• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Esquentador Zeus

nrodriguez

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2015
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Bom dia, visto ser um pouco leigo na matéria venho pedir a ajuda dos mais entendidos.

Durante este novo mês eu e a minha esposa decidimos trocar de casa, lá encontramos uma que fosse do nosso agrado e avançamos.
A casa estava equipada com um esquentador e com uma placa, mas visto que não era de nossa confiança decidimos comprar tudo novo, chamamos uma empresa certificada apresentaram as soluções que tinham e seguimos para a compra, com a consciência que ao pagar mais iríamos ficar bem servidos.

Acontece que depois de algumas pequenas falhas deles (montaram o esquentador e não ficou a trabalhar correctamente, e uma fuga de gás) quase tudo ficou ok.

A casa não é das mais recentes então o tubo do exaustor é um L (penso que seja este o termo, e junta o tubo do esquentador, até ai tudo bem ,mesmo tendo consciência que nunca se pode usar os dois ligados ao mesmo tempo) visto em casa do meu pai ser igual e eu já estar minimamente ambientado com esse sistema.

No entanto o que acontece é a quando do nosso banho diário temos um cheiro a gases queimados, já veio a inspecção da EDP medir o monóxido de carbono e a empresa de instalação e nao encontraram vestígios, apenas o cheiro. o que me foi dito é que por ser aquele sistema este cheiro podia acontecer (em casa do meu pai que vivi lá 20 anos nunca aconteceu), diz o sr que eu podia destruir a calha e por tubos novos mas que provavelmente não iria ter espaço para tubos independentes e esta foi a solução do construtor, corria o risco de destruir tudo gastar dinheiro e aquilo ficar identico (gastar dinheiro eu ou o senhorio).

Agora a minha duvida é, o antigos inclino teve por lá 10 anos, sempre tiveram aquele cheiro? Realmente não me parece.

Devo eu chamar outra empresa para averiguar a situação? Esta empresa em questão é certificada tudo direitinho no entanto já vi de tudo...

Compreendo que os gases não sao nocivos mas é um cheiro desagradável e não sei realmente como proceder visto os técnicos garantirem que esta tudo ok, alias os dois técnicos que la foram mostraram as leituras de monóxido tanto ao pe do esquentador como por toda a cozinha e não apresenta nada. Valerá a pena chamar outra empresa e ficar na mesma? Conhecem algum caso destes?
 
Última edição:

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Boas, tendo em conta os testes efectuados por empresa credenciada acho que devemos confiar, na minha opinião não deverá existir uma boa exaustão de gases para o exterior e daí ocorrer essa situação, talvez nesse caso tivesse sido preferivel ter optado por um esquentador ventilado, mesmo assim se continuar com dúvidas quanto à capacidade dos técnicos que foram ao local, poderá sempre contactar outros mas a resposta à partida será a mesma, o material enquanto novo e nas primeiras utilizações é sempre mais suscetivel de largar cheiros.
 

nrodriguez

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2015
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Obrigado Kokas, irei aguardar mais uns tempos visto não ser realmente nocivo. Quanto aos técnicos encontro-me descansado com as medições visto terem sido feitas pela EDP e por duas vezes pela empresa instaladora. Se eu vir que o cheiro realmente me continua, ou a Maria me continuar a chatear, poderei realmente pensar num esquentador ventilado, realmente não tinha pensado nisso e eles poderiam ter-me aconselhado logo um a quando da compra deste que tenho agora.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Os esquentadores ventilados são uma boa solução... Se não resolvem então resta o cilindro ou o esquentador estanque (este último é caro e pressupõe algumas "nuances"). Não esquecer que os esquentadores ventilados precisam de estar ligados à corrente eléctrica ou seja, é preciso criar um "ponto de luz" no caso de este não existir.

O monóxido de carbono é um gás muito perigoso, cuidado! As medições são feitas com todos os queimadores da placa acessos, exaustor a funcionar no máximo, e o esquentador em funcionamento. As portas da cozinha e janelas fechadas... os valores não podem exceder as 49 ppm. Durante 10 minutos o esquentador não se pode desligar por si. Ou seja, o teste é efectuado simulando uma situação possível (extrema).

Uma empresa "credenciada" liga um esquentador deixando este sem funcionar? Pior, deixa esta ligação com uma fuga de gás? Bom eu não sou credenciado... já montei alguns esquentadores e se existe algo que verifico "n" de vezes é a possibilidade de uma fuga de gás! Um simples espelho e o spray detector de fugas nunca me "enganaram"!

Nem sei se essa casa possui canalização de gás... se sim tinha que ser colocada à carga durante algumas horas, se é de garrafa terá que se verificar as mangueiras e/ou alguma, curta, canalização.
 

nrodriguez

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2015
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
O gas é de garrafa.

A fuga do mesmo foi entre o tubo flexível e a canalização (era uma fuga grande, diz o sr que aquilo cedeu eu sinceramente não acredito) foi prontamente resolvida, também me chocou um pouco acontecer dai a desconfiança neles.

No entanto, por precaução, depois pedi a inspecção EDP e eles fizeram o teste tal como diz p.rodrigues, ontem chamei novamente a empresa instaladora e fez novamente o teste e a nível de monóxido está tudo bem.

O que me chateia é mesmo o cheiro desagradável, e ja pensei que podia ser algum defeito do esquentador até mas ambos dizem que não.

Agora no fim deste tópico ponho-me a pensar porque raios não me aconselharam um esquentador ventilado logo, eu não pedi preços eles apresentaram-me a solução deles, falaram deste zeus que era produzido pela Vulcano um bom esquentador que era uma boa solução para ali, e eu disse se achem que é o melhor então força. Pelo que já paguei com esta historia e pelo preço que vejo nos ventilados provavelmente teria optado por um ventilado se me fosse sugerido
 

nrodriguez

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2015
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
A instalação tem uma semana feita na terça-feira
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
O tubo metálico que vai à chaminé do esquentador é novo? Não sei se o facto do esquentador ser novo possa levar à existência desse cheiro... tenho as minhas dúvidas.

O esquentador está dentro de um armário? É novo esse armário? Está forrado com algum material? Verifica se o tubo que sai do esquentador não está a tocar em algo. Se está dentro de um armário (módulo) este deve ter, pelo menos, 40 cm de largura úteis no seu interior.

O que pode ter cedido (estranho) é o "pater" que é onde enrosca a torneira mas isso é muito difícil de acontecer... isto segundo a conclusão a que cheguei sobre a descrição "ceder"....

Tenta procurar a origem do cheiro....
 

nrodriguez

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2015
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Obrigado a ambos pela ajuda.

Respondendo ao P.Rodrigues

O esquentador está dentro de um armário típico de cozinha que não e novo nem tem nenhum forro até ai tudo bastante normal.

A origem do cheiro ainda não consegui perceber bem se e da calha onde passa a ventilação ou não. no entanto ja se mediu ai os monóxido e não dava mesmo nada, já pensei destruir essa calha e ver os tubos de exaustão ou substituir ( o meu cunhado trabalha nas obras poderia ajudar-me com isso) no entanto os técnicos disseram que realmente poderia resolver ou não, que poderia ficar igual. So não tenho muita vontade de fazer isso porque penso se realmente fosse assim porque raio o antigo inquilino nunca se queixou ao senhorio, nao me parece coerente o cheiro so ter aparecido com a troca de esquentador visto a exaustão ser a mesma
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
O monóxido de carbono é inodoro... é um veneno que não se detecta pelo olfacto! O cheiro nada tem a ver com este gás... algo que está para aí que, à passagem dos gases de exaustão do esquentador muito quentes, liberta esse cheiro. Pode ser a conduta de exaustão suja e, suponho eu, de pouca secção, pior...

Se for um r/c do chão ou existir a possibilidade de trabalhar na parede exterior da cozinha, a maneira mais prática de resolver a questão é esquecer a conduta de exaustão. Como? É simples: abrir dois buracos com diâmetro suficiente para enfiar cada tubo (exaustor e esquentador) direccionar a estes os respectivos tubos, tendo em atenção que o o tubo do esquentador na chaminé deve ter uma curva suave e não logo à saída, colocando na parte de fora da parede uma malha ou uma grelha em inox com capacidade de deixar os gases saírem... ficas logo com duas condutas de exaustão independentes, que é o desejado. Isto não requer grande esforço financeiro... é mais o trabalho.
 

nrodriguez

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2015
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
O problema é que é um quarto andar e a exaustão está assim feita porque ao que me parece não existe outra hipótese.
Pensei realmente como a conduta de exaustão é a mesma para o exaustor e os gases saem muito quentes poderia ser algumas gorduras no tubo que há passagem dos gases poderiam criar este cheiro, é uma hipótese viável que me está a dar p.Rodrigues.

No entanto caso sejam estas gorduras ou alguma coisa que esta a reagir ao quente com o tempo provavelmente acaba por passar, poderei aguardar mais uma semana ou duas antes de partir para isso para ver se realmente passa.
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
tive curiosidade por este tópico visto ter um esquentador desta marca. pelo que li... a chaminé como é? não estará a entrar ar/vento pela a chaminé e causa o retorno dos gases e estes estão a entrar por outro lado? para tirares as duvidas, era colocares um tubo provisório do esquentador directamente para o exterior (pela a janela).
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Se o esquentador é novo, depois dos testes ao monóxido de carbono, este não se desligou... estará tudo bem (acreditando que a sonda está ok e não existiu nenhuma artimanha). Se por acaso existe-se o retorno de gases da queima, o esquentador desligar-se-ia.... Acontece, por vezes, que o vento é de tal ordem que "corta" a saída ou até entra pela "fuga"... repare-se em muitos prédios em que foi necessária a colocação de girândolas para anular esse efeito... durante muitos anos não foram observadas regras de segurança no que concerne à exaustão de gases como o monóxido de carbono.
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
A saida da conduta esta livre ,digo na chaminé ,se é só para esse quarto andar ?monoxido de carbono nota-se pelo cheiro e o gaz tambem ,são dois odores distintos á aí gato com o rabo de fora .
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
....monoxido de carbono nota-se pelo cheiro e o gaz tambem ,são dois odores distintos á aí gato com o rabo de fora .

Não achas que devias fazer uma pequena pesquisa... desde quando é que o monóxido de carbono possui odor?

E, já agora, ficas a saber que o gás também, não possui odor (butano, propano e natural)... é lhe adicionado um componente denominado mercaptano que possui um odor forte. Mais sobre este odorífico.
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
é tudo normal por enquanto. os metais são novos e por isso leva algum tempo a que o cheiro desapareça. tudo irá ao normal.
 
Topo