• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

sobreaquecimento no comutador de luzes

nubira272

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 25, 2015
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
boa tarde a todos, o comutador de luzes quando mudo para máximos sobreaquece os platinados dentro da mainete ate derrete o plástico.
qual será a causa? tou com receio de comprar um novo e que aconteça o mesmo.
 

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
Boas amigo nubira 272
Sugiro que se apresente e aceite as regras deste forum
Depois teremos muito gosto em o ajudar
Abraço
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
boa tarde a todos, o comutador de luzes quando mudo para máximos sobreaquece os platinados dentro da mainete ate derrete o plástico.
qual será a causa? tou com receio de comprar um novo e que aconteça o mesmo.

Boas

Verifique os farois, se por acaso tem instaladas lâmpadas de potencia tipo 80/100W.

Se for o caso, o interruptor da manete não suporta correntes/potencias tão elevadas. Nestes casos devem ser instalados relés (ou relé duplo) adequado para o efeito.
Para esta situação, na manete passa apenas a corrente piloto de activação dos reles (alguns miliamperes).
A solução (relés) também é adequada para as lâmpadas médios e máximos de potencia convencional, de forma a prolongar a vida útil dos interruptores da manete.

Boa pesquisa

Boa pesquisa
 

nubira272

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 25, 2015
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
boa tarde mrsat, obrigado pela dica. mas as lâmpadas já têm uns 2 ou 3 anos na viatura e nunca fez isto. eu abri o comutador e o cobre que da passagem aos máximos ate mudou de cor. eu reparei voltei a montar e voltou a queimar. já estou a entrar em parafuso. quando faço sinal de luzes tudo bem mas quando os deixo ligados sobreaquece. sera que o relé está marado?
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
boa tarde mrsat, obrigado pela dica. mas as lâmpadas já têm uns 2 ou 3 anos na viatura e nunca fez isto. eu abri o comutador e o cobre que da passagem aos máximos ate mudou de cor. eu reparei voltei a montar e voltou a queimar. já estou a entrar em parafuso. quando faço sinal de luzes tudo bem mas quando os deixo ligados sobreaquece. sera que o relé está marado?

Boas

Se da manete vai primeiro a rele e depois do mesmo vai a ligação para as lâmpadas de máximos, então pode ter avaria no relé.
A bobine de relé a 12V DC pode ter uma resistência na ordem dos 200~300 ohm. Medir o mesmo com ohmímetro/multímetro.

Boa pesquisa
 
Topo