. Recebi agora eu uma carta registada do escritório de advogados no meu local de trabalho, que recusei assinar, visto não se tratar nem da minha morada fiscal, e nem sou obrigada a receber cartas registadas de quem não quero.
Haverá algum fundamento nesta situação? O advogado poderá ir para tribunal com a pessoa amiga?
Posso recusar uma carta que não quero receber, correto?

Grata pela atenção
DaniPi
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
o que nao entendi é o que isso tem a ver com antenas?
 

nansediz

GF Ouro
Entrou
Abr 20, 2011
Mensagens
652
Gostos Recebidos
1
Boas,
Eu apenas tenho a dizer o seguinte:
Quando se empresta dinheiro desta forma é para dar barraca, ele (dinheiro) tem uma cara para ir...mas não tem a mesma para voltar!
Mais, alegar que foi em escudos e agora é em euros...dass, isto à cada um.
Com certeza na altura não se lembrou dos bancos, ás tantas nem haviam, com eles pia fino e se emprestarem!
Encontrou foi um tolo que lhe emprestou a massa.
Falo isto, porque, também já encontrei desta gentalha...era para uma semana e já lá vão anos, caloteiros.
Ah, com a conversa já me esquecia, DaniPI...deixa-te de mer**s e paga à pessoa a quem pediste a massa...ou achas que eu acreditei na "pessoa amiga" quando dizes que por assinares uma vez...agora andam atrás de Ti.

1 abraço nansediz
 
Última edição:

DaniPi

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 15, 2015
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Caro amigo, se sou eu ou uma pessoa amiga, não é da sua conta. Apenas expus um problema e agradecia uma resposta à altura. Não perca o seu precioso tempo com respostas deste tipo, dispensam-se!
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Caro amigo, se sou eu ou uma pessoa amiga, não é da sua conta. Apenas expus um problema e agradecia uma resposta à altura. Não perca o seu precioso tempo com respostas deste tipo, dispensam-se!

Sempre que se pede dinheiro emprestado ou qualquer outra coisa, deveremos sempre honrar os nossos compromissos passe o tempo que passar estas dividas não prescrevem, assim procedem as pessoas honestas que infelizmente estão em vias de extinção.
 

nansediz

GF Ouro
Entrou
Abr 20, 2011
Mensagens
652
Gostos Recebidos
1
Caro amigo, se sou eu ou uma pessoa amiga, não é da sua conta. Apenas expus um problema e agradecia uma resposta à altura. Não perca o seu precioso tempo com respostas deste tipo, dispensam-se!
Boas,
E esta não foi uma resposta à tua altura??
Que tipo de respostas é que gostavas?
Honrai os compromissos que assumis!
Eu, não preciso de assinar nada para Honrar os meus...a minha palavra está a frente da minha assinatura!
Fico eu aqui deste lado a fazer força para que tenhas o que MERECEIS.
Nem respondo mais, já vi que não sabeis o que são PRINCÍPIOS de gente honesta.

1 abraço nansediz
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
0
Se estão em escudos estamos a falar de um emprestimo com pelo menos quase 15 anos e por aqui quem emprestou o dinheiro na minha opinião até tem sido bem paciente o mesmo não digo de quem deve que não deve estar de boa fé.

_se cada vez que ia dando o dinheiro e a dada altura recebia em troca não o recibo mas uma das letras até aqui não vejo nada de anormal ,pelo que sei pode existir emprestimos entre particulares e assinatura de letras é uma forma de garantia legal ,quanto a recibos não me parece que exista um documento oficial para isso ,por isso lhe ser entregue a letra e não um recibo.

_ A tal pessoa amiga não ir ao encontro do advogado a quem deve o dinheiro alegando que as letras estão em escudo é caricato e desculpa esfarrapada de que quem não quer pagar ,

se esta passar um mau momento financeiro e por esse motivo não pode pagar o montante acordado no inicio não há como falar com o advogado ou com a propria pessoa a quem deve o dinheiro e talvez entrar num acordo (a pessoa em causa me parece até bem paciente )

_Se pode ir para tribunal ,
naturalmente que pode o que me parece aqui como sempre quem sai benificiado é o devedor e não quem quer receber o dinheiro a que tem direito e lhe é devido , por varias razões :
dependendo do montante em causa as custas de tribunal e o arrastar da situação por alguns anos até sair uma sentença pode ultrapassar aquilo que lhe é devido alem do pagamento a um advogado , por isso muita gente tenta evitar ao maximo os tribunais e não porque não tenham direito avançar para tal situação .

Claro que se for para tribunar e ganhar ai o caso pode mudar de figura , quem perde paga as custas de tribunal alem que o montante em divida vai acumular juros mora até ao seu pagamento na integra da divida .

Na opinião o melhor a fazer pelo devedor é pagar uma consulta num advogado entendido em assuntos financeiros e expor sem rodeios o problema , ou como disse anteriormente se esta de boa fé e quer pagar entrar em contacto com a pessoa a quem deve e defenir um plano de pagamentos , mais vale um mau acordo extra tribunal que um bom acordo em tribunal.
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Olá! Precisava da ajuda no seguinte:
Tenho uma pessoa amiga que há sensivelmente 10 anos atrás ou mais pediu dinheiro emprestado a uma pessoa. Essa mesma pessoa exigiu letras pré-preenchidas e exigia que enquanto não lhe fosse paga a quantia na totalidade lhe fossem dados o dinheiro equivalente aos juros que cobrava.
A pessoa minha amiga apenas assinou as letras e chegou a pagar uma ou duas vezes os juros, mas nunca recebeu qualquer recibo, apenas a letra que tinha assinado.
Como deixou de pagar, agora passados estes anos, está a receber cartas de um advogado, a dizer que precisa de falar com ela, de outra forma vai para tribunal. Acontece que a pessoa minha amiga, não vai aos encontros marcados alegando que as letras estão em escudos e que o que ele quer é que ele assine novamente outras mas em euros. Já fez várias ameaças por carta, mas nunca colocou o caso em tribunal porque no meu entender não o poderá fazer. Julgo que apenas as instituições bancárias poderão emprestar dinheiro e ainda por cima nunca assinou qualquer tipo de contrato, ou recebeu algum recibo equivalente aos juros que pagou, apenas recebendo uma letra em escudos. As letras em escudos já não têm qualquer valor.
Há umas semanas atrás enviou uma carta registada com aviso de recepção e fui eu que a assinei , pois essa pessoa amiga nao estava em casa. Recebi agora eu uma carta registada do escritório de advogados no meu local de trabalho, que recusei assinar, visto não se tratar nem da minha morada fiscal, e nem sou obrigada a receber cartas registadas de quem não quero.
Haverá algum fundamento nesta situação? O advogado poderá ir para tribunal com a pessoa amiga?
Posso recusar uma carta que não quero receber, correto?

Grata pela atenção
DaniPi

Ele há cada "cromo".

Então por ser em escudos a dívida não é para ser paga?

Quando pediu não recebeu?

Quando precisou de resolver o seu aperto resolveram-lho(com o empréstimo) e, agora xau, pagar é para esquecer?

De que legalidade (para não falar em moralidade) é que está à procura?

De que alguém perca a paciência e resolva o assunto com violência?

Pense nisso.

Os tribunais estão cheios de problemas desses. Não queira ser mais um/uma.

LAMENTÁVEL, para lhe não chamar outra coisa.

Feraida
 

jsantos

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2007
Mensagens
229
Gostos Recebidos
0
quero falar sobre antenas ou vou para a ilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
 

DaniPi

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 15, 2015
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Tua? Não me conhece de lado nenhum para tratar por tu!!

Nem devia ter respondido do inicio sequer. Não lhe pedi a opinião pessoal, apenas uma resposta simples e cordial.
Se não sabia o que responder, simplesmente não o fazia. Este fórum nao existe para julgar as pessoas.

E de falsos moralistas anda o país cheio, não acha??
E nem se dê ao trabalho de me responder, sinceramente espero que na conjuntura atual deste país cumpra sempre com os seus compromissos.

Boa sorte e seja feliz como merece...






Boas,
E esta não foi uma resposta à tua altura??
Que tipo de respostas é que gostavas?
Honrai os compromissos que assumis!
Eu, não preciso de assinar nada para Honrar os meus...a minha palavra está a frente da minha assinatura!
Fico eu aqui deste lado a fazer força para que tenhas o que MERECEIS.
Nem respondo mais, já vi que não sabeis o que são PRINCÍPIOS de gente honesta.

1 abraço nansediz
 

DaniPi

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 15, 2015
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Aliás... nem me vou dar ao trabalho de responder a mais ninguém. Já vi que neste forum é mais para JULGAR os outros do que mais nada. Tudo gente HONESTA!
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Amigo ou amiga as dívidas sao para serem pagas ponto final parágrafo.
Se por infelecidade ou por outro motivo,nao se puder pagar a dívida entao normalmente fala-se com o credor seja ele quem for para tentar se resolver o problema,entao se o credor nao for particularmente sensivel aos teu problemas no presente a nivel financeiro entao aí é outra questao.........

Mas no teu caso até tens um credor bastante razoável e paciente tu é que nao keres ir aos encontros pk nao keres pagar,e agora vens aqui pedir conselhos de como fugir ao pagamento?

Nao se trata de ser honesto ou nao,mas sim de civismo e honra e de dignidade...........

Qualquer tribunal seja ele onde for com este teu caso "obriga-te" a pagar.

Aconselho-te a tentares resolver o problema com o teu credor,pk a coisa vai ficar mais feia para o teu lado,óbvio que tens direitos,mas tb tens deveres e o teu dever é de pagar a tua dívida,até para tu próprio te sentires bem contigo mesmo............

Se no momento nao tiveres possibilidades em pagar entao faz um acordo com o teu credor mas sempre no sentido de queres pagar,entao se ele nao for flexivel entao o caso muda de figura,mas como o teu credor quer receber duvido que irá colocar problemas.
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
A solução não é fugir. É assumir a responsabilidade..
 

Angy

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,616
Gostos Recebidos
25
Amigo(a),DaniPi...
Meta este seu caso, invertido ao contrário!!!
Voce é que emprestou o dinheiro, e agora o outro tambem nao lhe queria pagar!!!

E verifique que raio de pensamentos, e até ideias lhe vem á cabeca!!!

PS: quem pede emprestado...Sabe que tem que pagar!!!

Quem nao pode pagar, nao se mete em emprestimos...

Ditado antigo: O Diabo caga na conta dos pobres, 3 x ao dia !!!
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Isto sim é um exemplo de honradez e seriedade que, deveria ser seguido em todas as situações tanto por particulares como por empresas.

Cumps

Feraida


Universidade de Yale recebe juro de obrigação emitida em 1648

Instituição comprou o documento da emissão da obrigação em 2003 devido ao valor histórico.

Documento foi registado em pele de cabra. DR A Universidade de Yale vai receber 136,20 euros em juros de uma obrigação emitida há 367 anos. Segundo a Bloomberg, a obrigação perpétua foi emitida em 1648 por uma empresa de gestão de recursos hídricos holandesa, a de Stichtse Rijnlanden, que pretendia construir um dique no rio Lek, uma continuação do Reno. Para tal, contraiu então um empréstimo de mil florins (a antiga moeda holandesa) com maturidade perpétua.


Pouco mais de três séculos e meio depois, em 2003, o documento em pele de cabra que regista a contracção da dívida foi comprado pela Universidade de Yale (foi fundada no século XVIII) por 24 mil euros devido ao seu interesse histórico.


O documento, com o nome “Lekdijk Bovendams”, tem a particularidade de ser um dos cinco registos mais antigos do mundo que ainda rendem juro.

O valor do juro chega a 136,20 euros porque, desde que a universidade adquiriu o registo, a instituição não recebeu qualquer quantia.


Como a empresa ainda existe, a Universidade de Yale contactou a de Stichtse Rijnlanden para receber o montante.

Uma porta-voz da empresa holandesa disse à Bloomberg que os 136,20 euros seriam liquidados na próxima segunda-feira.

In:público
 
Última edição:

casanova

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
885
Gostos Recebidos
1
pagar o que se deve eh a primeira opção!

Assinaste as letras, já não tens como fugir!

Agora queres fugir ao que acordaste em tempos, não interessa se era euros ou escudos, é sempre feita a conversão e ficas sempre a dever até pagares!

o credor foi paciente até agora, tem todo o direito de reaver o que é seu por direito, a ti cabe pensar duas vezes antes de tentar fugir: se ele contratou um advogado sabendo que vai perder uma parte ao pagamento do mesmo, podes crer que ele vai para frente!

agora ele vai através do advogado para a cobrança da divida, digo te que até ta a ser porreiro e teu amigo!

antes do tribunal há uma serie de procedimentos que te obrigam a pagar, não queiras chegar a esses procedimentos, porque depois quem vai querer um acordo és tu e ai o credor não vai querer saber e obriga te a pagar do modo mais difícil!

O melhor é ir falar com o advogado e ouvir o que ele tem para te dizer e através disso possa ser que chegues a um acordo que só vai te beneficiar. Mas pagar tens de pagar

Ir para tribunal não é opção para o credor nem será para ti. Mas em último recurso ele irá pela certa, ao fim de tantos anos a esperar é mais um menos um, o que depois o tribunal pode te obrigar a pagar os juros etc....

Cuidado com dividas financeiras, chegando ao banco de portugal, passas a ficar na lista negra, deixas de ter acessos a créditos, cartões de credito ou mesmo conta bancaria, além de não poderes ter nada em teu nome, resumindo ficas no fundo do poço, e ter de confiar em terceiros para poderes ter vida, isto quando um credor não faça justiça pelas próprias mãos, o que não pode, mas ás vezes é mais por uma questão de dignidade, e no fim acaba ele mal!

o que aqui disse e como a lei portuguesa funciona, podes andar 20 anos a fugir ao pagamento mas depois cai tudo em cima sem piedade, e quando menos esperas.
 
Topo