• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fita LED RGB 12v

joao_frzs

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,

adquiri recentemente uma fita LED RGB que trabalha a 12v 2a. Em seguida fui comprar um transformador e comprei de 1a apenas.

Sabem se há problema de usar um transformador de 1a quando devia usar de 2a?


Obrigado e cumprimentos.
 

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
Boas amigo joão frzs
Não sei o comprimento da fita nem os tipos de leds que ela contêm, mas por norma geral o consumo é de 500 mA por metro de fita.
Deve-se ter em conta, que deve dar uma margem de segurança de pelo menos +500mA para a fonte que for alimentar essa fita.
Quanto à questão que coloca, provavelmente a fonte irá queimar se o consumo da fita for na realidade de 2A.

Abraço
 

joao_frzs

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
Boas Furabilhas,

a fita é de 5 metros tipo 3528 RGB. Recomendam 2a, só não sabia as consequências de usar uma fonte com amperagem inferior.
 

daniel.silveirinha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 5, 2015
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
possivelmente deve dar....como foi dito o consumo anda nos 500/800 mA, costuma-se dar uma margem de o dobro da corrente...por isso é que pedem 2A para dar margem....
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Boa tarde,

adquiri recentemente uma fita LED RGB que trabalha a 12v 2a. Em seguida fui comprar um transformador e comprei de 1a apenas.

Sabem se há problema de usar um transformador de 1a quando devia usar de 2a?


Obrigado e cumprimentos.

Como já foi referido, o transformador vai acabar por queimar, deverá ser sempre superior em amperagem e nunca inferior
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boa tarde,

adquiri recentemente uma fita LED RGB que trabalha a 12v 2a. Em seguida fui comprar um transformador e comprei de 1a apenas.

Sabem se há problema de usar um transformador de 1a quando devia usar de 2a?


Obrigado e cumprimentos.

Boas

Supostamente a fita será a versão de 300 Led 3528. Nesse caso a mesma tem 100 led Red, 100 led Blue. 100 Led Green, com intervalos de 3 em 3 led ou um comprimento 10 cm

Nota a fita consome a intensidade nominal de 2A, quando pretende simular a cor branca com a máxima intensidade, ou seja as três cores em simultâneo RGB máxima intensidade.

Se ligar cada cor independente R ou G ou B, o transformador de 1 ampere chega para o efeito.

Se pretender no futuro brilho superior e simular melhor cores ou mesmo o branco, pode optar pela fita com led 5050, que em cada cápsula/smd contem 3 led.
Nesse caso uma fita de 5 metros com 300 smd 5050 equivale a ter 900 led no total, e corrente a poder atingir 5~6 amperes em 5 metros.

Boa pesquisa
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
tudo errado. o transformador nunca queima. o que poderá acontecer é que o brilho é menor porque o os amperes do do transformador não são suficientes. agora, queimar, nunca. (lembre-se que é um transformador)
Como já foi referido, o transformador vai acabar por queimar, deverá ser sempre superior em amperagem e nunca inferior
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas

Hoje em dia ainda fica a ideia de um transformador, quando queremos uma adaptação de alimentação de energia Ex: 220 ou 230 Volt AC 50 Hz para 12Volt DC.

Na realidade um transformador apenas trabalha em conversão AC, quer para diminuir/aumentar tensão entrada.

Logo num caso de conversão AC-DC deveríamos chamar alimentador e/ou conversor, do tipo comutado (mais comum nos dias de hoje), ou do tipo convencional com transformador, diodos, condensador....e/ou + electrónica de regulação.

Efectivamente os transformadores queimam mesmo, tipicamente por dois motivos, quando a tensão de entrada é superior à tensão nominal para o qual está prevista, ou quando a potência à saída (consumo/corrente) excede de forma continuada, a potencia para a qual foi projectado.

Na minha actividade já me deparei/presenciei transformadores queimados desde trifásico industriais 15000 Volt / 41,4 KVA até ao 3,6 VA, pelos motivos apresentados.

Administrador/Membro Kokas, fica aqui o meu reconhecimento pelo trabalho/dicas/apoio que deu ao longo do tempo neste forum.

Os melhores cumprimentos
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
claro que os transformadores queimam. mas esse transformador vai alimentar LEDs (Light Emitting Diode) que na prática são DIODOS.por isso, a fonte nem sequer precisa de ser rectificada. Logo não queima por excesso de consumo. acontece apanas: brilha ou não brilha.
Boas

Hoje em dia ainda fica a ideia de um transformador, quando queremos uma adaptação de alimentação de energia Ex: 220 ou 230 Volt AC 50 Hz para 12Volt DC.

Na realidade um transformador apenas trabalha em conversão AC, quer para diminuir/aumentar tensão entrada.

Logo num caso de conversão AC-DC deveríamos chamar alimentador e/ou conversor, do tipo comutado (mais comum nos dias de hoje), ou do tipo convencional com transformador, diodos, condensador....e/ou + electrónica de regulação.

Efectivamente os transformadores queimam mesmo, tipicamente por dois motivos, quando a tensão de entrada é superior à tensão nominal para o qual está prevista, ou quando a potência à saída (consumo/corrente) excede de forma continuada, a potencia para a qual foi projectado.

Na minha actividade já me deparei/presenciei transformadores queimados desde trifásico industriais 15000 Volt / 41,4 KVA até ao 3,6 VA, pelos motivos apresentados.

Administrador/Membro Kokas, fica aqui o meu reconhecimento pelo trabalho/dicas/apoio que deu ao longo do tempo neste forum.

Os melhores cumprimentos
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
claro que os transformadores queimam. mas esse transformador vai alimentar LEDs (Light Emitting Diode) que na prática são DIODOS.por isso, a fonte nem sequer precisa de ser rectificada. Logo não queima por excesso de consumo. acontece apanas: brilha ou não brilha.

Agora acabei por não perceber...para rectificar uma onda sinusoidal são precisos diodos, e a rectificação pode ser de meia onda ou onda completa. Afinal o que quer dizer quando não precisa de ser rectificada?
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
quer dizer que os proprios ledes conduzem de um lado e do outro consoante a alternancia da tensão aplicada. logo, não precisão de rectificação de corrente.
Agora acabei por não perceber...para rectificar uma onda sinusoidal são precisos diodos, e a rectificação pode ser de meia onda ou onda completa. Afinal o que quer dizer quando não precisa de ser rectificada?
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
quer dizer que os proprios ledes conduzem de um lado e do outro consoante a alternancia da tensão aplicada. logo, não precisão de rectificação de corrente.

Ora agora é que me baralhou todo!!

Então pela sua ideia os led tanto conduzem/acendem quer sejam polarizados directamente (ou seja o polo positivo no anodo "pino mais longo", e o negativo no cátodo), como polarizados ao contrario ??
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Ora agora é que me baralhou todo!!

Então pela sua ideia os led tanto conduzem/acendem quer sejam polarizados directamente (ou seja o polo positivo no anodo "pino mais longo", e o negativo no cátodo), como polarizados ao contrario ??


Sim amigo é possível também duvidava quanto a entrada de polos mas a verdade é que funciona na mesma qualquer que seja a polaridade

acho que actualmente de díodo nada tem ou tem algo que faz a rectificação de polarização
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Sim amigo é possível também duvidava quanto a entrada de polos mas a verdade é que funciona na mesma qualquer que seja a polaridade

acho que actualmente de díodo nada tem ou tem algo que faz a rectificação de polarização



Ora então pela sua ideia um led também acende se trocar a polaridade certo?

Já agora esta foto é a do controlador RGB que costumo usar para as fitas LED de 5 metros, que serve para a fita com o led SMD 3528 adquirido pelo user, ou por exemplo para o Led SMD 5050

No controlador marca a polaridade da entrada de Corrente DC como se pode ver na foto. Então para alimentar os led's/controlador RGB, onde diz que devo ligar o + posso ligar o -, e onde diz - posso ligar o + correcto?

Pela lógica que está a referir, tem de funcionar correcto??


RGB.jpg
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
a imagem que apresentas, trata-se de uma fonte de energia rectificada que tem +/-. neste caso, o led tem apenas uma posição.

será melhor trancar isto porque não chegamos a lado nenhum. uma coisa é querer compreender, outra é ter dúvidas e não acreditar.
Ora então pela sua ideia um led também acende se trocar a polaridade certo?

Já agora esta foto é a do controlador RGB que costumo usar para as fitas LED de 5 metros, que serve para a fita com o led SMD 3528 adquirido pelo user, ou por exemplo para o Led SMD 5050

No controlador marca a polaridade da entrada de Corrente DC como se pode ver na foto. Então para alimentar os led's/controlador RGB, onde diz que devo ligar o + posso ligar o -, e onde diz - posso ligar o + correcto?

Pela lógica que está a referir, tem de funcionar correcto??


Ver anexo 144234
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Bom para que não fiquem ideias erradas aqui no forum, aqui vai o teste realizado agora mesmo

Na primeira/segunda foto está uma fonte de alimentação DC regulada a 12V com uma fita led de 5 metros.

Na primeira/segunda foto a fita está ligada a 12V com o sentido inverso + com - e - com +, e os led's não acendem

Na terceira foto a fita está ligada a 12V com o sentido correcto + com + e - com -, e os led's acendem

Assim fica/ficou retirada a duvida para todos os membros do forum

3.jpg1.jpg2.jpg
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
a duvida já estava tirada tu é que não entendes. numa fonte não rectificada, (AC) ligas os ledes de qualquer posição e eles acendem sempre. numa fonte rectificada, (DC) respeita-se a polaridade. PONTO FINAL.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Humor à Portuguesa – Podia bem ser uma história real!

O Joãozinho vai a uma aula de electrónica

Formador: “Hoje vamos explicar o funcionamento de um led. Tomemos como exemplo um led SMD do tipo 3528. Ele funciona com Tensão continua “DC”, e a mesma deve ser constante ou estabilizada, para que a corrente do mesmo fique sempre no valor ideal para se obter um brilho constante e um máximo tempo de vida.”

Joãozinho: “Desculpe Sr. Formador mas está enganado!!”

Formador: “Então como assim Joãozinho?”

Joãozinho: “Já liguei uma fita de Led a um transformador corrente 12 V AC daqueles das lâmpadas de Halogénio, e os led’s acendem!!”

Formador: “Joãozinho vou explicar para você, o inconveniente de ligar Led’s ou essa fita Led a um transformador AC. Observe a figura/foto seguinte.

Sinusoide12v.png

"Nela pode observar o exemplo de uma sinusóide (tensão AC), a alimentar os led’s. Cada bloco de 3 led, só começam a acender quando o valor da sinusóide (semi-ciclo positivo) atinge os 7,2 Volt, e o brilho normal, só é atingido quando o valor atinge os 12 Volt. Também pode verificar que o valor pico pode atingir cerca de 17 Volt, o que acaba por ser um valor excessivo e diminuir o tempo de vida dos led’s. Também pode verificar, que no semi-ciclo negativo, os led´s não acendem, e também numa boa parte da semi onda positiva, em que o brilho ideal só é atingido após se atingir os 12 Volt. "

Joãozinho: “Ó Sr. formador mas dá luz na mesma!!”

Formador: “Joãozinho, como pode ver na imagem, apenas cerca de 30% da sinusóide faz acender os led’s, e nos outros 70% os led’s estão apagados. Com este tipo de situação, acaba por ter um brilho oscilatório/cintilante improprio para iluminação, e diminuir o tempo de vida dos led’s”.

Joãozinho: “Ó Sr. Formador, mas funciona não funciona, com alimentação AC?"

Formador: “Sim Joãozinho, você também pode ir do Porto a Lisboa de carro em marcha atrás!! Também chega lá”.
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Ora então pela sua ideia um led também acende se trocar a polaridade certo?

Já agora esta foto é a do controlador RGB que costumo usar para as fitas LED de 5 metros, que serve para a fita com o led SMD 3528 adquirido pelo user, ou por exemplo para o Led SMD 5050

No controlador marca a polaridade da entrada de Corrente DC como se pode ver na foto. Então para alimentar os led's/controlador RGB, onde diz que devo ligar o + posso ligar o -, e onde diz - posso ligar o + correcto?

Pela lógica que está a referir, tem de funcionar correcto??


attachment.php

Vamos ver se chegamos a um acordo que isto esta uma confusão

Quando falo em polimerização refiro me a fase e neutro

sempre respeitei a ordem de descrição dos aparelhos polo F e polo N mas há quem não olhe a isso depois é uma dor de cabeça ter de rectificar o que mal foi feito , é que há alimentadores que não se pode inverter .....

sei perfeitamente como funciona um díodo ou um díodo luz mas tenho todo gosto em explicar por palavras muito simples para todos entenderem

um diodo funciona como uma válvula de agua
entra agua mas esta não deixa que a mesma volte ao local de onde veio , não tem retorno

é como uma estrada que só tem um sentido

fico me por aqui porque sou muito nabo nisto de electricidade com 25 anos em terreno .... livros é para engenheiros

fiquem bem
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
nem mais.
quem não sabe não deve teimar.
 
Topo