• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Comutar electrovalvula hidraulica de duas bobines 24 v

DiogoALCavaco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 3, 2007
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Boas,

Tenho um problema entre mãos no trabalho e queria pedir alguns conselhos. Isto é, tenho uma electroválvula hidráulica comandada por duas bobines de 24 V que por sua vez quando accionadas ou comutam a válvula para um sentido ou para o sentido inverso. Criei um circuito indo buscar à maquina onde tenho de instalar a válvula, onde estou a alimentar as duas bobines de 24 V e depois faço a comutação entre elas através de um interruptor. testei e consigo fazer o pretendido mas de forma manual. Através do comando da maquina consigo enviar os 24 V no fim de cada ciclo para as 2 bobines ao mesmo tempo quando o que preciso é de alternar entre ciclos as bobines para fazer o movimento hidráulico da válvula. alguém me pode ajudar a criar um circuito onde eu ao enviar os 24 V através da maquina e não do interruptor, consiga alternar as bobines entre ciclos?

Obrigado,

Cumprimentos,
Diogo Cavaco
 

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
Boas,

Tenho um problema entre mãos no trabalho e queria pedir alguns conselhos. Isto é, tenho uma electroválvula hidráulica comandada por duas bobines de 24 V que por sua vez quando accionadas ou comutam a válvula para um sentido ou para o sentido inverso. Criei um circuito indo buscar à maquina onde tenho de instalar a válvula, onde estou a alimentar as duas bobines de 24 V e depois faço a comutação entre elas através de um interruptor. testei e consigo fazer o pretendido mas de forma manual. Através do comando da maquina consigo enviar os 24 V no fim de cada ciclo para as 2 bobines ao mesmo tempo quando o que preciso é de alternar entre ciclos as bobines para fazer o movimento hidráulico da válvula. alguém me pode ajudar a criar um circuito onde eu ao enviar os 24 V através da maquina e não do interruptor, consiga alternar as bobines entre ciclos?

Obrigado,

Cumprimentos,
Diogo Cavaco

Boas amigo Diogo Cavaco
Poderia ser mais especifico para o poder ajudar.
Quando é que uma e outra válvula deve deve funcionar e que tipo de sinal tem dado pela máquina.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas,

Tenho um problema entre mãos no trabalho e queria pedir alguns conselhos. Isto é, tenho uma electroválvula hidráulica comandada por duas bobines de 24 V que por sua vez quando accionadas ou comutam a válvula para um sentido ou para o sentido inverso. Criei um circuito indo buscar à maquina onde tenho de instalar a válvula, onde estou a alimentar as duas bobines de 24 V e depois faço a comutação entre elas através de um interruptor. testei e consigo fazer o pretendido mas de forma manual. Através do comando da maquina consigo enviar os 24 V no fim de cada ciclo para as 2 bobines ao mesmo tempo quando o que preciso é de alternar entre ciclos as bobines para fazer o movimento hidráulico da válvula. alguém me pode ajudar a criar um circuito onde eu ao enviar os 24 V através da maquina e não do interruptor, consiga alternar as bobines entre ciclos?

Obrigado,

Cumprimentos,
Diogo Cavaco

Boas

O que vai precisar é um relé de de impulso dois estados (2 Step Impulse/Latching Relay com 1 Contacto NO e 1 NC). Quando o relé recebe 1 impulso de 24V (1 ciclo) muda de estado, quando recebe de novo os 24V (2 ciclo) muda de estado novamente. Dessa forma pode comandar/alternar independentemente cada um dos solenoides da válvula hidráulica.

Se a máquina trabalhar a 24 Volt AC pode usar um deste tipo:

h**p://www.ieknox.com/catalog/index.php?main_page=index&cPath=3444_1234_1287_1294_1295_1731

Se a máquina trabalhar a 24 Volt DC pode usar este:

h**p://www.ieknox.com/catalog/index.php?main_page=index&cPath=3444_1234_1287_1294_1296_1737

Para quem for conhecedor de electrónica, também pode fazer o circuito ou placa equivalente ao relé.

Existem vários fabricantes a dispor deste tipo de material.

Boa pesquisa
 
Topo