• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Problema Bomba Balão

JCMMoreira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 20, 2015
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Bom dia amigos,

Tenho uma bomba de tirar água do poço com um balão que alimenta a casa.
Acontece que ontem ao montar o esquentador, funcionou tudo muito bem mas 1h depois comecei a perder pressão na água/ caudal (Cada vez saia menos água da torneira) até que deixou de sair àgua e a Bomba nunca mais desligava.

Acabei por a desligar mas água nem vê-la.

O que poderá ser?

Obrigado.
 

LS29

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2013
Mensagens
2,018
Gostos Recebidos
2
Bom dia amigos,

Tenho uma bomba de tirar água do poço com um balão que alimenta a casa.
Acontece que ontem ao montar o esquentador, funcionou tudo muito bem mas 1h depois comecei a perder pressão na água/ caudal (Cada vez saia menos água da torneira) até que deixou de sair àgua e a Bomba nunca mais desligava.

Acabei por a desligar mas água nem vê-la.

O que poderá ser?

Obrigado.
Boas,
O poço tem água?
 

JCMMoreira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 20, 2015
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Boas,

Têm sim, confirmei à pouco.
Retirei água com um balde :right:
 

LS29

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2013
Mensagens
2,018
Gostos Recebidos
2
E a bomba continua a não conseguir tirar água?
 

JCMMoreira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 20, 2015
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
A bomba fica constantemente ligada e não faz nada.
Abro a torneira e nada.

Será o facto de ter instalado o esquentador, ter danificado algo? Apenas liguei as tubagens água e gás e ficou a funcionar.
Mais tarde é que fiquei sem água.

Cumps
 

Lacs

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 9, 2010
Mensagens
54
Gostos Recebidos
0
Boa tarde
- Desligue a tubagem a seguir á bomba para verificar se a bomba está a puxar agua.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,578
Gostos Recebidos
73
Veja se a bomba não desferrou.
Tire o balão e veja se tem água na tubagem junto a ele.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
A bomba não está a puxar água porque deve ter desferrado, terá que atestar o tubo que vem do poço até à bomba com água, depois disso já deve tirar àgua a não ser que o balão tenha furado o que também acontece.
 

JCMMoreira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 20, 2015
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
A bomba não está a puxar água porque deve ter desferrado, terá que atestar o tubo que vem do poço até à bomba com água, depois disso já deve tirar àgua a não ser que o balão tenha furado o que também acontece.

Boas Kokas,

Basicamente começou com um borbulhar e aos poucos foi-se.
O esquentador foi-se pois a água não tinha pressão mas a bomba continuava e a água no poço não desceu assim tanto da última marca.

O que é o desferrar da mesma? Neste campo sou muito leigo ainda, mas sei que basta desapertar o balão e colocar outro se necessário.

Obrigado
 
Última edição:

JCMMoreira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 20, 2015
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Vou fazer uns testes assim que chegar a casa e vamos ver.
 

JCMMoreira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 20, 2015
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
A bomba não está a puxar água porque deve ter desferrado, terá que atestar o tubo que vem do poço até à bomba com água, depois disso já deve tirar àgua a não ser que o balão tenha furado o que também acontece.

Boas,
Após muita leitura por aqui da sua participação em post's semelhantes a este, estava à espera de uma participação sua :)

Se tiver água como indica, o que poderá ser?
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Caro amigo nesse campo não sou nenhum expert, não passo de um leigo, mesmo assim se o tubo que vem do poço até ao motor não estiver cheio de água o motor não puxa água, já verificou também a olho o balão, por vezes apodrece a parte metálica e lógicamente o balão de borracha que está dentro vai à vida, já me aconteceu sem me aperceber e o motor só parou quando queimou, o que acho estranho é isso ter acontecido quando colocou o esquentador, uma coisa nada tem a ver com a outra, acho que não passa de uma casualidade.
Boa sorte

 
Última edição:

JCMMoreira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 20, 2015
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Caro amigo nesse campo não sou nenhum expert, não passo de um leigo, mesmo assim se o tubo que vem do poço até ao motor não estiver cheio de água o motor não puxa água, já verificou também a olho o balão, por vezes apodrece a parte metálica e lógicamente o balão de borracha que está dentro vai à vida, já me aconteceu sem me aperceber e o motor só parou quando queimou, o que acho estranho é isso ter acontecido quando colocou o esquentador, uma coisa nada tem a ver com a outra, acho que não passa de uma casualidade.
Boa sorte


Boa noite,

Verifiquei a olho o balão e não parece apresentar ferrugem, até porque tanto a bomba como o balão têm 6 meses.
Reparei num manômetro que o ponteiro está no 0 e quando ligo o motor este não mexe. Reparei também que o balão esta vazio e a olho não vejo fugas.

Como encho o tubo de água novamente?

Cumprimentos
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Pois se tem 6 meses o problema do balão não se põe, alguns motores tèm um genero de funil perto da tubagem que serve para isso, desaperta-se um pouco e depois vai-se metendo água até termos a certeza de que fique cheio, se não tiver isso só desapertando a mangueira que vai para o poço e enchendo-a.
 

tuxa

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
422
Gostos Recebidos
1
Ola boas
amigo e uma bomba subemerça
se for so pode ser avaria na bomba

ou e um motor com um tubo de pesca ate au fundo do poço
se for este tens que ver a pinha que tem na ponta do tubo que esta no poço
pode nao estar a vedar o retorno da agua e desferra
se for o caso e meter uma pinha nova
 

JCMMoreira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 20, 2015
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Muito obrigado por todas as respostas.
O problema era no balão, falta de ar.

Agora a bomba, não desliga mesmo quando enche o balão...
 

pepetuga

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2012
Mensagens
304
Gostos Recebidos
0
Amigo uma questao a que profundidade ta a valvula no chupador?
Se tiver mas funda de que 7 mts nao pucha., tens de ver se a valvula no chupador ta a fechar.
se td tiver bem como cito tem de tirar agua
.
O balao se nao tiver ar nunca deslida ,ta sempre a trabalhar.
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Boa noite os fios no persostato estam bem ligados ou seja com tudo isso não mexeu nos fios nem nos ajustadores de pressão minima e maxima tem duas molas por traz das porcas pressão maxima parafuso grande pressão minima parafuso pequeno , tambem pode dar-se o caso do buraco que vai ao persostato estar entupido caso a agua seja ferrosa ,pressão no balão 22,5 libras com o motor desligado e torneira perto aberta para sair a agua quando se dá ar .
Se o grande estiver muito apertado o motor não desliga
 

JCMMoreira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 20, 2015
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Bom dia a todos.
Foi um fim de semana complicado, mas acabou por se resolver tudo.

Foi trocado o chupador, "afinado" o persostato e o balão verificado, pelo que o técnico disse é necessário verificar o ar do mesmo 6 em 6 meses.

Podem fechar o tópico.
Obrigado a todos :36_2_51:
 

Pelintra

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
2,169
Gostos Recebidos
211
Portanto o aparecimento da "avaria" após instalação do esquentador, foi pura coincidência.
Eu abstive-me de comentar anteriormente para não criar mais ruído...eu tenho exactamente o mesmo sistema e sim de 6 em 6 meses verifico a pressão no balão, mas ainda o mês passado mudei a câmara de ar...agua do poço cria normalmente problemas devido à natureza ferrosa ou outra propensa a esses efeitos corrosivos.
Tinha razão quando disse que estava à espera da participação do colega para ajudar pois o raciocínio e despiste do problema dele estava no caminho certo...
Parabéns pelo envolvimento do pessoal nas ajudas/dicas.
Ainda bem que está resolvido.
 
Topo