• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Problema sinal tdt varios receptores

djbrinco69

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
94
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal, estou de momento no estrangeiro e não da para averiguar o assunto.
E o seguinte, meus Pais tem uma certa idade e não percebem muito do assunto, o problema e que la em casa tem varias tv, mas todas com receptor tdt a parte o seja nenhuma tem receptor tdt integrado, chegando a noite e as vezes durante o dia a imagem bloqueia o simplesmente aparece uma mensagem dizendo que não a sinal.

Sera problema dos receptores?
Existem receptores realmente Portugueses?
Lembro que a uns anos atrás a maioria dos receptores eram de marcas pouco conhecidas, ou destinados prioritariamente ao mercado espanhol...
Que me aconselham a fazer?
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
O problema não será com certeza dos aparelhos, mas sim algo da infraestrutura a funcionar na casa.

Na maioria das vezes antenas não indicadas para o tdt, mal afinadas ou até amplificadores incorretos ou ainda mesmo cabos/tomadas já com demasiados anos não sendo os indicados para a passagem do sinal digital.

Eu no caso da minha sogra apontei a antena para outro retransmissor, que curiosamente está mais longe que o de Aveiro, e fiz a busca no canal 46 (se não me falha a memória) em vez do habitual 56. Nunca mais se queixou, seja nas tvs com as boxes tdt ou na tv com sintonizador integrado.

Agora se não estás cá para os ajudar é mais difícil e terão contactar um profissional.
Qual a localidade? Com sorte pode ser da zona do DX2, que é rapaz para lá do profissional nestas coisas! Se ele não conseguir então mais ninguém consegue.
Eheheh já estou a dar dores de cabeça ao DX2!!!
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Pois o melhor mesmo é direccionar um técnico lá a casa... sendo os senhores já "velhotes" é melhor endereçar alguém de confiança em todas as vertentes.

A sugestão do PSonic é óptima... também não sei de que zona é o DX2, envia-lhe uma PM.
 

djbrinco69

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
94
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal, pelos vistos só a noite e que acontece esse problema, durante o dia todo eles deixaram os receptores ligados e funciona, a partir da noite e que começa a falhar... :crazynew3:
 

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
pois, isto não é aquele sintoma da propagação do sinal, que a antena esta a receber sinal de dois transmissores diferentes, e como chegam com tempos diferentes o sintonizxador nao os consegue descodificar??

recordo-me de ler alguma coisa sobre isto!
 

djbrinco69

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
94
Gostos Recebidos
0
O que e estranho e que isto apenas acontece a noite o que me deixa serias duvidas em relação á transparência e honestidade de certas empresas , tive a falar com amigos e familiares meus que vivem la perto de casa e pelos vistos isso acontece também com eles, alguns tiveram de optar por serviços de televisão pagos.
Se alguém souber a solução a este problema ou me poder dar umas dicas agradeço, estou a ponderar vir no natal para tratar do assunto.
Outra questão vi no site da tdt um formulário para queixas, vale a pena apresentar uma reclamação ou eles não resolvem nada?
Obrigado pessoal, ficam bem.
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Verifica se nessa zona podes usar outro canal, pois actualmente há retransmissores em outros canais que não o 56 para evitar esses e outros problemas. Basta ir ao menu de busca manual e ir mudando o canal um e se algum mostrar nivel então é fazer uma busca aí. Oficialmente apenas existe no continente o canal 56 mas há outros a emitir, a minha sogra ainda está no 46 mas no fds posso ir confirmar.
 

ElCabalero

GF Platina
Entrou
Out 16, 2012
Mensagens
836
Gostos Recebidos
36
O que e estranho e que isto apenas acontece a noite o que me deixa serias duvidas em relação á transparência e honestidade de certas empresas , tive a falar com amigos e familiares meus que vivem la perto de casa e pelos vistos isso acontece também com eles, alguns tiveram de optar por serviços de televisão pagos.
Se alguém souber a solução a este problema ou me poder dar umas dicas agradeço, estou a ponderar vir no natal para tratar do assunto.
Outra questão vi no site da tdt um formulário para queixas, vale a pena apresentar uma reclamação ou eles não resolvem nada?
Obrigado pessoal, ficam bem.

1º- verificar se a antena é correta e se a sua orientação esta correta
2º- Verificar estado da antena, cabos, amplificadores se existirem, modo de distribuição e fichas finais.
3º- verificar ( com equipamento adequado ) se não existe emissões a interferir nessa recepção .
4º- após tudo verificado e confirmado, escolher o melhor local á instalação ( que nem sempre é no local mais alto) e instalar tudo em condições.

Após isso e se o problema persistir em tão abrir uma queixa.

Em zonas de cobertura , 90% das vezes o problema esta em instalações defeituosos ou equipamentos inadequados.
Até hoje ainda não encontrei um local referenciado como "viável" onde não fosse possível por o serviço a funcionar correctamente.
Por vezes o problema dos clientes é que um técnico leva alguns euros ( valor pelo trabalho e material de qualidade ) que muitos clientes consideram exorbitante ou demasiado alto ( admito que existe os oportunistas) e então recorrem ao "penduradores de antenas" que dão um jeito e menos €€ e muitas vezes no final acaba por ficar mais caro , pois o cliente tem de pagar 2 vezes!

Portanto uns dos conselhos é também procurar um técnico de antenas e nunca um "Pendurador" ou um "Oportunista"
 

djbrinco69

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
94
Gostos Recebidos
0
Não acredito que seja um problema relacionado com a instalação, pois como já referido, tudo funciona perfeitamente durante o dia, o seja isto só acontece a noite, frequentemente a partir das 21h ate as 23h30.
Isto e bastante "estranho" tudo funciona bem e só nesse intervalo de tempo e que falha...

@PSonic
Quando poderes diz algo sobre isso. :espi28:
 
Última edição:

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Não acredito que seja um problema relacionado com a instalação, pois como já referido, tudo funciona perfeitamente durante o dia, o seja isto só acontece a noite, frequentemente a partir das 21h ate as 23h30.
Isto e bastante "estranho" tudo funciona bem e só nesse intervalo de tempo e que falha...

@PSonic
Quando poderes diz algo sobre isso. :espi28:

Esse sintoma já foi explicado à muito, seja por questões "ambientais" ou por sobreposição de outras telecomunicações como por exemplo o 4G. Pois a essa hora é a altura de maior pico de consumo que é quando as pessoas estão em casa.
Logo uma correcta afinação e a infraestrutura em condições resolve o problema.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Esse sintoma já foi explicado à muito, seja por questões "ambientais" ou por sobreposição de outras telecomunicações como por exemplo o 4G. Pois a essa hora é a altura de maior pico de consumo que é quando as pessoas estão em casa.
Logo uma correcta afinação e a infraestrutura em condições resolve o problema.

Nem mais... djbrinco69 entende por "instalação" tudo... tudo é o que PSonic referiu.... e às vezes ainda aparece algo que não consta do "Programa de Festas"... e eu que o diga!
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
pois, isto não é aquele sintoma da propagação do sinal, que a antena esta a receber sinal de dois transmissores diferentes, e como chegam com tempos diferentes o sintonizxador nao os consegue descodificar??

recordo-me de ler alguma coisa sobre isto!
Não. Nesta altura do ano já não existe esse problema e com a entrada em funcionamento das novas frequências e o ajuste dos emissores do 56, nem neste Verão se sentiu muito o efeito da propagação.

DX2
 
Topo