• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Estudo da ANACOM classifica a qualidade do sinal da TDT como muito boa

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
A Autoridade Nacional das Comunicações instalou em 2015 um sistema de monitorização que avalia a recepção da qualidade do sinal da Televisão Digital Terrestre.

Os indicadores do último trimestre são positivos.


A Televisão Digital Terrestre em Portugal quase não apresentou falhas de disponibilidade entre Outubro e Dezembro do ano passado, concluiu a ANACOM num estudo realizado.
“Disponibilidade de serviço próximos dos 100% e nível de estabilidade de serviço elevado” são dois dos elementos destacados pelo regulador das comunicações.

A análise é feita recorrendo às dezenas de sondas que estão espalhadas pelo país e que têm como objectivo analisar a qualidade da TDT em Portugal.

“Aveiro foi o distrito em que durante mais tempo não foi possível receber o sinal de televisão e Setúbal o distrito em que houve maior número de períodos (apesar de de pequena duração) de intermitência na recepção de televisão”, esclarece a ANACOM.

“Globalmente, é possível afirmar que nas zonas do país onde o sinal digital de televisão chega por via terrestre, através do canal 56, a recepção de televisão fez-se de forma quase permanente e sem interrupções”, concluiu em comunicado.

A ANACOM salienta ainda que as interrupções no acesso ao serviço de TDT por norma têm como causa falhas de energia, intempéries, auto-interferências e actos de vandalismo sobre a infraestrutura de distribuição.

Relativamente à estabilidade o estudo não apresenta números ‘palpáveis’, mas mostra num gráfico que a TDT mesmo no seu pior momento esteve sempre muito acima do “Limiar mínimo de Estabilidade de Serviço Elevada”.

“Há que ter em conta que mesmo quando a estabilidade do sinal é menor podem não existir alterações que sejam perceptíveis para a generalidade dos utilizadores. Apenas aqueles que dispõem de instalações em mau estado e de equipamentos de pior qualidade é que sentem a degradação”, explica o regulador.

A investigação da ANACOM relativa ao último trimestre de 2015 teve por base mais de 15 mil milhões de registos obtidos pela rede de sondas.

Os internautas portugueses já podem aceder a um mapa online onde vêem em tempo real o nível de qualidade da TDT em diferentes distritos.

Fonte
 
Última edição:

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Sinal da TDT com disponibilidade perto de 100%

Dados da Anacom revelam que o nível de estabilidade do serviço é elevado.

card_anacom.jpg


O sinal de televisão digital terrestre (TDT) no quarto trimestre de 2015 apresentou valores de disponibilidade de serviço próximos dos 100% e nível de estabilidade de serviço elevado, de acordo com um estudo feito pela Anacom, com base na informação da rede de sondas que estão espalhadas pelo país, segundo a informação divulgada.

Nas zonas do país onde o sinal digital de televisão chega por via terrestre, através do canal 56, a recepção de televisão fez-se de forma quase permanente e sem interrupções.

Viana do Castelo, com o maior tempo de recepção de serviço, 99,98%, Portalegre, com 99,96%, e Guarda com 99,95%, são os distritos que apresentam níveis de disponibilidade do serviço mais elevados.

Aveiro, com 97,8% de disponibilidade, e Setúbal, com 99,5%, são os distritos com resultados mais baixos, todos os outros distritos tiveram um desempenho acima da média nacional (99,66%).

Dos três meses do quarto trimestre de 2015, aquele em que a rede TDT apresentou melhor desempenho, com disponibilidade de serviço de 99,70 %, foi o mês de Dezembro, enquanto o mês com uma disponibilidade de serviço mais baixa, com 99,62%, foi Outubro.

"Os meses com maior e menor estabilidade de serviço foram, respectivamente, Dezembro e Novembro.

Os dias com maior e menor estabilidade de serviço foram, respectivamente, 20 de Dezembro e 2 de Outubro.

Há que ter em conta que mesmo quando a estabilidade do sinal é menor podem não existir alterações que sejam perceptíveis para a generalidade dos utilizadores.

Apenas aqueles que dispõem de instalações em mau estado e de equipamentos de pior qualidade é que sentem a degradação", acrescenta o comunicado.

Fonte
 
Última edição:

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Como já ouvi alguém dizer e, com toda a propriedade TDT em Portugal? ná, o que existe é MEO,NOS, VODAFONE e CABOVISÃO.

Essa pessoa é que tinha razão.

Já agora, porque não avaliaram a Madeira e, os Açores?? não são Portugal??? ou a média (quase perfeita - só por encomenda!!!) ia abaixo???

Cumps

Feraida
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Estes números de 99% faz lembrar os anúncios de detergentes, que mata 99% das bactérias, mas falta o "*" em letras pequenas no fundo que indica que é em ambiente controlado e fechado!!!
Ainda bem que o TDT melhorou em relação à emissão do sinal, falta perguntar às pessoas se notaram isso.
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Mas vendo o mapa de sondas deles e escolhendo algumas sondas é lamentável o nível de falhas detectadas, escolhi alguns ao acaso e mostrava valores de 40% sem sinal, dizem que isto é bom!?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Ainda bem que o TDT melhorou em relação à emissão do sinal, falta perguntar às pessoas se notaram isso.
Desde que os emissores do 56 foram equilibrados ao nível da potência aquando da entrada em funcionamento do 49 e do 46, praticamente deixei de receber queixas de instabilidade ou falta de sinal no 56.

DX2
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Entre Outubro e Dezembro? LOL, quero ver se esses valores vão permanecer tão positivos entre Junho e Agosto...
 

horacio_1009

GF Bronze
Entrou
Dez 20, 2011
Mensagens
22
Gostos Recebidos
0
Estudos "encomendados" que valem o que valem.
Conheço situações que continuam a ser miseráveis após todo este tempo decorrido.
No entanto no meu caso que tinha sinal perto de 0, neste momento considero o sinal decente mas não ideal.
Enfim é o que temos....
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Estudos "encomendados" que valem o que valem.
Como é que o estudo foi encomendado se foi feito pela própria Anacom e baseado nos dados das suas sondas?

Conheço situações que continuam a ser miseráveis após todo este tempo decorrido.
O que eu posso dizer da minha experiência diária é que só depois da minha visita é que muitas das pessoas perceberam que foi um erro (mais propriamente, que foram enganadas) terem aderido a um serviço pago porque lhes disseram que na sua zona não havia TDT quando afinal há e recebe-se em perfeitas condições. Aceito que haja zonas pelo país fora em que a cobertura seja deficiente ou mesmo inexistente mas isso não corresponde, nem de longe, nem de perto, à percentagem de queixosos.

No entanto no meu caso que tinha sinal perto de 0, neste momento considero o sinal decente mas não ideal.
Em digital não há sinal decente ou ideal. Desde que tenha mais de 30dBuv e menos de 90dBuV, e seja estável, a imagem é sempre boa.

DX2
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Como é que o estudo foi encomendado se foi feito pela própria Anacom e baseado nos dados das suas sondas?


O que eu posso dizer da minha experiência diária é que só depois da minha visita é que muitas das pessoas perceberam que foi um erro (mais propriamente, que foram enganadas) terem aderido a um serviço pago porque lhes disseram que na sua zona não havia TDT quando afinal há e recebe-se em perfeitas condições. Aceito que haja zonas pelo país fora em que a cobertura seja deficiente ou mesmo inexistente mas isso não corresponde, nem de longe, nem de perto, à percentagem de queixosos.


Em digital não há sinal decente ou ideal. Desde que tenha mais de 30dBuv e menos de 90dBuV, e seja estável, a imagem é sempre boa.

DX2

Mas isso é do ponto de vista técnico, uma pessoa comum pode considerar um sinal decente se houver falhas esporádicas que não afecte muito o visionamento, uma pessoa pode considerar ideal se não houver qualquer tipo de falha, essa pessoa não quer saber se está entre 30dBuV e 90dBuV, quer é conseguir ver televisão e pronto.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Mas isso é do ponto de vista técnico, uma pessoa comum pode considerar um sinal decente se houver falhas esporádicas que não afecte muito o visionamento, uma pessoa pode considerar ideal se não houver qualquer tipo de falha, essa pessoa não quer saber se está entre 30dBuV e 90dBuV, quer é conseguir ver televisão e pronto.
Tirando as minhas afirmações do contexto é lógico que elas deixem de fazer sentido, mas enfim...

DX2
 
Topo