• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Atraso em Voo TAP

Brbs0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 15, 2015
Mensagens
32
Gostos Recebidos
0
Boa noite a todos,

Não sei se já vos aconteceu, mas fica a experiência e o relato em primeira pessoa.

Há uns tempos viajei de Luanda para Lisboa na TAP, num dia solarengo e de bom tempo. O voo atrasou-se por razões desconhecidas (não recebemos qualquer informação na porta de embarque ou do comandante), e cheguei a Portugal com mais de 4 horas de atraso. À chegada, nenhuma satisfação uma vez mais.

Ao abrigo do Regulamento Europeu (CE) n.º 261/2004, relacionado com os direitos dos passageiros um voo efectuado por uma transportadora nacional, efectuei a respectiva reclamação com vista a obter uma indemnização no valor de 600 Euros, conforme determinado no referido regulamento.

Enviei a reclamação à TAP, a qual tinha cerca de 6 semanas no máximo para dar uma resposta. Fiz alguns contactos telefónicos, onde me foi explicado que estava em análise e até às 6 semanas (aproximadamente 30 dias úteis segundo a colaboradora da TAP) seria remetida uma resposta.

Hei quando, exactamente 32 dias úteis depois (atrasaram-se dois os malandros...) enviaram-me um email informando que lamentavam o atraso, mas extraordinárias condições climatéricas obrigaram a ao atraso - importa referir que "extraordinárias circunstâncias" é uma terminologia utilizada no referido regulamento como "excepções" ao pagamento de indemnizações. Claro que só descobriram que o tempo estava extraordinariamente mau, 32 dias úteis depois....

Não agradado com a resposta, remeti o assunto ao regulador ANAC (autoridade nacional aviação civil). Passados quinze dias, entrei em contacto com eles para saber em que ponto estava, e informaram-me que ainda não tinham aberto o email. Eu inspirei fundo e lá me prometeram-me que o fariam na hora e enviar-me-iam copia do pedido de esclarecimentos a enviar à TAP. De qualquer forma, contasse com até 60 dias até uma decisão. Não recebi cópia até hoje e já se passaram 4 dias.

Irei continuar à espera da resposta, mas concluo o seguinte...os regulamentos europeus não estão adaptados à "xica espertice" portuguesa... a teoria do desgaste costuma funcionar e é bastante provável que a maioria deste tipo de reclamações, morra por falta de pachorra por seguir esta demanda.

Felizmente ou não, sou teimoso como uma mula velha, igualmente portuguesa, por isso aqui estarei para vos dar conta do desfecho até às ultimas consequências...

brbs0
 

Brbs0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 15, 2015
Mensagens
32
Gostos Recebidos
0
Face ao atraso no envio do tal email, liguei novamente para o INAC que finalmente enviou-me um email (parece-me que só pegaram no assunto neste dia....) e explicou-me ainda o seguinte:

O INAC apenas pode contraordenar a transportadora, pelo que não pode obrigar esta a pagar a correspondente indemnização...curiosamente o INAC é o mandatado pela regulamentação europeia para o cumprimento do 261/2014....Segundo eles resta-me recorrer aos tribunais, sendo que terei ainda que aguardar pelos boletins meteorológicos deste dia...

Ora a TAP levou 45 dias a apurar a razão do atraso, resta saber quandos dias o INAC levará a obter os ditos relatórios....deve ser uma coisa muito complicada recolher algo ocorrido no passado e que faz parte do dia-a-dia das transportadoras aéreas. Enfim, aguenta consumidor...
 

Brbs0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 15, 2015
Mensagens
32
Gostos Recebidos
0
Depois de alguns telefonemas de insistência, lá consegui obter a posição final do INAC. Segundo o boletim meterologico do aeroporto de Luanda do dia e hora do voo, apresentado pela TAP, efetivamente existiam as tais condições adversas. Questionados sobre se iria receber cópia desse boletim/relatório na resposta escrita da INAC, a resposta é que a informação é confidencial.

Em suma, liguem todas as semanas se querem uma resposta...."rápida", e no fim tenham fé na INAC. Eu como sou pouco crente, vou tentar obter o tal boletim meteorológico - não sei ainda onde, mas hei de descobrir - e eliminar quaisquer dúvidas.

PS - Nessa tarde o céu estava limpo, o sol brilhava e não havia vento...porém admito que nem tudo o que parece possa ser, por isso quero ver o tal boletim.
 

o.dias

GF Bronze
Entrou
Fev 11, 2011
Mensagens
38
Gostos Recebidos
0
Boas

Se foi esse posso te dar mais algumas informações pois essas 4 horas de atraso passei eu dentro do avião no voo Lisboa Luanda ...

Se facto o avião chegou a horas a Luanda na realidade até chegou 20 minutos antes do previsto e é verdade que as condições atmosféricas eram muito adversas e a visibilidade era nula a essa hora por volta das 06:00 da manha em Luanda muito cacimbo (nevoeiro) e foi feita duas tentavas de aterragem onde não se via mesmo nada como sabemos Luanda não tem qualquer apoio de eletrónico é tudo feito a vista se não se ver a pista nada feito e foi o caso, la levantamos e 40 minutos depois mais duas tentativas e nada feito , então o voo já com pouco combustível foi desviado para o aeroporto alternativo que fica no Congo mas concretamente Ponta Negra..

Uma vez no Congo e todos fechados na Avião por mais 2 horas a aguardar combustível e la voltamos a Luanda ...

Pois os atrasos da Tap em Luanda são sem duvida frequentes principalmente nos voos de Luanda Lisboa muito por culpa da logística em Luanda que para facilitar ainda mete em quase todos os voos o RX a porta do avião..


Pois neste Voo em concreto onde partilhamos esta experiencia embora em lados opostos eu na chegada a Luanda com 12 horas de avião o meu amigo em Luanda a espera ainda por cima de manha ainda cedo para as cucas e na realidade a TAP pois foi a única em que isto aconteceu ..

Não estou a defender a TAP nem ninguém e acho que deve lutar pelos seus direitos mas pelo menos hoje já fica a saber um pouco mais sobre o que aconteceu nesse dia..


Cumprimentos
 

Brbs0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 15, 2015
Mensagens
32
Gostos Recebidos
0
Boa tarde

Obrigado pela informação que sempre é mais do que a que me foi facultada.

De qualquer forma vou tentar obter o boletim meteorológico, porque as condições meteorológicas adversas extraordinárias que serviram de justificação ao atraso foram as da hora de saída do voo...Se o avião por si só já chegou atrasado como entendi, então como diria o outro "não bate a bota com a perdigota" :)

Obrigado uma vez mais pelo feedback.

Cumprimentos,

BS
 

o.dias

GF Bronze
Entrou
Fev 11, 2011
Mensagens
38
Gostos Recebidos
0
Boas

Mais uma vez não querendo tomar partido de ninguém os voos de Luanda lisboa são feitos pelo mesmo avião que chega de Lisboa e normalmente regressa 45 minutos depois, ora a hora prevista para a partida para Lisboa ainda estávamos a sobrevoar o Aeroporto sem para tentar aterrar por não haver condições de segurança ainda para o fazer ...

Boa sorte em relação ao boletim metrológico e na minha próxima viagem a Luanda vou tentar la no aeroporto saber pormenores de como obter isso para essa data..



Cumprimentos
 

Brbs0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 15, 2015
Mensagens
32
Gostos Recebidos
0
Bom dia,

Consegui obter o METAR do aeroporto de Luanda para as oito horas locais, hora do voo:

METAR FNLU 050800Z 17005KT 9000 BKN024 21/19 Q1017

Do que consegui perceber da leitura do mesmo (um piloto dava jeito) nada de anormal e muito menos condições atmosféricas adversas. No entanto e conforme o amigo o.dias referiu às 05 horas locais, o nevoeiro era intenso cf. METAR para as 05h abaixo.

METAR FNLU 050500Z VRB03KT 0500 FG BKN023 19/18 Q1015

Posto isto, só posso concluir que o atraso do meu voo ficou a dever-se a condições atmosféricas adversas sim, mas do voo anterior do meu avião.

A legislação não é absolutamente clara sobre o assunto, e acabo por ficar na dúvida até onde as condições atmosféricas excepcionais vão. No limite um avião que faça 10 voos e tenha 4 horas de atraso de mau tempo no primeiro, acaba por afectar todos os restantes. Será assim?

Da minha parte dou-me por vencido, mas não convencido :)

PS - Nessa manhã à mesma hora a que voava, o presidente de Angola voou de Luanda para Roma.
 

bookmark

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 15, 2014
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Eu sei ler parte do METAR :)
050800Z é a data/hora.
17005KT quer dizer ventos de direcção 170 graus a 05 knots
9000 são os metros de visibilidade.
BKN024 quer dizer nuvens aos 2400 pés
21/19 já não sei
Q1017 é a pressão atmosférica. o "base" é 1023 logo estava uma pressão mais baixa (acho que é sinal de chuva).

Boa sorte para a luta com a TAP :)
 

bookmark

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 15, 2014
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Eu sei ler parte do METAR :)
050800Z é a data/hora.
17005KT quer dizer ventos de direcção 170 graus a 05 knots
9000 são os metros de visibilidade.
BKN024 quer dizer nuvens aos 2400 pés
21/19 já não sei
Q1017 é a pressão atmosférica. o "base" é 1023 logo estava uma pressão mais baixa (acho que é sinal de chuva).

Boa sorte para a luta com a TAP :)
 
Topo