• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Projecto: TDT + Satelite = 2 Receptores + 2 TV's (TDT)

xgold

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
36
Gostos Recebidos
0
Viva pessoal,
Tenho um projecto pequeno em casa e espero ter a vossa ajuda para o conseguir concretizar. Sou um pouco leigo nesta área, mas andei a investigar antes de perguntar.

Neste momento é este o cenário em minha casa:

el78tk.jpg



Cenário muito simples, com TDT, com amplificador de sinal ligado à corrente eléctrica e duas TV's ligadas. E uma antena satélite e respectivo receptor.

....

O meu projecto é o seguinte:
1º Adicionar um novo receptor satélite. Para os dois receptores funcionarem perfeitamente no mesmo satélite é necessário um LNB TWIN (2 Saidas), certo?
2º Ligar os dois sistemas TDT + Satélite, a fim de partilharem fios e optimizar a utilização das tomadas antena em casa. Para isto é necessário um combinador antena satelite, certo?
3º Onde fica o amplificador no meio?

Isto é viável? Se sim, como ligar isto tudo e por tudo a funcionar?

O cenário desejado é o seguinte:


315dhuc.jpg




Obrigado.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
1- Certo.
2- Se é para dois receptores precisas de dois combinadores, mas pode não ser tão simples assim. As tomadas onde vão ficar os receptores de satélite são as únicas dos respectivos circuitos ou há mais tomadas antes ou depois?
3- O amplificador fica antes dos combinadores.

DX2
 

xgold

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
36
Gostos Recebidos
0
Muito obrigado pela resposta.

1. Clarificado.
2. Não percebi muito bem a pergunta, mas no meu cenário pretendo ter 1 tomada só satélite, 1 tomada só para TDT e 1 tomada com ambos os sistemas. (Isto se for possível é claro).
3. Pergunta de ignorante: Como o amplificador coloca corrente eléctrica no cabo, não há risco para o sistema/receptor satélite?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
2. Não percebi muito bem a pergunta, mas no meu cenário pretendo ter 1 tomada só satélite, 1 tomada só para TDT e 1 tomada com ambos os sistemas. (Isto se for possível é claro).
Segundo o teu desenho cada saída do amplificador vai para um circuito. Quantos circuitos tem a casa e quantas tomadas tem cada um dos circuitos?
O sinal de satélite está a vir por um cabo à parte da distribuição terrestre ou já está a utilizar um dos circuitos desta?
Saber se é possível fazer o que queres depende das respostas a estas perguntas.


3. Pergunta de ignorante: Como o amplificador coloca corrente eléctrica no cabo, não há risco para o sistema/receptor satélite?
Bem, o teu esquema mostra um amplificador de interior e eu baseei-me nisso, mas mesmo sendo um sistema de amplificador de mastro + alimentador dá na mesma porque o sinal terrestre e satélite seriam misturados à saída do alimentador.

DX2
 

xgold

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
36
Gostos Recebidos
0
Segundo o teu desenho cada saída do amplificador vai para um circuito. Quantos circuitos tem a casa e quantas tomadas tem cada um dos circuitos?
O sinal de satélite está a vir por um cabo à parte da distribuição terrestre ou já está a utilizar um dos circuitos desta?
Saber se é possível fazer o que queres depende das respostas a estas perguntas.

No cenário actual em minha casa, cada circuito tem uma só tomada. O sinal satélite está à parte, não está ligado integrado. Está independente. (Como está na primira imagem)
O meu objectivo é exactamente ligar o sinal satélite ao sinal terrestre a fim de optimizar cabos e permitir maior portabilidade dos receptores aproveitando as tomadas terrestres (Como na segunda imagem).

Nos 3 circuitos/3 tomadas que tenho em casa queria numa delas só TDT, noutra ambos (TDT+Satélite) e noutra só satélite.

Possível?
 

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Boas
Desculpem a minha pergunta no sentido de ajudar.
Mas é mesmo necessário amplificador?
O sinal da parabólica é suficientemente forte.
O TDT com essa antena também deverá ser suficiente.
Quanto mais acessórias pelo meio maiores são as perdas de sinal.....
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
O alimentador do amplificador de mastro pode ser necessário até para apenas uma tv dependendo do comprimento dos cabos, é sempre bom ter o alimentador quando se tem mais do que uma tomada... neste caso os 12 ou 6 volts do alimentador em nada interfere, pois o alimentador ira enviar a corrente directa para o amplificador de mastro, sendo que todas as outras ligações só podem ser feitas depois da saída do alimentador.
Quanto ao resto o amigo DX2 será a pessoa mais indicada para te ajudar visto ser muito entendido nessa parte.
Boas
Desculpem a minha pergunta no sentido de ajudar.
Mas é mesmo necessário amplificador?
O sinal da parabólica é suficientemente forte.
O TDT com essa antena também deverá ser suficiente.
Quanto mais acessórias pelo meio maiores são as perdas de sinal.....
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
No cenário actual em minha casa, cada circuito tem uma só tomada. O sinal satélite está à parte, não está ligado integrado. Está independente. (Como está na primira imagem)
O meu objectivo é exactamente ligar o sinal satélite ao sinal terrestre a fim de optimizar cabos e permitir maior portabilidade dos receptores aproveitando as tomadas terrestres (Como na segunda imagem).

Nos 3 circuitos/3 tomadas que tenho em casa queria numa delas só TDT, noutra ambos (TDT+Satélite) e noutra só satélite.

Possível?
Sim, com circuitos só com uma tomada é possível e até bastante simples, mas atenção que pelo menos as tomadas que irão levar satélite têm de ser terrestre/satélite. Antes de avançares verifica se as que aí tens são dessas ou se são apenas para terrestre. Se precisares de ajuda para saber isto, coloca depois aqui uma foto do interior duma das tomadas ou a sua marca e referência.

Em material precisarás de:
1- Um LNB twin.
2- Um combinador satélite/terrestre.
3- Duas tomadas TV/satélite, caso as actuais sejam só terrestre.

Ligações de satélite:
1- Uma das saídas do LNB vai ligar directamente ao cabo que vai para a tomada onde queres só satélite.
2- A outra saída vai ligar na entrada de satélite do combinador.

Ligações TDT:
1- Uma saída do alimentador vai directamente para a tomada onde queres só TDT.
2- Outra saída vai ligar na entrada terrestre do combinador.
3. Na saída do combinador ligas o cabo que vai para a tomada onde queres satélite e TDT.


Espero ter conseguido explicar as ligações de modo compreensível, já que és um pouco leigo na matéria, mas se precisares de mais algum esclarecimento, diz.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Mas é mesmo necessário amplificador?
Isso só o amigo xgold poderá responder, mas se ele lá está é porque é preciso.


O sinal da parabólica é suficientemente forte.
O amplificador nada tem a ver com o sinal da parabólica.


O TDT com essa antena também deverá ser suficiente.
Qual antena? Nenhum de nós sabe que antena ele tem!


Quanto mais acessórias pelo meio maiores são as perdas de sinal.
Os únicos "acessórios" que a instalação irá ter "pelo meio" são os necessários: o combinador e as tomadas. As perdas são irrelevantes.

Como o serpa1982 escreveu e muito bem, o amplificador nada interfere com aquilo que é pretendido.

DX2
 

xgold

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
36
Gostos Recebidos
0
DX2 muito obrigado pela explicação.
Vou então comprar o material e qualquer dúvida apito.
Thanks ;)
 
Topo