• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Guerra das velocidades começou! MEO oferece 400 Mbps

tojo1988

GF Prata
Entrou
Dez 30, 2012
Mensagens
415
Gostos Recebidos
2
o teste até pode estar certo. isso é o que chega a tua casa. mas o real é aquilo que consegues fazer com o equipamento que tens. que vale 400mgb de velocidade para um pentium III com uma memoria de apenas 1 Gb e um processador de 1 GB? vale zero. o que eu quis dizer é que anda muita gente a subscrever o maior, mas não tiram rendimento dele. por isso, para quem tem um equipamento fraco, tanto vale 400 como 24. estamos entendidos? podemos comparar a velocidade da net com a analogia da água. imagina que tens 10 tanques de água com a capacidade de 10 metros cúbicos cada, para encher no tempo de 1 hora. se subscreveres um serviço com a velocidade de 100 metros cúbicos por hora, não tens dúvida que eles vão encher ao mesmo tempo se os tubos forem iguais entre si. (computadores iguais). mas se tiveres um dos tanques em que o tubo é mais apertado (pentium III) há 9 tanques que enchem ao mesmo tempo e há 1 que tens de esperar mais meia hora para que ele encha. quer isto dizer, que a net tem sempre de estar ao sabor daquilo que temos em casa e não basta dizer que tenho a melhor net. por isso digo, que não há na prática 100- 200 -400 etç. isto é treta. quando deixha de ser treta?: imagina um edifício com 100 computadores ligados à mesma linha. se a velocidade for de 24 mgb possivelmente não fazes nada porque todos comem da mesma linha e esta não chega para alimentar todos os 100. mas se tiveres apenas 1 computador, então 24 chegam perfeitamente.
Depois temos a parte mais caricata: alguns senhores vão para o café dizer que têm em casa a maior net do mundo, e todos emproados ainda se gabam: mas pago xxEuros todos os meses. E então o que é que eles têm em casa. Na entrada do router a velocidade de 100mgb, mas só utilizam os portáteis e telemóveis pelo sistema wirless enviado pelo router que é de 150 Mbps. Para isto basta 24 mgb de velocidade. Mais havia para explicar mas fico por aqui reiterando o que já disse: 100 – 200 – 400- ou até um milhão, é TRETA.
Por falares em downloade deixo aqui o que acontece comigo. Net da vodafone 100mgb. Pode ver-se na imagem: Ficheiro=788MB Sacados=244MB Velocidade de transferencia=2,1MGB
Só um àparte, o que é "MGB"?
Resposta: Ou é Mbit ou é Gbit. Ambas as terminações são conhecidas como: Para Megabits, Mb, para Gigabits, Gb.
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Acho que é falta de leitura e faz lembrar a "estória" dos transformador e leds e teimar depois de toda a gente provar com factos que não temos razão.
A primeira leitura será saber o que significa Mb/s - Megabit por segundo.
Depois perceber a diferença entre bit e byte.
E depois saber dividir por 8 ...
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Exactamente,

MB/s e Mbps não é a mesma coisa!
Uma largura de banda 1 Mbit/s ou Mbps (um milhão de bits por segundo), são aproximadamente 0.125 MB/s (megabyte por segundo)

Já todos devem ter reparado nisso nas redes locais em casa, sendo uma rede de 100Mbps a troca de dados entre equipamentos dá-se aproximadamente a 12MB/s.
Com a mesma matemática simples uma Internet a 100Mbps seja de down ou up, ou ambos, a troca de dados pode chegar aos 12MB/s. Atenção que eu disse "pode", pois na Internet e até na rede local há outros factores em ter em causa, como já foi dito um deles é o limite do servidor onde fazemos o download/upload que pode não aceitar estas velocidades seja por politicas do próprio servidor (para comprar contas, limitações da própria internet deles, ou até uma divisão de largura de banda para dê para vários acessos em simultâneo).

Caro "flag", eu compreendo o que queres dizer mas nos dias que correm isso já não é uma preocupação, pois até com um topo de gama podes não chegar aos valores máximos pelas mais diversas razões, pelo já dito das limitações ao serviço que estás a fazer download/upload ou até a tua própria rede interna estar saturada com outros dados a passar. Em redes Gigabit isso já raramente acontece, mas posso dar-te o meu exemplo que a minha rede de casa é a 100Mbps. Quando passo dados, por exemplo um ficheiro de vídeo que está gravado na box na sala para um pc do escritório, a troca de dados atinge o máximo suportado pela minha rede de 100Mbps (~12MB/s) e durante este período outros equipamentos ligados nos mesmos nós de rede (este exemplo passa por 3 switchs, o da sala, o principal da casa e o do escritório) vão ter a sua largura de banda bastante limitada. O que pode originar um acesso mais lento à net nos outros equipamentos da casa quanto esta troca de dados está em curso, se iniciar uma troca de dados paralela entre a box e o pc ou até entre outros equipamentos a largura de banda estando já toda ocupada terá que se dividir aproximadamente para 50Mbps para cada uma da troca de dados em curso, fazendo a passagem de dados descer para metade a 6MB/s. Isto é o pode acontecer a todo o lado que tentamos aceder na net e logo não usamos toda a nossa net, mas podemos aceder assim a muitos mais conteúdos online em simultâneo.

Os teus argumentos de serem máquinas velhas não é da responsabilidade das operadoras, até um simples Anti-Virus pode "limitar" a troca de dados caso a máquina não tem performance suficiente para fazer a leitura dos dados que estão a entrar.
É o mesmo que agora o Autódromo do Estoril oferecer entradas grátis para toda a gente para provas de arranque e tu só teres uma acelera de 125cc, de nada te vai servir lá ir quando há outros que vão levar máquinas com 600cc, 750cc e 1000c.
Nos PCs é igual, se por uma ou outra razão não podes investir em novos equipamentos e ainda andas com Pentium3 as operadoras não têm culpa disso, eles fornecem o serviço e se tu não tens material para tirar partido dele a conversa já é outra!
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
caro "PSonic". está tudo dito. foste cair precisamente onde eu quis chegar. Se leres bem, eu refiro que muita gente se gaba de ter a melhor internet mas que em sua casa (na deles) não vale nada. ter 100 ou ter 24 é precisamente igual. aqui a questão da TRETA.
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
caro "PSonic". está tudo dito. foste cair precisamente onde eu quis chegar. Se leres bem, eu refiro que muita gente se gaba de ter a melhor internet mas que em sua casa (na deles) não vale nada. ter 100 ou ter 24 é precisamente igual. aqui a questão da TRETA.

101% de acordo com isso, a maioria só necessita de net para o Google, FB, Youtube e pouco mais. Então sim os tais 24Mbps que indicas dão e sobram para isso.
Mas abordaste a parte de as máquinas não serem capazes de receber uma velocidade tão grande de dados, e isso nos dias que correm não é verdade. Até um actual Celeron tem mais que performance para isso, agora que podem ainda existir equipamentos muitos antigos é verdade, mas também é verdade que de tão lentos que são e incompatíveis com os novos protocolos de internet e conteúdos mais pesados essas pessoas já nem ligam esses pcs.
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Ter 100 ou 24 é igual?!
Nem vale a pena argumentar mais até porque o tópico é sobre 400 Mbps e isso só pode ser aldrabice.
Numa ligação vodafone com 100 Mbps o meu pré-histórico Packard Bell -Easy Note com um Celeron-M 1,5 Ghz e 16 anos de idade só não acompanha um I7 seja lá o que isso for porque tem disco IDE e 704 Mb disponíveis de RAM.
Mesmo assim a diferença entre a antiga ligação ADSL e esta é notória mesmo neste dinossauro.
Nem que fosse apenas um acréscimo de 1 Megabyte por segundo nos downloads para muitos utilizadores é muito significativo.
No dinossauro consigo quase 4 que seria impossível com uma ligação 24 Bbps ...
Não é nada fácil escrever "Eu enganei-me ou informaram-me mal ou não tenho conhecimentos sobre esse assunto."
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Ter 100 ou 24 é igual?!
Nem vale a pena argumentar mais até porque o tópico é sobre 400 Mbps e isso só pode ser aldrabice.
Numa ligação vodafone com 100 Mbps o meu pré-histórico Packard Bell -Easy Note com um Celeron-M 1,5 Ghz e 16 anos de idade só não acompanha um I7 seja lá o que isso for porque tem disco IDE e 704 Mb disponíveis de RAM.
Mesmo assim a diferença entre a antiga ligação ADSL e esta é notória mesmo neste dinossauro.
Nem que fosse apenas um acréscimo de 1 Megabyte por segundo nos downloads para muitos utilizadores é muito significativo.
No dinossauro consigo quase 4 que seria impossível com uma ligação 24 Bbps ...
Não é nada fácil escrever "Eu enganei-me ou informaram-me mal ou não tenho conhecimentos sobre esse assunto."
exatamente é mesmo isto a nivel de hardware do pc(excepto o que já se falou) nada tem a ver com a velocidade da internet.

Agora cada um dá o uso que sabe ou que quer.
Nao é vir para aqui dizer que tenho que ter um pc topo de gama para acompanhar a velocidade contratada..........

Aliás existe mta boa gente que utiliza a internet mas sem computadores e agora? A internet sao é só para os computadores é mt mais do que isso...
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
exatamente é mesmo isto a nivel de hardware do pc(excepto o que já se falou) nada tem a ver com a velocidade da internet.

Agora cada um dá o uso que sabe ou que quer.
Nao é vir para aqui dizer que tenho que ter um pc topo de gama para acompanhar a velocidade contratada..........

Aliás existe mta boa gente que utiliza a internet mas sem computadores e agora? A internet sao é só para os computadores é mt mais do que isso...

1 - a velocidade da net depende sempre da maquina que se usa.

2 - a velocidade da net depende sempre da maquina que se usa.

3- a velocidade da net depende sempre da maquina que se usa.
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
1 - a velocidade da net depende sempre da maquina que se usa.

2 - a velocidade da net depende sempre da maquina que se usa.

3- a velocidade da net depende sempre da maquina que se usa.

Ok amigo pronto.
Só te estou aqui a tentar explicar que por A+B nao é bem assim como dizes,mas se queres continuar a ficar na ignorancia sem stress amigo.
 

Nunomix

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 29, 2015
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
1 - a velocidade da net depende sempre da maquina que se usa.

2 - a velocidade da net depende sempre da maquina que se usa.

3- a velocidade da net depende sempre da maquina que se usa.

Eu tenho um questão preferes 20 computadores ou telemóveis com uma ligaçao de 24 megas ou preferes ter esse mesmos equipamentos numa ligaçao de 100 ou 200 megas?????????
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
este não devia ter lido tudo o que eu escrevi. por isso vale ZERO.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
1 - a velocidade da net depende sempre da maquina que se usa.

2 - a velocidade da net depende sempre da maquina que se usa.

3- a velocidade da net depende sempre da maquina que se usa.

Bem, aqui a coisa não é assim (ou não era)...

Tenho aqui uma "máquina" na qual não conseguia visualizar filmes em 3D usando o ADSL que aqui existe. Mudei para a 4G e a máquina já me consegue por a ver filmes em 3D sem paragens....

Compra um i7 com 10gb de ram, placa gráfica topo de gama, disco xpto tenta ver um filme HD sem paragens (ou SD) usando ADSL com 2mb...
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
Bem, aqui a coisa não é assim (ou não era)...

Tenho aqui uma "máquina" na qual não conseguia visualizar filmes em 3D usando o ADSL que aqui existe. Mudei para a 4G e a máquina já me consegue por a ver filmes em 3D sem paragens....

Compra um i7 com 10gb de ram, placa gráfica topo de gama, disco xpto tenta ver um filme HD sem paragens (ou SD) usando ADSL com 2mb...

outro que está a sair fora do contexto. leiam o que eu escrevi.
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Antes estar fora do contexto que da realidade.
Acho que também não lês o que escreves e não foi só neste tópico!
Eu continuo até a preferir 400 a 200 quanto mais a 24 até porque tenho que aproveitar a placa de rede Gigabit que, segundo o que escreves, foi um desperdício de dinheiro!
 

Nunomix

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 29, 2015
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
Não vale a pena é chover no molhado ...
 
Topo