• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Instalar ficha 12v

Diez10

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 24, 2008
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,

Tenho um carro (Micra K13) que não tem uma ficha de 12v (ficha de isqueiro) e gostaria de instalar 1.
As dúvidas prendem-se é onde ir buscar os 12v. Terá que ser a um sítio que só tinha essa tensão quando o carro está "semi-ligado", certo? E tenho que colocar algum fusível? De quanto? 20A?
Ou posso ir ligar à caixa de fusíveis, nalgum sitio que não esteja a ser utilizado?

Alguém me consegue ajudar por favor?

Obrigado
 

npgomes

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Boas

O ideal é ir diretamente á caixa de fusíveis e ligar num lugar vago (a chave numa posição de rádio é sempre o ideal para prevenir algum tipo de acidente ou descarga acidental da bateria, uma vez que só funciona quando a chave está na posição de rádio), a amperagem do fusível deve ser adequado ao tipo de fio que utilizar e ao que vai lá ligar... se o fio tiver menos "resistência" que o fusível vai arder primeiro...

agora se preferir pode sempre ver a que fusível está ligado nas versões com isqueiro (normalmente é ao rádio) e ligar no mesmo sitio....
 

sam

GF Ouro
Entrou
Out 8, 2006
Mensagens
630
Gostos Recebidos
0
Como explicado pelo Npgomes, mas reforço a questão do fusível. Sempre um fusível individual no máximo 10A. E de preferência sim, na caixa dos fusíveis.
 

Diez10

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 24, 2008
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
Agradeço desde já os comentários aqui expostos.

Eu até não sou completamente ignorante em eletricidade, mas sou em eletricidade automóvel.
Ok, uso um espaço vazio na caixa de fusíveis, coloco lá um fusível e ligo à ficha do isqueiro do carro.
Mas a questão é: como sei qual é o fio que apenas tem os 12v quando a chave está na posição de rádio? É pelas cores? É o amarelo? E o vermelho é o que vem diretamente da bateria e tem sempre 12v independentemente da posição da chave? E encontro facilmente esse fio na caixa de fusíveis?
 

sam

GF Ouro
Entrou
Out 8, 2006
Mensagens
630
Gostos Recebidos
0
Pergunto se já viu o manual da viatura e percebeu a disposição das varias posições na caixa dos fusíveis?
Ou na própria tampa da caixa dos fusíveis.
Tem fusíveis para varias coisas: Radio, luzes interiores, exteriores, limpa vidros, etc. Já fez essa averiguação?
Se sim e não percebeu, é uma coisa, se não se lembrou de tal coisa então na minha modesta opinião deveria ir dar uma olhadela.
Vou ver se lhe faço um esquema para a ligação, mas entretanto confirme o que lhe indiquei.
Aguardo
 

sam

GF Ouro
Entrou
Out 8, 2006
Mensagens
630
Gostos Recebidos
0
Tens algo na tampa da caixa fusíveis com o nome " Mirror & Audio"?
Se conseguires identificar o fusível correspondente, tens estes materiais?

Material:
Multímetro
Cabo vermelho secção 1.5 ou superior, 1.5 metros
Cabo preto igual
Suporte para fusível 10A
Fita isoladora
Ferro de soldar.
"Ficha de isqueiro"

O ideal é conseguires tirar a caixa dos fusiveis para fazeres as coisas como deve ser.
 
Última edição:

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
Boas amigo Diez10

Em anexo estão os esquemas do seu veiculo Nissan Micra K13 e onde pode ligar o que pretende
Cuidado com a remoção da caixa de fusíveis cujo suporte é bastante frágil.
Um abraço
 

Anexos

  • DSC04739.jpg
    DSC04739.jpg
    102.1 KB · Visualizações: 27
  • DSC04738.jpg
    DSC04738.jpg
    90.3 KB · Visualizações: 33
  • Nissan Micra K13 - PSRC.pdf
    33.6 KB · Visualizações: 4
  • Nissan Micra K13 - PWO.pdf
    45.3 KB · Visualizações: 3
Topo